Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11800 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar a manifestação de visões deformadas sobre o trabalho científico (PÉREZ et al., 2001) presentes em reportagens que relatam o esforço coletivo realizado para a construção da primeira fotografia de um buraco negro divulgadas no ano de 2019. Para isso, foram consideradas cinco reportagens, veiculadas nos principais portais de notícias brasileiros. A análise de tais reportagens foi realizada com base nas sete visões deformadas sobre o trabalho científico discutidas por Pérez et al. (2001), as quais foram consideradas como categorias a priori, de acordo com os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Entre os resultados, destaca-se que as compreensões relacionadas à visão individualista e elitista, a concepção empírico indutivista e ateórica e a visão exclusivamente analítica foram as mais frequentes nos textos analisados. Isso evidencia, entre outros aspectos, a necessidade de ampliação de discussões sobre a natureza da ciência no contexto escolar, na formação de professores e nos espaços de formação dos profissionais que produzem textos de divulgação científica. |
id |
UFFS-2_d5726b5e99004dc827cc831c18a14803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11800 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticosEste estudo tem como objetivo identificar a manifestação de visões deformadas sobre o trabalho científico (PÉREZ et al., 2001) presentes em reportagens que relatam o esforço coletivo realizado para a construção da primeira fotografia de um buraco negro divulgadas no ano de 2019. Para isso, foram consideradas cinco reportagens, veiculadas nos principais portais de notícias brasileiros. A análise de tais reportagens foi realizada com base nas sete visões deformadas sobre o trabalho científico discutidas por Pérez et al. (2001), as quais foram consideradas como categorias a priori, de acordo com os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Entre os resultados, destaca-se que as compreensões relacionadas à visão individualista e elitista, a concepção empírico indutivista e ateórica e a visão exclusivamente analítica foram as mais frequentes nos textos analisados. Isso evidencia, entre outros aspectos, a necessidade de ampliação de discussões sobre a natureza da ciência no contexto escolar, na formação de professores e nos espaços de formação dos profissionais que produzem textos de divulgação científica.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1180010.36661/2595-4520.2021v4i4.11800Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 181-2022595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11800/7963Copyright (c) 2021 Willian Grecillo dos Santos, Karine Raquiel Halmenschlagerhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGrecillo dos Santos, WillianHalmenschlager, Karine Raquiel2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11800Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos |
title |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos |
spellingShingle |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos Grecillo dos Santos, Willian |
title_short |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos |
title_full |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos |
title_fullStr |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos |
title_full_unstemmed |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos |
title_sort |
Divulgação científica e visões deformadas sobre o trabalho científico: contribuições para o ensino de f´ísica a partir de análise de textos jornalísticos |
author |
Grecillo dos Santos, Willian |
author_facet |
Grecillo dos Santos, Willian Halmenschlager, Karine Raquiel |
author_role |
author |
author2 |
Halmenschlager, Karine Raquiel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grecillo dos Santos, Willian Halmenschlager, Karine Raquiel |
description |
Este estudo tem como objetivo identificar a manifestação de visões deformadas sobre o trabalho científico (PÉREZ et al., 2001) presentes em reportagens que relatam o esforço coletivo realizado para a construção da primeira fotografia de um buraco negro divulgadas no ano de 2019. Para isso, foram consideradas cinco reportagens, veiculadas nos principais portais de notícias brasileiros. A análise de tais reportagens foi realizada com base nas sete visões deformadas sobre o trabalho científico discutidas por Pérez et al. (2001), as quais foram consideradas como categorias a priori, de acordo com os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Entre os resultados, destaca-se que as compreensões relacionadas à visão individualista e elitista, a concepção empírico indutivista e ateórica e a visão exclusivamente analítica foram as mais frequentes nos textos analisados. Isso evidencia, entre outros aspectos, a necessidade de ampliação de discussões sobre a natureza da ciência no contexto escolar, na formação de professores e nos espaços de formação dos profissionais que produzem textos de divulgação científica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11800 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11800 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11800 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11800/7963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Willian Grecillo dos Santos, Karine Raquiel Halmenschlager http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Willian Grecillo dos Santos, Karine Raquiel Halmenschlager http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 181-202 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612820365312 |