Reestruturação de uma empresa de transportes de Chapecó para a implantação de um sistema de gestão de frotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Adriana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4349
Resumo: O transporte rodoviário de cargas atende a maior parcela do mercado logístico do Brasil, cerca de 60% do volume da produção é atendida por esse modal. As transportadoras são um elo entre fornecedores e clientes, responsáveis por garantir o escoamento dentro dos prazos e a atender as necessidades dos consumidores, para que isso ocorra de forma eficiente é preciso que essas tenham planejamento e controle de seus processos proporcionado através do uso de um sistema de gestão de frotas, sistema este que muitas das pequenas empresas ainda não estão inseridas. Frente ao exposto, este estudo teve como objetivo a reestruturação de uma empresa de transporte de Chapecó para a implantação de um sistema de gestão de frotas para melhorar os processos internos e gerar resultados positivos, além de melhorar o atendimento e resposta ao cliente. Para isso, a abordagem dessa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva e quanto ao procedimento uma pesquisa participante e baseou-se em um estudo de caso por ser realizado em uma empresa Chapecoense do ramo de transporte rodoviário de cargas. A coleta dos dados foi realizada a partir da pesquisa documental e entrevistas. Os resultados alcançados demonstram que o estudo alcançou seus objetivos, pois serviu para melhorar os processos financeiros, de gestão do motorista, organização de documentos, criar novas parcerias para acrescentar em conhecimento dentro da empresa, entre outros resultados nas demais áreas. Por fim sugeriu-se possíveis melhorias através de treinamentos e novos estudos nas áreas de logística e marketing, e também melhorias na área de gestão de pessoas na elaboração de um novo modelo de folha de pagamento adaptado a necessidade da empresa.
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Frente ao exposto, este estudo teve como objetivo a reestruturação de uma empresa de transporte de Chapecó para a implantação de um sistema de gestão de frotas para melhorar os processos internos e gerar resultados positivos, além de melhorar o atendimento e resposta ao cliente. Para isso, a abordagem dessa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva e quanto ao procedimento uma pesquisa participante e baseou-se em um estudo de caso por ser realizado em uma empresa Chapecoense do ramo de transporte rodoviário de cargas. A coleta dos dados foi realizada a partir da pesquisa documental e entrevistas. Os resultados alcançados demonstram que o estudo alcançou seus objetivos, pois serviu para melhorar os processos financeiros, de gestão do motorista, organização de documentos, criar novas parcerias para acrescentar em conhecimento dentro da empresa, entre outros resultados nas demais áreas. Por fim sugeriu-se possíveis melhorias através de treinamentos e novos estudos nas áreas de logística e marketing, e também melhorias na área de gestão de pessoas na elaboração de um novo modelo de folha de pagamento adaptado a necessidade da empresa.Road freight transport serves the largest portion of the logistics market in Brazil, about 60% of the volume of production is served by this modal. The carriers are a link between suppliers and customers, responsible for ensuring the flow within the deadlines and meeting the needs of consumers, so that this occurs efficiently, they need to have planning and control of their processes provided through the use of a fleet management system, a system that many small businesses are not yet in. In light of the above, this study aimed to restructure a transportation company in Chapecó to implement a fleet management system to improve internal processes and generate positive results, in addition to improving customer service and response. For this, the approach of this research is characterized as a qualitative research, of an applied nature. As for the objectives, it is a descriptive research, and as for the procedure, a participatory research and it was based on a case study because it was carried out in a Chapecoense company in the field of road cargo transportation. Data collection was carried out based on documentary research and interviews. The results demonstrate that the study achieved its objectives, as it served to improve financial processes, driver management, document organization, create new partnerships to add knowledge within the company, among other results in other areas. Finally, possible improvements were suggested through training and new studies in the areas of logistics and marketing, as well as improvements in the area of people management in the development of a new payroll model adapted to the company's needs.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-07-08T14:40:27Z No. of bitstreams: 1 FÁVERO.pdf: 1635760 bytes, checksum: 3903fc911003e0c93723d6bfee94323d (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-26T17:36:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FÁVERO.pdf: 1635760 bytes, checksum: 3903fc911003e0c93723d6bfee94323d (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-26T17:36:24Z (GMT). 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