Mulheres e cultura: uma análise sobre a condição feminina em Histórias da Gravana, de Olinda Beja
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3426 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a condição feminina em 7 contos da obra Histórias da Gravana (2011), da escritora santomense Olinda Beja, por meio do estudo sobre a representação da mulher em São Tomé e Príncipe. Temos, em um primeiro momento, a relação dela com um tempo e espaço de pré e pós - independência e, posteriormente, a preocupação em conhecer tal condição nos dias de hoje. Toda a análise baseia-se na leitura de obras críticas de especialistas sobre a literatura em São Tomé e Príncipe, como Hussel Hamilton (2006), Inocência Mata (2008), Inara de Oliveira Rodrigues e Thaíse Santos (2011), artigos científicos com dados sobre a situação das mulheres no país e, ainda, de escritoras e teóricas feministas como Angela Davis (2017), Marcia Tiburi (2018) e Chimamanda Ngozi Adichie (2014), que fundamentam as análises sobre a condição da mulher. Por último, a busca por artigos específicos sobre a autora visam maior conhecimento acerca de sua fortuna crítica visto que esta ainda é pequena em nosso país. Nas análises, temos divisões sobre o assunto principal tratado em cada um dos contos, por isso subdividimos as análises em três momentos: a primeira subdivisão refere-se em especial às mulheres que são motivações para gerações futuras ou que encontraram caminhos para acabar com suas angústias; a segunda faz referência às que vivem sob mandos dos homens que creem ser donos de suas vidas; por último, as que são vítimas do abandono, acabando por ter de sustentar seus filhos sozinhas. Nesse sentido, busca-se a representação da mulher enquanto protagonista na obra de Olinda Beja, visto que Histórias da Gravana é um universo repleto de histórias que refletem a vida em São Tomé e Príncipe. Nos contos, além do encontro com o clima mais ameno e seco da Gravana, nos deparamos com personagens que resgatam a cultura do país, que é desvendada por meio da narrativa poética de Olinda Beja, deixando-nos deleitarmos nas histórias de vida das mulheres de sua terra natal. |
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Toda a análise baseia-se na leitura de obras críticas de especialistas sobre a literatura em São Tomé e Príncipe, como Hussel Hamilton (2006), Inocência Mata (2008), Inara de Oliveira Rodrigues e Thaíse Santos (2011), artigos científicos com dados sobre a situação das mulheres no país e, ainda, de escritoras e teóricas feministas como Angela Davis (2017), Marcia Tiburi (2018) e Chimamanda Ngozi Adichie (2014), que fundamentam as análises sobre a condição da mulher. Por último, a busca por artigos específicos sobre a autora visam maior conhecimento acerca de sua fortuna crítica visto que esta ainda é pequena em nosso país. 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Nos contos, além do encontro com o clima mais ameno e seco da Gravana, nos deparamos com personagens que resgatam a cultura do país, que é desvendada por meio da narrativa poética de Olinda Beja, deixando-nos deleitarmos nas histórias de vida das mulheres de sua terra natal.El presente trabajo tiene por objetivo analizar la condición femenina en 7 cuentos de la obra Historias da Gravana (2011), de la escritora santomense Olinda Beja, por medio del análisis sobre la mujer en Santo Tomé y Príncipe. Tenemos en un primer momento la relación de ella con un tiempo y espacio de pre y post-independencia y posteriormente la preocupación en conocer esa condición en los días de hoy. Todo análisis se basa en la lectura de obras críticas de especialistas sobre la literatura en Santo Tomé y Príncipe, como Hussel Hamilton (2006), Inocencia Mata (2008), Inara de Oliveira Rodrigues (2011), artículos científicos con datos sobre la situación de las mujeres en el país y también de escritoras y teóricas feministas como Angela Davis (2017) (2017), Marcia Tiburi (2018) y Chimamanda Ngozi Adichie (2014), que fundamentan los análisis sobre la condición de la mujer. Por último, artículos específicos sobre la autora visan un mayor conocimiento sobre su fortuna crítica ya que todavía es pequeña en nuestro país. En los análisis tenemos divisiones sobre el tema principal tratado en cada uno de los cuentos y que subdividimos en tres momentos: la primera subdivisión se refiere en especial a las mujeres que son motivaciones para generaciones futuras o que han encontrado caminos para abatir sus angustias; la segunda a las que viven bajo mandos de los hombres que creen ser dueños de sus vidas; por último, las que son víctimas del abandono, acabando por tener que sostener a sus hijos solas. En ese sentido, se busca la representación de la mujer como protagonista en la obra de Olinda Beja, visto que Historias da Gravana es un universo repleto de historias que reflejan la vida en Santo Tomé y Príncipe. En los cuentos, además del encuentro con el clima más ameno y seco de la Gravana, nos encontramos con personajes que rescatan la cultura del país, que es desvelada por medio de la narrativa poética de Olinda Beja, dejándonos deleitar en las historias de vida de las mujeres de su tierra natal.Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-06T13:03:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCARTON.pdf: 711543 bytes, checksum: 3dd1d9b7624d0b7224bce0a41ed0d960 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-06T13:03:18Z (GMT). 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