Análise da inatividade dos associados de uma cooperativa de crédito: caso de uma agência da Sicoob Maxicrédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matté, Hérculis Klein
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1094
Resumo: Diante da forte concorrência no setor financeiro e da dificuldade pela conquista de vantagem competitiva, há a necessidade das cooperativas de crédito desenvolver estratégias para se sobressaírem e se manterem fortes. Manter e fidelizar, assim como reconquistar associados inativos é fundamental para um bom desempenho. Diante disso, o presente estudo busca identificar e analisar os motivos que levam o associado de uma cooperativa de crédito a não movimentar sua conta corrente, bem como, propor estratégias para reduzir o percentual de inativos e reconquistar os que se encontram nessa condição. A pesquisa se classifica como qualitativa. Quanto aos seus fins como exploratória e, em relação aos seus meios, um estudo de caso. Os sujeitos pesquisados foram os gestores da cooperativa de crédito, colaboradores de outras instituições financeiras do mesmo segmento e associados que se encontram na condição de inativos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e, para a análise dos dados foi utilizada a análise documental e análise de conteúdo. Os resultados apontam que na cooperativa não existem estratégias voltadas para a inatividade, no que se refere a ações específicas. No tocante ao perfil dos inativos, evidencia-se que a maioria são homens, com idade entre 24 e 40 anos, solteiros e trabalhadores de empresas privadas. Já as empresas são enquadradas como microempresas do ramo de móveis e eletrodomésticos. Constatou-se na pesquisa, que os principais fatores da inatividade são: o término de pagamento de empréstimo e não há mais contato para um novo crédito, o associado não recebe mais salário em conta, a falta de informação sobre todos os produtos e serviços disponíveis, a falta de retorno quando solicitados, além da falta de contato de relacionamento. Evidencia-se, com base nas entrevistas, que adotando um check list comercial padrão no ato de abertura de conta, em que sejam repassados todos os produtos e serviços, além de um software que alerte o gerente sobre a inatividade, promovendo um contato em determinados momentos, contribua para que a carteira de inativos seja reduzida. Conclui-se que identificar e analisar os fatores, bem como saber quem são os inativos, dá sustentação para adotar estratégias capazes para evitar a inatividade, também constatar a viabilidade à cooperativa de dispender esforços nesses associados, pois possibilita um alcance de maiores resultados e um melhor atendimento.
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Os sujeitos pesquisados foram os gestores da cooperativa de crédito, colaboradores de outras instituições financeiras do mesmo segmento e associados que se encontram na condição de inativos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e, para a análise dos dados foi utilizada a análise documental e análise de conteúdo. Os resultados apontam que na cooperativa não existem estratégias voltadas para a inatividade, no que se refere a ações específicas. No tocante ao perfil dos inativos, evidencia-se que a maioria são homens, com idade entre 24 e 40 anos, solteiros e trabalhadores de empresas privadas. Já as empresas são enquadradas como microempresas do ramo de móveis e eletrodomésticos. Constatou-se na pesquisa, que os principais fatores da inatividade são: o término de pagamento de empréstimo e não há mais contato para um novo crédito, o associado não recebe mais salário em conta, a falta de informação sobre todos os produtos e serviços disponíveis, a falta de retorno quando solicitados, além da falta de contato de relacionamento. Evidencia-se, com base nas entrevistas, que adotando um check list comercial padrão no ato de abertura de conta, em que sejam repassados todos os produtos e serviços, além de um software que alerte o gerente sobre a inatividade, promovendo um contato em determinados momentos, contribua para que a carteira de inativos seja reduzida. Conclui-se que identificar e analisar os fatores, bem como saber quem são os inativos, dá sustentação para adotar estratégias capazes para evitar a inatividade, também constatar a viabilidade à cooperativa de dispender esforços nesses associados, pois possibilita um alcance de maiores resultados e um melhor atendimento.Faced with strong competition in the financial sector and the difficulty of gaining competitive advantage, there is a need for credit cooperatives to develop strategies to stand out and remain strong. Keeping and retaining loyalty, as well as regaining inactive members is key to good performance. Therefore, the present study seeks to identify and analyze the reasons that lead a credit union member not to operate their current account, as well as to propose strategies to reduce the percentage of inactive people and to win back those who are in that condition. The research is classified as qualitative. As for its purposes as exploratory and, in relation to its means, a case study. The subjects surveyed were the managers of the credit cooperative, employees of other financial institutions of the same segment and associates who are inactive. Data collection was performed through semi-structured interviews and, for data analysis, document analysis and content analysis were used. The results indicate that in the cooperative there are no strategies focused on inactivity, in what refers to specific actions. Regarding the profile of the inactive, it is evident that the majority are men, between the ages of 24 and 40, singles and employees of private companies. The companies are classified as micro-companies in the furniture and home appliances business. It was found in the research that the main factors of inactivity are: the end of loan payment and there is no contact for a new credit, the associate does not receive more salary in account, lack of information on all available products and services, lack of feedback when requested, and lack of relationship contact. Based on interviews, it is evident that adopting a standard commercial checklist at the time of opening of the account, where all products and services are passed on, as well as software that alerts the manager about inactivity, promoting contact in certain The inactive portfolio is reduced. It is concluded that identifying and analyzing the factors, as well as knowing who are the inactive, gives support to adopt strategies able to avoid inactivity, also to verify the feasibility to the cooperative to spend efforts in these associates, because it allows a reach of greater results and a best atendiment.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-08-31T19:11:23Z No. of bitstreams: 1 MATTÉ.pdf: 2549038 bytes, checksum: a060933ef43c4304f887bcc865a5376d (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-09-29T12:19:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATTÉ.pdf: 2549038 bytes, checksum: a060933ef43c4304f887bcc865a5376d (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-29T12:19:57Z (GMT). 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