O ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas: uma análise da Lei 11645/08 e suas contribuições para a decolonização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kavalerski, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1706
Resumo: Apresenta os debatese trajetórias legislativas que permeiam as alterações do artigo 26-A. O estudo parte da LDB/96, acompanhando os trâmites legislativos até Lei 11.645/08. Esclarece os impactos provocados pela Lei 11.645/08 no currículo escolar, uma vez que, é apontada como agente descolonizadora dos currículos.Aponta novas perspectivas para o Ensino de História nas escolas públicas e privadas, pautando-se nas concepções decolonialistas. Compreende a origem do conceito “decolonialismo”, assim como a expansão geográfica destes estudos. Apresenta o imaginário eurocêntrico estereotipado, pelos quais se negligenciava e marginalizava as populações Afro-brasileiras e Indígenas. Discute as questões que permeiam as politicas de afirmação identitária e reconhecimento cultural. Compreende o multiculturalismo presente nas escolas, apontando novas possibilidades de ensino a partir de abertura política proporcionada pela Lei 11.645/08. Analisa as contribuições da Lei 11.645/08 para a descolonização do currículo escolar. Apresenta o cenário de abertura ao debate acerca das contribuições culturais, econômicas e sociais das populações Afro-brasileiras e Indígenas para a formação do estado brasileiro.
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Compreende o multiculturalismo presente nas escolas, apontando novas possibilidades de ensino a partir de abertura política proporcionada pela Lei 11.645/08. Analisa as contribuições da Lei 11.645/08 para a descolonização do currículo escolar. Apresenta o cenário de abertura ao debate acerca das contribuições culturais, econômicas e sociais das populações Afro-brasileiras e Indígenas para a formação do estado brasileiro.Este artículo tiene como objetivo presentar los debates y trayectorias legislativas que subyacen las modificaciones del artículo 26-A. El estudio parte de la LDB / 96, acompañando los trámites legales hasta la Ley 11.645 / 08. Esclarece los impactos provocados por la Ley 11.645 / 08 en el currículo escolar, una vez que, es apuntada como agente descolonizadora de los currículos. Sugiere nuevas perspectivas para la enseñanza de historia en las escuelas públicas y privadas, pautándose en las concepciones “decolonialistas”. Comprende el origen del concepto "decolonialismo", así como, la expansión geográfica de estos estudios. Exhibe el imaginario eurocéntrico estereotipado, por los cuales se descuidaba y marginaba las poblaciones afro-brasileñas e indígenas. Concibe el multiculturalismo presente en las escuelas, destacando nuevas posibilidades de enseñanza a partir de una apertura política proporcionada por la Ley 11.645 / 08. Analiza las contribuciones de la Ley 11.645 / 08 para la descolonización del currículo escolar. Expone el escenario del principio de un debate acerca de las cooperaciones culturales, económicas y sociales de las poblaciones afrobrasileñas e indígenas para la formación del estado brasileño.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-01-23T12:30:44Z No. of bitstreams: 1 KAVALERSKI.pdf: 947678 bytes, checksum: c87857f9e764170ccbe0cd2cb5ab2cab (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-01-29T09:53:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KAVALERSKI.pdf: 947678 bytes, checksum: c87857f9e764170ccbe0cd2cb5ab2cab (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-29T09:53:37Z (GMT). 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