Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Renan De Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Robaina, José Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910
Resumo: O presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as questões de socialização enquanto processo intrínseco da constituição individual e coletiva dos sujeitos e suas interações entre si, tendo como enfoque o processo educativo e o sistema de ensino. Especificamente, debate-se a proposta de Educação Social em uma sociedade democrática planificada com bases na ideia de cooperação defendida por Karl Mannheim. Nesse sentido, argumenta-se que a prática educativa condizente com uma sociedade progressista deve preparar as novas gerações para a participação social através do conhecimento científico contextualizado com os conhecimentos cotidianos, incorporados às dimensões atitudinais e comportamentais pautadas em valores democráticos.
id UFFS-2_f751ff9be45433bb57d8ab00a07fa90a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11910
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da EducaçãoO presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as questões de socialização enquanto processo intrínseco da constituição individual e coletiva dos sujeitos e suas interações entre si, tendo como enfoque o processo educativo e o sistema de ensino. Especificamente, debate-se a proposta de Educação Social em uma sociedade democrática planificada com bases na ideia de cooperação defendida por Karl Mannheim. Nesse sentido, argumenta-se que a prática educativa condizente com uma sociedade progressista deve preparar as novas gerações para a participação social através do conhecimento científico contextualizado com os conhecimentos cotidianos, incorporados às dimensões atitudinais e comportamentais pautadas em valores democráticos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1191010.36661/2595-4520.2021v4i4.11910Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 137-1582595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910/7961Copyright (c) 2021 Renan De Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robainahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Renan De AlmeidaRobaina, José Vicente Lima2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11910Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
title Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
spellingShingle Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
Barbosa, Renan De Almeida
title_short Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
title_full Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
title_fullStr Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
title_sort Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
author Barbosa, Renan De Almeida
author_facet Barbosa, Renan De Almeida
Robaina, José Vicente Lima
author_role author
author2 Robaina, José Vicente Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Renan De Almeida
Robaina, José Vicente Lima
description O presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as questões de socialização enquanto processo intrínseco da constituição individual e coletiva dos sujeitos e suas interações entre si, tendo como enfoque o processo educativo e o sistema de ensino. Especificamente, debate-se a proposta de Educação Social em uma sociedade democrática planificada com bases na ideia de cooperação defendida por Karl Mannheim. Nesse sentido, argumenta-se que a prática educativa condizente com uma sociedade progressista deve preparar as novas gerações para a participação social através do conhecimento científico contextualizado com os conhecimentos cotidianos, incorporados às dimensões atitudinais e comportamentais pautadas em valores democráticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11910
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910/7961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Renan De Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robaina
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Renan De Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robaina
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 137-158
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612900057088