Avaliação da aplicação de areia descartada de fundição em bases e sub-bases de pavimentos asfálticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Manuella de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3851
Resumo: Os produtos oriundos das indústrias de fundição são essenciais a inúmeras cadeias produtivas, como a de transporte e automação. Contudo a geração de subprodutos residuais é significativa, motivando elevada preocupação ambiental com a destinação final dos mesmos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo, fomentar uma aplicação técnica e ambientalmente viável para o resíduo areia descartada de fundição produzido em uma indústria de fundição do município de Erechim-RS. Para isso, propôs-se a incorporação de diferentes teores de ADF como agregado em misturas com outros três materiais tradicionalmente utilizados na construção de bases e sub-bases de pavimentos, empregando a técnica de estabilização granulométrica. Os quatro materiais foram caracterizados quanto aos aspectos granulométricos, o que possibilitou projetar misturas de modo a satisfazer duas faixas de trabalho (“A” e “E”) especificadas pelo órgão federal que controla a construção de rodovias. Além disso, as especificações do órgão quanto aos limites de Atterberg e desgaste por abrasão foram também satisfeitas pelos materiais. As misturas com diferentes teores de ADF, moldadas nas condições ótimas, foram então submetidas a ensaios mecânicos de Índice de Suporte Califórnia (ISC) e Módulo de Resiliência (MR). As misturas projetadas com teores de 12% e 2% de ADF (faixas “A” e “E”, respectivamente) apresentaram a maior capacidade de suporte, chegando a apresentar ISC de 267,50% e 111,35%, respectivamente. No caso da faixa “A”, a adição de ADF melhorou as características de suporte da mistura. Os maiores valores de MR foram observados para misturas contendo teores de 12% e 38% (faixas “A” e “E”, respectivamente), entretanto, a variação do teor de ADF dentro de cada faixa não provocou grande variabilidade quanto as características resilientes. Por meio desses ensaios, verificou-se que a adição da ADF às faixas de trabalho “A” e “E” nos teores máximos de 12% e 38%, respectivamente, garante uma estrutura de alta densidade, resistência e pouco suscetível a deformações, podendo ser utilizada para a construção de bases e sub-bases de pavimentos, sem prejuízos de ordem técnica. A classificação ambiental da mistura contendo teor de 38% de ADF concluiu que esta é um resíduo Não Inerte – Classe II A e portanto, comprova a viabilidade ambiental da mistura para uso em bases e sub-bases de pavimentos.
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Os maiores valores de MR foram observados para misturas contendo teores de 12% e 38% (faixas “A” e “E”, respectivamente), entretanto, a variação do teor de ADF dentro de cada faixa não provocou grande variabilidade quanto as características resilientes. Por meio desses ensaios, verificou-se que a adição da ADF às faixas de trabalho “A” e “E” nos teores máximos de 12% e 38%, respectivamente, garante uma estrutura de alta densidade, resistência e pouco suscetível a deformações, podendo ser utilizada para a construção de bases e sub-bases de pavimentos, sem prejuízos de ordem técnica. A classificação ambiental da mistura contendo teor de 38% de ADF concluiu que esta é um resíduo Não Inerte – Classe II A e portanto, comprova a viabilidade ambiental da mistura para uso em bases e sub-bases de pavimentos.Products from the foundry industries are essential to numerous production chains, such as transportation and automation. However, the generation of residual by-products is significant, motivating a high environmental concern with their final destination. In this sense, the present work aims to promote a technically and environmentally viable application for the sand waste from foundry produced in a foundry industry in the city of Erechim-RS. For this purpose, it was proposed to incorporate different levels of ADF as aggregate in mixtures with three other materials traditionally used in the construction of pavement bases and sub-bases, using the granulometric stabilization technique. The four materials were characterized in terms of granulometric aspects, which made it possible to design mixtures in order to satisfy two working ranges (“A” and “E”) specified by the federal agency that controls the construction of highways. In addition, the organ's specifications regarding Atterberg limits and abrasion wear were also met by the materials. The mixtures with different levels of ADF, molded in optimum conditions, were then subjected to mechanical tests of California Bearing Ratio (CBR) and Resilient Modulus (MR). The projected mixtures with contents of 12% and 2% of ADF (range "A" and "E", respectively) showed the highest support capacity, reaching an CBR of 267.50% and 111.35%, respectively. In the case of range“ A”, the addition of ADF improved the support characteristics of the mixture. The highest values of MR were observed for mixtures containing levels of 12% and 38% (ranges "A" and "E", respectively), however, the variation of the ADF content within each range did not cause great variability in terms of resilient characteristics. Through these tests, it was found that the addition of ADF to the working ranges "A" and "E" at maximum levels of 12% and 38%, respectively, guarantees a structure of high density, resistance and little susceptible to deformations, it can be used for the construction of pavement bases and sub-bases, without any technical damage. The environmental classification of the mixture containing 38% ADF content concluded that it is a Non-Inert residue - Class II A and therefore, proves the environmental viability of the mixture for use in pavements and sub- floors.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-10-31T20:35:10Z No. of bitstreams: 1 MORAIS.pdf: 983181 bytes, checksum: b1074809dfc287ce711db4b873cfddef (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T12:19:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MORAIS.pdf: 983181 bytes, checksum: b1074809dfc287ce711db4b873cfddef (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-02T12:19:31Z (GMT). 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