A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1962 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como meta, apresentar algumas características referentes à utilização de obras cinematográficas como fontes históricas, neste caso, específicas da Segunda Guerra Mundial. Como esse mecanismo de entretenimento se inseriu no meio histórico, como atua nos espectadores e o que lhes provoca no campo emocional. Para tal, utilizaram-se dois filmes, "O Resgate do Soldado Ryan" e "O Círculo de Fogo" que tem suas abordagens embasadas em duas batalhas da Segunda Guerra Mundial, Stalingrado e o DIA D, que foram marcos decisivos para o desfecho final da mesma. Como cada produtor buscou utilizar o fato histórico para desenvolver em paralelo uma história fictícia. Em que pontos as obras vão de encontro uma da outra e aonde se distanciam. Como este mecanismo pode ser inserido no dia a dia das salas de aula auxiliando os professores de História, e se aproximando da necessidade de acompanhar um momento em que a sociedade vive uma avalanche de informações imediatas, como animações, sons, imagens e efeitos especiais, cada vez mais inovadores, não deixando que se percam esses fatos históricos que, muitas vezes, contribuíram para as tecnologias atuais. |
id |
UFFS_22e1f8421351be0f3ad7a613754ede99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1962 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Fraga, Gerson WasenFraga, Gerson WasenSevero, Gerson Luis EgasValério, Mairon EscorsiMarcheski, Ivete Sonia2017-122018-05-24T13:27:59Z2018-05-24T13:27:59Z2017-12-20https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1962Esta pesquisa tem como meta, apresentar algumas características referentes à utilização de obras cinematográficas como fontes históricas, neste caso, específicas da Segunda Guerra Mundial. Como esse mecanismo de entretenimento se inseriu no meio histórico, como atua nos espectadores e o que lhes provoca no campo emocional. Para tal, utilizaram-se dois filmes, "O Resgate do Soldado Ryan" e "O Círculo de Fogo" que tem suas abordagens embasadas em duas batalhas da Segunda Guerra Mundial, Stalingrado e o DIA D, que foram marcos decisivos para o desfecho final da mesma. Como cada produtor buscou utilizar o fato histórico para desenvolver em paralelo uma história fictícia. Em que pontos as obras vão de encontro uma da outra e aonde se distanciam. Como este mecanismo pode ser inserido no dia a dia das salas de aula auxiliando os professores de História, e se aproximando da necessidade de acompanhar um momento em que a sociedade vive uma avalanche de informações imediatas, como animações, sons, imagens e efeitos especiais, cada vez mais inovadores, não deixando que se percam esses fatos históricos que, muitas vezes, contribuíram para as tecnologias atuais.This research aims to present some characteristics related to the use of cinematographic works as historical sources, in this case specific to World War II. How this entertainment mechanism was inserted in the historical environment, how it acts in the spectators and what causes them in the emotional field. For that, two films were used, "The Rescue of Private Ryan" and "The Circle of Fire" that have their approaches based on two battles of World War II, Stalingrad and DIA D, that were decisive milestones for the final outcome of the same. As each producer sought to use the historical fact to develop a fictitious story in parallel. At what points do the works go against each other and where do they distance themselves? As this mechanism can be inserted into the day-to-day classrooms by assisting History teachers, and approaching the need to accompany a moment in which society is experiencing an avalanche of immediate information such as animations, sounds, images and special effects, increasingly innovative, not letting themselves be lost those historical facts that have often contributed to current technologies.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-05-23T18:22:56Z No. of bitstreams: 1 MARCHESKI.pdf: 694172 bytes, checksum: d3dcd90df8ba6f654342a7b88628ad7e (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-05-24T13:27:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCHESKI.pdf: 694172 bytes, checksum: d3dcd90df8ba6f654342a7b88628ad7e (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-24T13:27:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCHESKI.pdf: 694172 bytes, checksum: d3dcd90df8ba6f654342a7b88628ad7e (MD5) Previous issue date: 2017-12-20porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ErechimHistóriaGuerraCinemaDocumentosA Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1962/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMARCHESKI.pdfMARCHESKI.pdfapplication/pdf694172https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1962/1/MARCHESKI.pdfd3dcd90df8ba6f654342a7b88628ad7eMD51prefix/19622023-07-20 14:51:58.018oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242023-07-20T17:51:58Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan" |
title |
A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan" |
spellingShingle |
A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan" Marcheski, Ivete Sonia História Guerra Cinema Documentos |
title_short |
A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan" |
title_full |
A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan" |
title_fullStr |
A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan" |
title_full_unstemmed |
A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan" |
title_sort |
A Segunda Guerra Mundial no cinema: uma comparação entre "Círculo de fogo" e " O resgate do soldado Ryan" |
author |
Marcheski, Ivete Sonia |
author_facet |
Marcheski, Ivete Sonia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fraga, Gerson Wasen |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fraga, Gerson Wasen |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Severo, Gerson Luis Egas |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Valério, Mairon Escorsi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcheski, Ivete Sonia |
contributor_str_mv |
Fraga, Gerson Wasen Fraga, Gerson Wasen Severo, Gerson Luis Egas Valério, Mairon Escorsi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Guerra Cinema Documentos |
topic |
História Guerra Cinema Documentos |
description |
Esta pesquisa tem como meta, apresentar algumas características referentes à utilização de obras cinematográficas como fontes históricas, neste caso, específicas da Segunda Guerra Mundial. Como esse mecanismo de entretenimento se inseriu no meio histórico, como atua nos espectadores e o que lhes provoca no campo emocional. Para tal, utilizaram-se dois filmes, "O Resgate do Soldado Ryan" e "O Círculo de Fogo" que tem suas abordagens embasadas em duas batalhas da Segunda Guerra Mundial, Stalingrado e o DIA D, que foram marcos decisivos para o desfecho final da mesma. Como cada produtor buscou utilizar o fato histórico para desenvolver em paralelo uma história fictícia. Em que pontos as obras vão de encontro uma da outra e aonde se distanciam. Como este mecanismo pode ser inserido no dia a dia das salas de aula auxiliando os professores de História, e se aproximando da necessidade de acompanhar um momento em que a sociedade vive uma avalanche de informações imediatas, como animações, sons, imagens e efeitos especiais, cada vez mais inovadores, não deixando que se percam esses fatos históricos que, muitas vezes, contribuíram para as tecnologias atuais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-24T13:27:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-05-24T13:27:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1962 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Erechim |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1962/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1962/1/MARCHESKI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b d3dcd90df8ba6f654342a7b88628ad7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094603929812992 |