Avaliação em larga escala: percepções, impactos e variáveis em duas escolas estaduais da 15ª CRE - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sawicki, Simone Salete
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3836
Resumo: Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada dentro da temática das políticas públicas educacionais, principalmente da avaliação em larga escala. O objetivo principal foi identificar os efeitos das políticas de avaliação em larga escala no cotidiano de duas escolas públicas estaduais da cidade de Erechim – RS, considerando as variáveis que interferem em seus resultados. Para dar materialidade ao estudo escolheu-se duas escolas públicas estaduais da 15a CRE - Erechim – RS, uma que atingiu as metas estabelecidas pelo MEC nas duas etapas do Ensino Fundamental e outra que não atingiu, nos resultados do Ideb 2015. A investigação teve o caráter de um estudo qualitativo, como método de investigação optou-se pelo estudo de caso comparativo das escolas selecionadas. A coleta de dados realizou-se através de entrevistas coletivas com a equipe gestora, questionário aberto com professores que trabalham nos anos que realizam a Prova Brasil (5o e 9o anos), análise de documentos e bases de dados do Inep/MEC. O aporte teórico-metodológico do estudo traz autores como Libâneo (2003, 2012, 2015), Werle (2010, 2011), Hoffmann (2008), Bauer (2003), Freitas (2009), entre outros. Para conhecer o que está sendo pesquisado nesta área realizou-se uma revisão bibliográfica na ANPED e SciELO, no período de 2007 a 2017. Os estudos realizados na pesquisa revelam que as políticas de avaliação educacional, hoje estabelecidas no Estado brasileiro, são permeadas por um caráter neoliberal, em que a qualidade refere-se aos resultados e não ao processo educacional em sua totalidade. Baseado em apenas duas variáveis, fluxo e desempenho, o Ideb acaba por não considerar outros aspectos que podem interferir nos resultados alcançados pelas escolas nessas aferições, como, o contexto social, cultural e econômico dos estudantes, bem como do local onde a escola está inserida, as condições de trabalho docente, a infraestrutura, entre outras, desta forma não retratando a realidade escolar e nem o trabalho desenvolvido nas escolas. Neste estudo não se nega a importância das avaliações em larga escala, desde que as mesmas sejam utilizadas de forma diagnóstica, não apenas para o estabelecimento de rankings, responsabilizando a escola e os docentes pelos resultados alcançados. Para uso pedagógico dos resultados é necessário maior compreensão por parte de gestores e professores sobre tais avaliações e seus objetivos, considerando sua utilização como ferramenta para melhoria da qualidade de educação. Ao fim deste estudo ofereço como produto às instituições um Projeto de Formação, que visa amenizar as dificuldades encontradas durante a pesquisa em relação à avaliação em larga escala.
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A coleta de dados realizou-se através de entrevistas coletivas com a equipe gestora, questionário aberto com professores que trabalham nos anos que realizam a Prova Brasil (5o e 9o anos), análise de documentos e bases de dados do Inep/MEC. O aporte teórico-metodológico do estudo traz autores como Libâneo (2003, 2012, 2015), Werle (2010, 2011), Hoffmann (2008), Bauer (2003), Freitas (2009), entre outros. Para conhecer o que está sendo pesquisado nesta área realizou-se uma revisão bibliográfica na ANPED e SciELO, no período de 2007 a 2017. Os estudos realizados na pesquisa revelam que as políticas de avaliação educacional, hoje estabelecidas no Estado brasileiro, são permeadas por um caráter neoliberal, em que a qualidade refere-se aos resultados e não ao processo educacional em sua totalidade. Baseado em apenas duas variáveis, fluxo e desempenho, o Ideb acaba por não considerar outros aspectos que podem interferir nos resultados alcançados pelas escolas nessas aferições, como, o contexto social, cultural e econômico dos estudantes, bem como do local onde a escola está inserida, as condições de trabalho docente, a infraestrutura, entre outras, desta forma não retratando a realidade escolar e nem o trabalho desenvolvido nas escolas. Neste estudo não se nega a importância das avaliações em larga escala, desde que as mesmas sejam utilizadas de forma diagnóstica, não apenas para o estabelecimento de rankings, responsabilizando a escola e os docentes pelos resultados alcançados. Para uso pedagógico dos resultados é necessário maior compreensão por parte de gestores e professores sobre tais avaliações e seus objetivos, considerando sua utilização como ferramenta para melhoria da qualidade de educação. Ao fim deste estudo ofereço como produto às instituições um Projeto de Formação, que visa amenizar as dificuldades encontradas durante a pesquisa em relação à avaliação em larga escala.This dissertation presents the research carried out within the theme of public educational policies, mainly of the large scale evaluation. The main objective was to know the effects of large scale evaluation policies in the daily life of state public schools in the city of Erechim - RS, considering the variables that interfere with their results. To give materiality to the study, two state public schools of the 15a CRE - Erechim - RS were chosen, one that reached the goals established by the MEC in the two stages of Elementary School and another that did not reach, in the measurement of 2015. The investigation had the character of a qualitative study, as a research method we chose a comparative case study of the selected schools. The data collection was carried out through collective interviews with the management team, an open questionnaire with teachers working in the years of the Prova Brasil (5th and 9th years), analysis of documents and databases of Inep / MEC. The theoretical-methodological contribution of the study includes authors such as Libâneo (2003, 2012, 2015), Werle (2010, 2011), Hoffmann (2008), Bauer (2003) and Freitas (2009). In order to know what is being researched in this area, a bibliographic review was carried out at ANPED and SciELO, from 2007 to 2016. The studies carried out in the research reveal that educational evaluation policies, now established in the Brazilian State, are permeated by a neoliberal character, in which quality refers to the results and not to the educational process in its totality. Based on only two variables, flow and performance, Ideb ends up not considering other aspects that may interfere in the results achieved by the schools in these assessments, such as the social, cultural and economic context of the students, as well as the place where the school is inserted , the working conditions of teachers, the infrastructure, among others, in this way not portraying the school reality and the work done in schools. This study does not deny the importance of large-scale evaluations, provided they are used in a diagnostic way, not only for the establishment of rankings, making the school and teachers responsible for the results achieved. For pedagogical use of the results it is necessary to have a greater understanding on the part of managers and teachers about such evaluations and their objectives, considering their use as a tool to improve the quality of education. At the end of this study, I offer as a product to the institutions a Training Project, which aims to ease the difficulties encountered during the research in relation to the large scale evaluation.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-10-31T20:15:04Z No. of bitstreams: 1 SAWICKI.pdf: 2327874 bytes, checksum: f717466e5b9b1c23e025088e3799d4ab (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-11-27T13:00:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SAWICKI.pdf: 2327874 bytes, checksum: f717466e5b9b1c23e025088e3799d4ab (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-27T13:00:35Z (GMT). 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