Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Leandro Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Douglas Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12073
Resumo: A busca dos jovens pelo corpo perfeito influi para o consumo de esteroides anabólicos androgênicos (EAA), entretanto o consumo desses sem prescrição médica pode acarretar efeitos colaterais graves. O objetivo do estudo foi averiguar o conhecimento de adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública sobre os EAA. Selecionou-se 31 alunos entre 15 e 17 anos (17 homens e 14 mulheres). O instrumento utilizado se tratou de um questionário. A maioria dos alunos não havia utilizado EAA e sabiam dos possíveis efeitos colaterais (90,3%), dos que usaram os meios foram: injetáveis (3,2%), ingestão (3,2%) e ambas (3,2%). Acerca da tratativa do assunto em casa 60% responderam de forma negativa. Todos os alunos disseram conhecer sobre os EAA. Sobre a indicação dos EAA a outra pessoa, 3% responderam de forma afirmativa, enquanto 97% não indicariam o uso. Diante do uso por motivos estéticos 16% relataram o interesse e 84% responderam que não usariam. Em relação à abordagem em sala de aula 58% afirmaram terem tido aulas a esse respeito e 90% julgam necessário à presença do assunto na grade curricular. Conclui-se então a relevância da atuação docente na abordagem sobre os EAA em sala de aula.
id UFFS-2_f9f1a4ce25c0cccea5c6ef5f79323e9a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12073
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantesA busca dos jovens pelo corpo perfeito influi para o consumo de esteroides anabólicos androgênicos (EAA), entretanto o consumo desses sem prescrição médica pode acarretar efeitos colaterais graves. O objetivo do estudo foi averiguar o conhecimento de adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública sobre os EAA. Selecionou-se 31 alunos entre 15 e 17 anos (17 homens e 14 mulheres). O instrumento utilizado se tratou de um questionário. A maioria dos alunos não havia utilizado EAA e sabiam dos possíveis efeitos colaterais (90,3%), dos que usaram os meios foram: injetáveis (3,2%), ingestão (3,2%) e ambas (3,2%). Acerca da tratativa do assunto em casa 60% responderam de forma negativa. Todos os alunos disseram conhecer sobre os EAA. Sobre a indicação dos EAA a outra pessoa, 3% responderam de forma afirmativa, enquanto 97% não indicariam o uso. Diante do uso por motivos estéticos 16% relataram o interesse e 84% responderam que não usariam. Em relação à abordagem em sala de aula 58% afirmaram terem tido aulas a esse respeito e 90% julgam necessário à presença do assunto na grade curricular. Conclui-se então a relevância da atuação docente na abordagem sobre os EAA em sala de aula.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1207310.36661/2595-4520.2021v4i6.12073Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 42-622595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12073/8190Copyright (c) 2021 Leandro Martins Ramos, Douglas Pereira Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Leandro MartinsCastro, Douglas Pereira2021-10-09T06:00:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12073Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes
title Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes
spellingShingle Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes
Ramos, Leandro Martins
title_short Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes
title_full Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes
title_fullStr Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes
title_full_unstemmed Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes
title_sort Percepção de alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior de Minas Gerais quanto ao uso de anabolizantes
author Ramos, Leandro Martins
author_facet Ramos, Leandro Martins
Castro, Douglas Pereira
author_role author
author2 Castro, Douglas Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Leandro Martins
Castro, Douglas Pereira
description A busca dos jovens pelo corpo perfeito influi para o consumo de esteroides anabólicos androgênicos (EAA), entretanto o consumo desses sem prescrição médica pode acarretar efeitos colaterais graves. O objetivo do estudo foi averiguar o conhecimento de adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública sobre os EAA. Selecionou-se 31 alunos entre 15 e 17 anos (17 homens e 14 mulheres). O instrumento utilizado se tratou de um questionário. A maioria dos alunos não havia utilizado EAA e sabiam dos possíveis efeitos colaterais (90,3%), dos que usaram os meios foram: injetáveis (3,2%), ingestão (3,2%) e ambas (3,2%). Acerca da tratativa do assunto em casa 60% responderam de forma negativa. Todos os alunos disseram conhecer sobre os EAA. Sobre a indicação dos EAA a outra pessoa, 3% responderam de forma afirmativa, enquanto 97% não indicariam o uso. Diante do uso por motivos estéticos 16% relataram o interesse e 84% responderam que não usariam. Em relação à abordagem em sala de aula 58% afirmaram terem tido aulas a esse respeito e 90% julgam necessário à presença do assunto na grade curricular. Conclui-se então a relevância da atuação docente na abordagem sobre os EAA em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12073
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12073
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12073
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12073/8190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Leandro Martins Ramos, Douglas Pereira Castro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Leandro Martins Ramos, Douglas Pereira Castro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 42-62
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613176881152