Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia Domingues, Guilherme Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves Pereira de Carvalho, Hercília, Strieder Philippsen, Gisele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12152
Resumo: Diversos conceitos em Física, dentre os quais os correlatos aos circuitos elétricos, são considerados abstratos. Tal fato dificulta a compreensão por parte dos estudantes que, consequentemente, acabam considerando-os enfadonhos e sem aplicabilidades reais, o que conduz à desmotivação para o estudo da Física. Neste cenário as tecnologias digitais constituem um importante recurso pedagógico, visto que estas oferecem ferramentas de fácil utilização, baixo ou nenhum custo e permitem o desenvolvimento de aulas mais atrativas aos alunos. Mais especificamente no tocante aos simuladores computacionais, é possível a visualização e a interação com representações de sistemas físicos, mesmo em escalas microscópicas, o que contribui para o entendimento de conceitos correlatos a estes sistemas. Diante do exposto, apresenta-se neste trabalho uma proposta didática referente aos conceitos de circuitos elétricos embasada no uso de tecnologias digitais, fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa e na dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos. Espera-se que a mesma possa contribuir para o aprendizado significativo relacionado a este importante tópico da Física, bem como à motivação para o estudo desta ciência.
id UFFS-2_d88f33360e168674e264fe3313a7ce33
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12152
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos PedagógicosDiversos conceitos em Física, dentre os quais os correlatos aos circuitos elétricos, são considerados abstratos. Tal fato dificulta a compreensão por parte dos estudantes que, consequentemente, acabam considerando-os enfadonhos e sem aplicabilidades reais, o que conduz à desmotivação para o estudo da Física. Neste cenário as tecnologias digitais constituem um importante recurso pedagógico, visto que estas oferecem ferramentas de fácil utilização, baixo ou nenhum custo e permitem o desenvolvimento de aulas mais atrativas aos alunos. Mais especificamente no tocante aos simuladores computacionais, é possível a visualização e a interação com representações de sistemas físicos, mesmo em escalas microscópicas, o que contribui para o entendimento de conceitos correlatos a estes sistemas. Diante do exposto, apresenta-se neste trabalho uma proposta didática referente aos conceitos de circuitos elétricos embasada no uso de tecnologias digitais, fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa e na dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos. Espera-se que a mesma possa contribuir para o aprendizado significativo relacionado a este importante tópico da Física, bem como à motivação para o estudo desta ciência.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1215210.36661/2595-4520.2021v4i6.12152Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 597-6132595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12152/8230Copyright (c) 2021 Guilherme Henrique Correia Domingues, Hercília Alves Pereira de Carvalho, Gisele Strieder Philippsenhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia Domingues, Guilherme HenriqueAlves Pereira de Carvalho, HercíliaStrieder Philippsen, Gisele2021-10-09T06:00:10Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12152Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:10Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
title Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
spellingShingle Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
Correia Domingues, Guilherme Henrique
title_short Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
title_full Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
title_fullStr Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
title_full_unstemmed Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
title_sort Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
author Correia Domingues, Guilherme Henrique
author_facet Correia Domingues, Guilherme Henrique
Alves Pereira de Carvalho, Hercília
Strieder Philippsen, Gisele
author_role author
author2 Alves Pereira de Carvalho, Hercília
Strieder Philippsen, Gisele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia Domingues, Guilherme Henrique
Alves Pereira de Carvalho, Hercília
Strieder Philippsen, Gisele
description Diversos conceitos em Física, dentre os quais os correlatos aos circuitos elétricos, são considerados abstratos. Tal fato dificulta a compreensão por parte dos estudantes que, consequentemente, acabam considerando-os enfadonhos e sem aplicabilidades reais, o que conduz à desmotivação para o estudo da Física. Neste cenário as tecnologias digitais constituem um importante recurso pedagógico, visto que estas oferecem ferramentas de fácil utilização, baixo ou nenhum custo e permitem o desenvolvimento de aulas mais atrativas aos alunos. Mais especificamente no tocante aos simuladores computacionais, é possível a visualização e a interação com representações de sistemas físicos, mesmo em escalas microscópicas, o que contribui para o entendimento de conceitos correlatos a estes sistemas. Diante do exposto, apresenta-se neste trabalho uma proposta didática referente aos conceitos de circuitos elétricos embasada no uso de tecnologias digitais, fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa e na dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos. Espera-se que a mesma possa contribuir para o aprendizado significativo relacionado a este importante tópico da Física, bem como à motivação para o estudo desta ciência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12152
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12152
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12152
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12152/8230
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 597-613
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613275447296