Capoeira e educação integral: diálogos entre aprender e ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pertussatti, Marcelo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3342
Resumo: Capoeira e Educação Integral: diálogos entre aprender e ensinar, é uma pesquisa documental, bibliográfica e qualitativa que identificou e analisou as concepções de capoeira presentes em documentos oficiais e referentes à educação integral. Disso, partiu-se para a análise das implicações pedagógicas que decorrem dessas concepções para a organização da capoeira na educação integral, considerando a importância do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação – Governo Federal, na dinamização da aprendizagem e do ensino de capoeira. Evidenciou-se nos documentos, a exemplo do ‘Estatuto da Igualdade Racial’ e do ‘Dossiê de Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil’, que a capoeira é abordada como ‘educação’, ‘cultura’, ‘esporte’ e ‘lazer’, de modo abrangente, e como ‘arte-luta’, ‘jogo’, ‘música’, ‘terapia’, dentre outras, de modo mais específico; tais concepções são relacionadas nos ‘Cadernos Pedagógicos – Série Mais Educação’, especificamente os cadernos ‘Sobre Esporte e Lazer’ e ‘Cultura e Artes’, macrocampos de atividades em que a capoeira é referida e incentivada. Por meio desse processo, foi possível fazer uma relação dialógica entre Capoeira – patrimônio cultural imaterial do Brasil, e Educação Integral – política pública de formação integral, inicial e continuada, dos sujeitos. Pelo ‘Ofício dos Mestres de Capoeira’ e pela ‘Roda de Capoeira’, efetivam-se implicações pedagógicas de encontro de docentes e discentes, saberes formais e não-formais, aspectos metodológicos populares e acadêmicos, sugestões de conteúdos de capoeira por nível de ensino, todos em rede, numa teia epistemológica. Esta organização pedagógica da capoeira contribui para o cuidado patrimonial, para a formação da identidade cultural dos educandos e do seu sentimento de pertença à escola e à comunidade.
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Evidenciou-se nos documentos, a exemplo do ‘Estatuto da Igualdade Racial’ e do ‘Dossiê de Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil’, que a capoeira é abordada como ‘educação’, ‘cultura’, ‘esporte’ e ‘lazer’, de modo abrangente, e como ‘arte-luta’, ‘jogo’, ‘música’, ‘terapia’, dentre outras, de modo mais específico; tais concepções são relacionadas nos ‘Cadernos Pedagógicos – Série Mais Educação’, especificamente os cadernos ‘Sobre Esporte e Lazer’ e ‘Cultura e Artes’, macrocampos de atividades em que a capoeira é referida e incentivada. Por meio desse processo, foi possível fazer uma relação dialógica entre Capoeira – patrimônio cultural imaterial do Brasil, e Educação Integral – política pública de formação integral, inicial e continuada, dos sujeitos. Pelo ‘Ofício dos Mestres de Capoeira’ e pela ‘Roda de Capoeira’, efetivam-se implicações pedagógicas de encontro de docentes e discentes, saberes formais e não-formais, aspectos metodológicos populares e acadêmicos, sugestões de conteúdos de capoeira por nível de ensino, todos em rede, numa teia epistemológica. Esta organização pedagógica da capoeira contribui para o cuidado patrimonial, para a formação da identidade cultural dos educandos e do seu sentimento de pertença à escola e à comunidade.Capoeira and Comprehensive Education: dialogues between learning and teaching is a documental, bibliographical and qualitative research, which has identified and analyzed the conceptions of Capoeira present in official documents concerning to comprehensive education. Based on this, an analysis of the pedagogical implications to the organization of capoeira into the comprehensive education, which result from these conceptions was done, considering the importance of the Programa Mais Educação (Program More Education), from the Brazilian Ministry of Education to the promotion of learning and teaching of Capoeira. From the documents, as in the Estatuto da Igualdade Racial (Statute of Racial Equality) and Dossiê de Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil (Dossier of Registration and Integrity of Capoeira as a Brazilian Culture Heritage) it was noticed that Capoeira is comprehensively approached as ‘education’, ‘culture’, ‘sport’, ‘leisure’; and specifically approached as ‘fight-art’, ‘game’, ‘music’, ‘therapy’, among others. Such conceptions are mentioned in the Cadernos Pedagógicos – Série Mais Educação (Pedagogical Booklets – More Education Series), specifically the ‘Sobre Esporte e Lazer’ (About Sports and Leisure Series) and ‘Cultura e Artes’ (Culture and Art Series), macro fields of activities in which Capoeira is referred and encouraged. Through this process, it was possible to make a dialogical relation between Capoeira – Immaterial Cultural Brazilian Heritage and Comprehensive Education – Public Comprehensive Training Policy, in an initial and continuing way to the subjects. Through the ‘Ofício dos Mestres de Capoeira’ (Masters of Capoeira Directive) and ‘Roda de Capoeira’ (Capoeira Circle), pedagogical implications from encounters between teachers and students, formal and informal knowledge, popular and academic methodological aspects and suggestions of contents to each teaching level of Capoeira are implemented, all in an epistemological web. This pedagogical organization of Capoeira contributes to the heritage maintenance, the formation of the students culture identity and their sense of belonging to school and community.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-11-27T11:03:56Z No. of bitstreams: 1 PERTUSSATTI.pdf: 1403827 bytes, checksum: 13af3ea2203caff104bb4bb2cd9e2b61 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-01-10T15:49:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PERTUSSATTI.pdf: 1403827 bytes, checksum: 13af3ea2203caff104bb4bb2cd9e2b61 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-10T15:49:37Z (GMT). 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