Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sganzerla, Francieli Luana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Coutinho, Cadidja, Marzari, Mara Regina Bonini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413
Resumo: Resumo: Este estudo se pauta na investigação de documentos educacionais no âmbito das Ciências da Natureza (CN) identificando e (re)conhecendo como o tema Etnobotânica está descrito e em quais perspectivas pedagógicas está pautado. O percurso metodológico deu-se através de uma abordagem qualitativa, com dados descritivos de uma análise documental do Referencial Curricular Gaúcho e Base Nacional Comum Curricular, referente ao currículo do Ensino Fundamental, no que tange o tema Etnobotânica nas CN. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para identificação da expressão Etnobotânica, palavras correlacionadas ao termo nas habilidades dos documentos e estratégias pedagógicas, destacando-se as metodologias de alcance do conhecimento científico em Etnobotânica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados mostram que os documentos estudados possuem abordagens e metodologias, ainda pouco expressivas, que possibilitam o ensino e a aprendizagem de Etnobotânica para alcançar o conhecimento científico através do saber popular. O estudo reconheceu os documentos oficiais, aproximando a Etnobotânica ao ensino de Ciências da Natureza, como também, demonstrando a necessidade e importância de refletir sobre o tema que ainda carece de estudos. Palavras-chave: Educação científica; Análise Documental; Letramento Científico; Etnobotânica.
id UFFS-2_f98917029434d38f24c530336e334cf6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11413
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da EtnobotânicaResumo: Este estudo se pauta na investigação de documentos educacionais no âmbito das Ciências da Natureza (CN) identificando e (re)conhecendo como o tema Etnobotânica está descrito e em quais perspectivas pedagógicas está pautado. O percurso metodológico deu-se através de uma abordagem qualitativa, com dados descritivos de uma análise documental do Referencial Curricular Gaúcho e Base Nacional Comum Curricular, referente ao currículo do Ensino Fundamental, no que tange o tema Etnobotânica nas CN. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para identificação da expressão Etnobotânica, palavras correlacionadas ao termo nas habilidades dos documentos e estratégias pedagógicas, destacando-se as metodologias de alcance do conhecimento científico em Etnobotânica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados mostram que os documentos estudados possuem abordagens e metodologias, ainda pouco expressivas, que possibilitam o ensino e a aprendizagem de Etnobotânica para alcançar o conhecimento científico através do saber popular. O estudo reconheceu os documentos oficiais, aproximando a Etnobotânica ao ensino de Ciências da Natureza, como também, demonstrando a necessidade e importância de refletir sobre o tema que ainda carece de estudos. Palavras-chave: Educação científica; Análise Documental; Letramento Científico; Etnobotânica.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1141310.36661/2595-4520.2021v4i1.11413Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 78-952595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413/7786Copyright (c) 2021 Francieli Luana Sganzerla, Cadidja Coutinho, Mara Regina Bonini Marzarihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSganzerla, Francieli LuanaCoutinho, CadidjaMarzari, Mara Regina Bonini2021-07-13T05:21:16Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11413Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:16Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
title Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
spellingShingle Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
Sganzerla, Francieli Luana
title_short Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
title_full Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
title_fullStr Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
title_full_unstemmed Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
title_sort Estudos botânicos nos documentos educacionais: uma análise à luz da Etnobotânica
author Sganzerla, Francieli Luana
author_facet Sganzerla, Francieli Luana
Coutinho, Cadidja
Marzari, Mara Regina Bonini
author_role author
author2 Coutinho, Cadidja
Marzari, Mara Regina Bonini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sganzerla, Francieli Luana
Coutinho, Cadidja
Marzari, Mara Regina Bonini
description Resumo: Este estudo se pauta na investigação de documentos educacionais no âmbito das Ciências da Natureza (CN) identificando e (re)conhecendo como o tema Etnobotânica está descrito e em quais perspectivas pedagógicas está pautado. O percurso metodológico deu-se através de uma abordagem qualitativa, com dados descritivos de uma análise documental do Referencial Curricular Gaúcho e Base Nacional Comum Curricular, referente ao currículo do Ensino Fundamental, no que tange o tema Etnobotânica nas CN. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para identificação da expressão Etnobotânica, palavras correlacionadas ao termo nas habilidades dos documentos e estratégias pedagógicas, destacando-se as metodologias de alcance do conhecimento científico em Etnobotânica nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados mostram que os documentos estudados possuem abordagens e metodologias, ainda pouco expressivas, que possibilitam o ensino e a aprendizagem de Etnobotânica para alcançar o conhecimento científico através do saber popular. O estudo reconheceu os documentos oficiais, aproximando a Etnobotânica ao ensino de Ciências da Natureza, como também, demonstrando a necessidade e importância de refletir sobre o tema que ainda carece de estudos. Palavras-chave: Educação científica; Análise Documental; Letramento Científico; Etnobotânica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413
10.36661/2595-4520.2021v4i1.11413
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i1.11413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11413/7786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Francieli Luana Sganzerla, Cadidja Coutinho, Mara Regina Bonini Marzari
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Francieli Luana Sganzerla, Cadidja Coutinho, Mara Regina Bonini Marzari
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 78-95
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612449169408