Educação do campo: uma proposta de identidade e de ressignificação pedagógica para a Escola Estadual São João Batista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fröhlich, Darleni
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3642
Resumo: O presente trabalho de pesquisa apresenta os resultados da dissertação para o curso de pós-graduação stricto sensu para obtenção do grau de Mestre Profissional em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), considerando a temática “Educação do Campo”. Intencionou analisar a correlação do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio São João Batista com as demandas dos sujeitos do campo, das localidades da Linha Prestes e da Linha Bela Vista, do município de Novo Barreiro - RS. Os sujeitos do campesinato, historicamente, foram excluídos do processo educacional ou foram inseridos em espaços educacionais urbanos que não os contemplava, foi através dessa leitura que a organização da classe trabalhado do campo, em especial o MST, passou a pensar em uma “outra” educação para a mesma, que resultou no Projeto de Educação do Campo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a pesquisa-ação, que se constitui em uma modalidade de conhecimento coletivo que ocorre por meio de ação planejada com caráter social. Para isso, dialogamos com diferentes autores, do campo da Educação Popular, em especial da Educação do Campo, para sustentar teoricamente e direcionar este trabalho. Através de distintas técnicas: entrevista semiestruturada com os pais, questionário on-line aos professores e roda de conversa com os estudantes, obteve-se não apenas o levantamento de dados para elaboração do diagnóstico, mas também um espaço de interação dialógica entre os sujeitos envolvidos na mesma. A revisão documental do Projeto Político Pedagógico da escola também foi realizada com o intuito de observar possíveis relações com a Educação do Campo. Diante do diagnóstico, constatou-se que a escola SJB não apresenta em seu PPP um planejamento voltado aos sujeitos do campo, e que as poucas ações pedagógicas desenvolvidas pela mesma neste sentido se constituem em práticas isoladas. Neste sentido, elencou-se algumas ações educativas para orientar a reformulação do PPP da escola, voltado para a Educação do Campo, em que se leve em conta as demandas dos sujeitos imbricados no processo.
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Os sujeitos do campesinato, historicamente, foram excluídos do processo educacional ou foram inseridos em espaços educacionais urbanos que não os contemplava, foi através dessa leitura que a organização da classe trabalhado do campo, em especial o MST, passou a pensar em uma “outra” educação para a mesma, que resultou no Projeto de Educação do Campo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi a pesquisa-ação, que se constitui em uma modalidade de conhecimento coletivo que ocorre por meio de ação planejada com caráter social. Para isso, dialogamos com diferentes autores, do campo da Educação Popular, em especial da Educação do Campo, para sustentar teoricamente e direcionar este trabalho. Através de distintas técnicas: entrevista semiestruturada com os pais, questionário on-line aos professores e roda de conversa com os estudantes, obteve-se não apenas o levantamento de dados para elaboração do diagnóstico, mas também um espaço de interação dialógica entre os sujeitos envolvidos na mesma. A revisão documental do Projeto Político Pedagógico da escola também foi realizada com o intuito de observar possíveis relações com a Educação do Campo. Diante do diagnóstico, constatou-se que a escola SJB não apresenta em seu PPP um planejamento voltado aos sujeitos do campo, e que as poucas ações pedagógicas desenvolvidas pela mesma neste sentido se constituem em práticas isoladas. Neste sentido, elencou-se algumas ações educativas para orientar a reformulação do PPP da escola, voltado para a Educação do Campo, em que se leve em conta as demandas dos sujeitos imbricados no processo.El presente trabajo de pesquisa presenta los resultados de la disertación para el curso de stricto sensu para que se obtenga el grado de Maestría Profesional en Educación por la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS), considerando la temática “Educación del Campo”. Con la intensión de analizar la correlación del Proyecto Político Pedagógico de la Escuela Estadual de Enseñanza Media São João Batista con las demandas de los sujetos del campo, de las localidades de la Línea “Prestes” y de la Línea “Bela Vista”, del municipio de Novo Barreiro – RS. Los sujetos del campesinado, históricamente, fueron excluidos del proceso educacional o fueron inseridos en espacios educacionales urbanos que no los contemplaba, fue a través de esa lectura que la organización de la clase obrera del campo, en especial al MST, pasó a pensar en una “otra” educación para la misma, que resultó en el Proyecto de Educación del Campo. La metodología utilizada para el desarrollo de la pesquisa fue la pesquisa-acción, que constituye en una modalidad de conocimiento colectivo que ocurre por medio de acción planeada con carácter social. Para eso, dialogamos con diferentes autores, del campo de la Educación Popular, en especial de la Educación del Campo, para sustentar teóricamente y direccionar este trabajo. Por medio de distintas técnicas: entrevista semiestructurada con los padres, cuestionario on-line con los profesores y ronda de conversación con los estudiantes, allende del levantamiento de los dados para elaboración del diagnóstico, también se forjo un espacio de interacción dialógica entre los sujetos envueltos en la misma. La revisión documental del Proyecto Político Pedagógico de la escuela también fue realizada con el intuito de observar posibles relaciones con la Educación del Campo. Delante del diagnóstico, se constató que la escuela SJB no presenta en su PPP un planeamiento a los sujetos del campo, y que las pocas acciones pedagógicas desarrolladas por la misma en este sentido se constituyen en prácticas aisladas. Por eso, se elenco algunas acciones educativas para orientar la reformulación del PPP de la escuela volteada para la educación del campo, que se lleve en cuenta las demandas de los sujetos imbricados en el proceso.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-16T18:58:09Z No. of bitstreams: 1 FRÖHLICH.pdf: 1860694 bytes, checksum: 8c6cfaf6b30f64ada105045bb8db464d (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-19T19:43:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRÖHLICH.pdf: 1860694 bytes, checksum: 8c6cfaf6b30f64ada105045bb8db464d (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-19T19:43:58Z (GMT). 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