A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13005 |
Resumo: | No contexto pandêmico a Divulgação Científica (DC) delineia-se como uma aliada da população, especialmente quando busca informações sobre o processo de vacinação. Diante desse cenário, percebe-se que a mesma possui um papel importante na sociedade, e nesse caso é válido destacar que de acordo com pesquisas recentes, os brasileiros pouco se interessam/envolvem com as políticas públicas voltadas para a Ciência e acreditam que aprender Ciências é muito complexo/difícil. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como a reformulação proposta para a Educação Básica, através da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aborda a temática da DC no âmbito do Ensino de Ciências. Para tanto, desenvolvemos uma investigação qualitativa com estudo documental, tendo como material empírico primário o documento da BNCC, da área de Ensino de Ciências. Por meio da análise percebemos que a DC assume zonas de discussão, mesmo que de maneira frágil, em diferentes momentos do documento, aspectos que demandarão repensarmos as dimensões inerentes ao contexto do Ensino, Fundamental, Médio e nos cursos de Formação de Professores. |
id |
UFFS-2_f95aa372939831a3c80f7321723f8d3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13005 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC?No contexto pandêmico a Divulgação Científica (DC) delineia-se como uma aliada da população, especialmente quando busca informações sobre o processo de vacinação. Diante desse cenário, percebe-se que a mesma possui um papel importante na sociedade, e nesse caso é válido destacar que de acordo com pesquisas recentes, os brasileiros pouco se interessam/envolvem com as políticas públicas voltadas para a Ciência e acreditam que aprender Ciências é muito complexo/difícil. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como a reformulação proposta para a Educação Básica, através da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aborda a temática da DC no âmbito do Ensino de Ciências. Para tanto, desenvolvemos uma investigação qualitativa com estudo documental, tendo como material empírico primário o documento da BNCC, da área de Ensino de Ciências. Por meio da análise percebemos que a DC assume zonas de discussão, mesmo que de maneira frágil, em diferentes momentos do documento, aspectos que demandarão repensarmos as dimensões inerentes ao contexto do Ensino, Fundamental, Médio e nos cursos de Formação de Professores. In the pandemic context, Scientific Disclosure (SD) is outlined as an ally of the population, especially when seeking information about the vaccination process. Given this scenario, it is clear that it has an important role in society, and in this case it is worth noting that according to recent research, Brazilians are little interested Brazilians are little interested/involved in public policies aimed at Science and believe that learning Science is very complex/difficult. In this sense, this article aims to analyze how the proposed reformulation for Basic Education, through the implementation of the Common National Curriculum Base (BNCC), addresses the theme of SD in the scope of Science Teaching. For that, we developed a qualitative investigation with documental study, having as primary empirical material the BNCC document, in the Science Teaching area. Through the analysis, we realized that the SD takes on discussion areas, even if fragile, at different times in the document, aspects that will demand rethinking the dimensions inherent in the context of Education, Elementary, High School and Teacher Education courses.En el contexto pandémico, Divulgación Científica e (DC) se perfila como un aliado de la población, especialmente cuando se busca información sobre el proceso de vacunación. Ante este escenario, es claro que tiene un papel importante en la sociedad, y en este caso vale la pena señalar que según investigaciones recientes, los brasileños están poco interesados Los brasileños están poco interesados / involucrados en las políticas públicas orientadas a la Ciencia y creen que el aprendizaje La ciencia es muy compleja / difícil. En este sentido, este artículo tiene como objetivo analizar cómo la reformulación propuesta para la Educación Básica, a través de la implementación del Currículo Base Común Nacional (BNCC), aborda la temática de la EC en el ámbito de la Enseñanza de las Ciencias. Para ello, desarrollamos una investigación cualitativa con estudio documental, teniendo como material empírico primario el documento BNCC, en el área de Enseñanza de las Ciencias. A través del análisis, nos dimos cuenta que el CD adquiere áreas de discusión, aunque frágiles, en diferentes momentos del documento, aspectos que demandarán repensar las dimensiones inherentes al contexto de los cursos de Educación, Bachillerato, Bachillerato y Formación Docente.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1300510.36661/2595-4520.2022v5n2.13005Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 319-3372595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13005/8500Copyright (c) 2022 Márcio Rodrigo Vilela Duarte, Vivian dos Santos Calixto, Fernando César Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilela Duarte, Márcio Rodrigodos Santos Calixto, VivianFerreira, Fernando César2022-07-25T11:55:25Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13005Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-25T11:55:25Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC? |
title |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC? |
spellingShingle |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC? Vilela Duarte, Márcio Rodrigo |
title_short |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC? |
title_full |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC? |
title_fullStr |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC? |
title_full_unstemmed |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC? |
title_sort |
A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC? |
author |
Vilela Duarte, Márcio Rodrigo |
author_facet |
Vilela Duarte, Márcio Rodrigo dos Santos Calixto, Vivian Ferreira, Fernando César |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Calixto, Vivian Ferreira, Fernando César |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela Duarte, Márcio Rodrigo dos Santos Calixto, Vivian Ferreira, Fernando César |
description |
No contexto pandêmico a Divulgação Científica (DC) delineia-se como uma aliada da população, especialmente quando busca informações sobre o processo de vacinação. Diante desse cenário, percebe-se que a mesma possui um papel importante na sociedade, e nesse caso é válido destacar que de acordo com pesquisas recentes, os brasileiros pouco se interessam/envolvem com as políticas públicas voltadas para a Ciência e acreditam que aprender Ciências é muito complexo/difícil. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como a reformulação proposta para a Educação Básica, através da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aborda a temática da DC no âmbito do Ensino de Ciências. Para tanto, desenvolvemos uma investigação qualitativa com estudo documental, tendo como material empírico primário o documento da BNCC, da área de Ensino de Ciências. Por meio da análise percebemos que a DC assume zonas de discussão, mesmo que de maneira frágil, em diferentes momentos do documento, aspectos que demandarão repensarmos as dimensões inerentes ao contexto do Ensino, Fundamental, Médio e nos cursos de Formação de Professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13005 10.36661/2595-4520.2022v5n2.13005 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13005 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n2.13005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13005/8500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Márcio Rodrigo Vilela Duarte, Vivian dos Santos Calixto, Fernando César Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Márcio Rodrigo Vilela Duarte, Vivian dos Santos Calixto, Fernando César Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 2 (2022): Edição Especial: 40º EDEQ; 319-337 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614076559360 |