Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910 |
Resumo: | O presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as questões de socialização enquanto processo intrínseco da constituição individual e coletiva dos sujeitos e suas interações entre si, tendo como enfoque o processo educativo e o sistema de ensino. Especificamente, debate-se a proposta de Educação Social em uma sociedade democrática planificada com bases na ideia de cooperação defendida por Karl Mannheim. Nesse sentido, argumenta-se que a prática educativa condizente com uma sociedade progressista deve preparar as novas gerações para a participação social através do conhecimento científico contextualizado com os conhecimentos cotidianos, incorporados às dimensões atitudinais e comportamentais pautadas em valores democráticos. |
id |
UFFS-2_f751ff9be45433bb57d8ab00a07fa90a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11910 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da EducaçãoO presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as questões de socialização enquanto processo intrínseco da constituição individual e coletiva dos sujeitos e suas interações entre si, tendo como enfoque o processo educativo e o sistema de ensino. Especificamente, debate-se a proposta de Educação Social em uma sociedade democrática planificada com bases na ideia de cooperação defendida por Karl Mannheim. Nesse sentido, argumenta-se que a prática educativa condizente com uma sociedade progressista deve preparar as novas gerações para a participação social através do conhecimento científico contextualizado com os conhecimentos cotidianos, incorporados às dimensões atitudinais e comportamentais pautadas em valores democráticos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1191010.36661/2595-4520.2021v4i4.11910Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 137-1582595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910/7961Copyright (c) 2021 Renan De Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robainahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Renan De AlmeidaRobaina, José Vicente Lima2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11910Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação |
title |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação |
spellingShingle |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação Barbosa, Renan De Almeida |
title_short |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação |
title_full |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação |
title_fullStr |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação |
title_sort |
Educação Ambiental e Educação em Ciências: distanciamentos e aproximações a partir da Sociologia da Educação |
author |
Barbosa, Renan De Almeida |
author_facet |
Barbosa, Renan De Almeida Robaina, José Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, José Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Renan De Almeida Robaina, José Vicente Lima |
description |
O presente ensaio teve como objetivo refletir sobre as questões de socialização enquanto processo intrínseco da constituição individual e coletiva dos sujeitos e suas interações entre si, tendo como enfoque o processo educativo e o sistema de ensino. Especificamente, debate-se a proposta de Educação Social em uma sociedade democrática planificada com bases na ideia de cooperação defendida por Karl Mannheim. Nesse sentido, argumenta-se que a prática educativa condizente com uma sociedade progressista deve preparar as novas gerações para a participação social através do conhecimento científico contextualizado com os conhecimentos cotidianos, incorporados às dimensões atitudinais e comportamentais pautadas em valores democráticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11910 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11910/7961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Renan De Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robaina http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Renan De Almeida Barbosa, José Vicente Lima Robaina http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 137-158 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612900057088 |