Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11254 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas iniciais bem como analisar e descrever os desafios após a implementação do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS. Foram sujeitos do estudo, 29 residentes e preceptores atuantes em dois núcleos do Programa Residência Pedagógica, bem como as duas docentes orientadoras destes. Para a coleta de dados dos residentes e preceptores, utilizou-se de um questionário disponibilizado via e-mail, e para as docentes orientadoras, organizou-se uma entrevista semiestruturada. Ambos instrumentos continham questões relacionadas as perspectivas iniciais, os desafios do programa e se este os auxiliou no processo de formação acadêmico-profissional. Para a análise do material, realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os achados, foi possível perceber que o programa proporcionou aos participantes um elo bastante forte entre a teoria e a prática, como também possibilitou aos residentes conhecer e intervir na realidade escolar além de proporcionar aos preceptores o retorno ao meio acadêmico. Por fim, através deste, percebeu-se ao longo da análise das falas que a formação acadêmico-profissional foi uma constante, possibilitando vivências tanto no campo da escola como na universidade a qual fazem parte os núcleos investigados. |
id |
UFFS-2_f9dd7839c7d606d737b896b3043ac3e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11254 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementaçãoEste estudo tem como objetivo analisar as perspectivas iniciais bem como analisar e descrever os desafios após a implementação do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS. Foram sujeitos do estudo, 29 residentes e preceptores atuantes em dois núcleos do Programa Residência Pedagógica, bem como as duas docentes orientadoras destes. Para a coleta de dados dos residentes e preceptores, utilizou-se de um questionário disponibilizado via e-mail, e para as docentes orientadoras, organizou-se uma entrevista semiestruturada. Ambos instrumentos continham questões relacionadas as perspectivas iniciais, os desafios do programa e se este os auxiliou no processo de formação acadêmico-profissional. Para a análise do material, realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os achados, foi possível perceber que o programa proporcionou aos participantes um elo bastante forte entre a teoria e a prática, como também possibilitou aos residentes conhecer e intervir na realidade escolar além de proporcionar aos preceptores o retorno ao meio acadêmico. Por fim, através deste, percebeu-se ao longo da análise das falas que a formação acadêmico-profissional foi uma constante, possibilitando vivências tanto no campo da escola como na universidade a qual fazem parte os núcleos investigados.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1125410.36661/2595-4520.2020v3i1.11254Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 116-131Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 1 (2020): Insignare Scientia Journal; 116-1312595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254/7395Copyright (c) 2020 Renata Godinho Soares, Verônica de Carvalho Vargas, Vinícius Gonçalves Mariano, Raquel Ruppenthalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGodinho Soares, Renatade Carvalho Vargas, VerônicaMariano, Vinícius GonçalvesRuppenthal, Raquel2024-08-01T12:03:35Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11254Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:35Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação |
title |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação |
spellingShingle |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação Godinho Soares, Renata Godinho Soares, Renata |
title_short |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação |
title_full |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação |
title_fullStr |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação |
title_full_unstemmed |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação |
title_sort |
Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação |
author |
Godinho Soares, Renata |
author_facet |
Godinho Soares, Renata Godinho Soares, Renata de Carvalho Vargas, Verônica Mariano, Vinícius Gonçalves Ruppenthal, Raquel de Carvalho Vargas, Verônica Mariano, Vinícius Gonçalves Ruppenthal, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho Vargas, Verônica Mariano, Vinícius Gonçalves Ruppenthal, Raquel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho Soares, Renata de Carvalho Vargas, Verônica Mariano, Vinícius Gonçalves Ruppenthal, Raquel |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas iniciais bem como analisar e descrever os desafios após a implementação do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS. Foram sujeitos do estudo, 29 residentes e preceptores atuantes em dois núcleos do Programa Residência Pedagógica, bem como as duas docentes orientadoras destes. Para a coleta de dados dos residentes e preceptores, utilizou-se de um questionário disponibilizado via e-mail, e para as docentes orientadoras, organizou-se uma entrevista semiestruturada. Ambos instrumentos continham questões relacionadas as perspectivas iniciais, os desafios do programa e se este os auxiliou no processo de formação acadêmico-profissional. Para a análise do material, realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os achados, foi possível perceber que o programa proporcionou aos participantes um elo bastante forte entre a teoria e a prática, como também possibilitou aos residentes conhecer e intervir na realidade escolar além de proporcionar aos preceptores o retorno ao meio acadêmico. Por fim, através deste, percebeu-se ao longo da análise das falas que a formação acadêmico-profissional foi uma constante, possibilitando vivências tanto no campo da escola como na universidade a qual fazem parte os núcleos investigados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11254 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254/7395 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 1 (2020): Revista Insignare Scientia; 116-131 Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 1 (2020): Insignare Scientia Journal; 116-131 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183209681551361 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i1.11254 |