Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413 |
Resumo: | Resumo: Este estudo se pauta na investigação de documentos educacionais no âmbito das Ciências da Natureza (CN) identificando e (re)conhecendo como o tema Etnobotânica está descrito e em quais perspectivas pedagógicas está pautado. O percurso metodológico deu-se através de uma abordagem qualitativa, com dados descritivos de uma análise documental do Referencial Curricular Gaúcho e Base Nacional Comum Curricular, referente ao currículo do Ensino Fundamental, no que tange o tema Etnobotânica nas CN. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para identificação da expressão Etnobotânica, palavras correlacionadas ao termo nas habilidades dos documentos e estratégias pedagógicas, destacando-se as metodologias de alcance do conhecimento científico em Etnobotânica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados mostram que os documentos estudados possuem abordagens e metodologias, ainda pouco expressivas, que possibilitam o ensino e a aprendizagem de Etnobotânica para alcançar o conhecimento científico através do saber popular. O estudo reconheceu os documentos oficiais, aproximando a Etnobotânica ao ensino de Ciências da Natureza, como também, demonstrando a necessidade e importância de refletir sobre o tema que ainda carece de estudos. Palavras-chave: Educação científica; Análise Documental; Letramento Científico; Etnobotânica. |
id |
UFFS-2_f98917029434d38f24c530336e334cf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11413 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da EtnobotânicaResumo: Este estudo se pauta na investigação de documentos educacionais no âmbito das Ciências da Natureza (CN) identificando e (re)conhecendo como o tema Etnobotânica está descrito e em quais perspectivas pedagógicas está pautado. O percurso metodológico deu-se através de uma abordagem qualitativa, com dados descritivos de uma análise documental do Referencial Curricular Gaúcho e Base Nacional Comum Curricular, referente ao currículo do Ensino Fundamental, no que tange o tema Etnobotânica nas CN. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para identificação da expressão Etnobotânica, palavras correlacionadas ao termo nas habilidades dos documentos e estratégias pedagógicas, destacando-se as metodologias de alcance do conhecimento científico em Etnobotânica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados mostram que os documentos estudados possuem abordagens e metodologias, ainda pouco expressivas, que possibilitam o ensino e a aprendizagem de Etnobotânica para alcançar o conhecimento científico através do saber popular. O estudo reconheceu os documentos oficiais, aproximando a Etnobotânica ao ensino de Ciências da Natureza, como também, demonstrando a necessidade e importância de refletir sobre o tema que ainda carece de estudos. Palavras-chave: Educação científica; Análise Documental; Letramento Científico; Etnobotânica.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1141310.36661/2595-4520.2021v4i1.11413Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 78-952595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413/7786Copyright (c) 2021 Francieli Luana Sganzerla, Cadidja Coutinho, Mara Regina Bonini Marzarihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSganzerla, Francieli LuanaCoutinho, CadidjaMarzari, Mara Regina Bonini2021-07-13T05:21:16Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11413Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:16Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica |
title |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica |
spellingShingle |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica Sganzerla, Francieli Luana |
title_short |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica |
title_full |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica |
title_fullStr |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica |
title_full_unstemmed |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica |
title_sort |
Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica |
author |
Sganzerla, Francieli Luana |
author_facet |
Sganzerla, Francieli Luana Coutinho, Cadidja Marzari, Mara Regina Bonini |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Cadidja Marzari, Mara Regina Bonini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sganzerla, Francieli Luana Coutinho, Cadidja Marzari, Mara Regina Bonini |
description |
Resumo: Este estudo se pauta na investigação de documentos educacionais no âmbito das Ciências da Natureza (CN) identificando e (re)conhecendo como o tema Etnobotânica está descrito e em quais perspectivas pedagógicas está pautado. O percurso metodológico deu-se através de uma abordagem qualitativa, com dados descritivos de uma análise documental do Referencial Curricular Gaúcho e Base Nacional Comum Curricular, referente ao currículo do Ensino Fundamental, no que tange o tema Etnobotânica nas CN. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para identificação da expressão Etnobotânica, palavras correlacionadas ao termo nas habilidades dos documentos e estratégias pedagógicas, destacando-se as metodologias de alcance do conhecimento científico em Etnobotânica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados mostram que os documentos estudados possuem abordagens e metodologias, ainda pouco expressivas, que possibilitam o ensino e a aprendizagem de Etnobotânica para alcançar o conhecimento científico através do saber popular. O estudo reconheceu os documentos oficiais, aproximando a Etnobotânica ao ensino de Ciências da Natureza, como também, demonstrando a necessidade e importância de refletir sobre o tema que ainda carece de estudos. Palavras-chave: Educação científica; Análise Documental; Letramento Científico; Etnobotânica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413 10.36661/2595-4520.2021v4i1.11413 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i1.11413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413/7786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francieli Luana Sganzerla, Cadidja Coutinho, Mara Regina Bonini Marzari http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francieli Luana Sganzerla, Cadidja Coutinho, Mara Regina Bonini Marzari http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 78-95 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612449169408 |