Modelo de construção de aulas práticas de química, utilizando princípios de gastronomia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3783 |
Resumo: | Este trabalho apresenta modelos de construção de aulas práticas de química, utilizando princípios de gastronomia, visando diminuir a dificuldade enfrentada pelos educandos ao assimilarem os complexos e na maioria das vezes abstratos, conteúdos de química sem entender em qual contexto essa ciência está inserida. O presente trabalho possibilitou deduzir que a dificuldade de aprendizagem está relacionada com a metodologia abordada pelos educadores em sala de aula, que em sua grande maioria trabalham somente com aulas teóricas sem se quer fazer um elo com o cotidiano dos educandos. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é construir aulas experimentais que possam fazer uma relação entre a teoria e a prática, sempre focando no cotidiano em que os educandos estão inseridos, além de verificar o ganho de aprendizagem significativa dos mesmos quando inseridos a tal metodologia. Os procedimentos de pesquisas adotadas para a realização deste trabalho foram, pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, e o tipo de pesquisa escolhida foi a exploratória, no intuito de aprimorar o conhecimento sobre o ensino de química. Para o desenvolvimento da parte prática realizou-se o desenvolvimento de quatro experimentos práticos com ênfase à gastronomia, que foram aplicados para os educandos que participam do projeto de ensino PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura. Onde oram aplicados questionários, sendo eles pré experimental para analisar qual o nível de conhecimento já existente e pós experimental no intuito de averiguar o ganho de conhecimento adquirido pelos educandos. E com essas práticas além de estimular a cooperação do trabalho em grupo, foi possível verificar que há uma melhor aprendizagem quando se relaciona teoria e prática, pois sempre obteve-se resultados mais satisfatórios nas respostas dos questionários pós experimentais bem como um maior interesse transmitido pelos educandos com a disciplina contemplando assim os objetivos deste trabalho. Desse modo pode se concluir que aulas práticas de química focados nos princípios da gastronomia é uma excelente alternativa para descontruir os preconceitos com a disciplina, e uma notável aprendizagem significativa. |
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Portanto, o objetivo principal deste trabalho é construir aulas experimentais que possam fazer uma relação entre a teoria e a prática, sempre focando no cotidiano em que os educandos estão inseridos, além de verificar o ganho de aprendizagem significativa dos mesmos quando inseridos a tal metodologia. Os procedimentos de pesquisas adotadas para a realização deste trabalho foram, pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, e o tipo de pesquisa escolhida foi a exploratória, no intuito de aprimorar o conhecimento sobre o ensino de química. Para o desenvolvimento da parte prática realizou-se o desenvolvimento de quatro experimentos práticos com ênfase à gastronomia, que foram aplicados para os educandos que participam do projeto de ensino PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura. Onde oram aplicados questionários, sendo eles pré experimental para analisar qual o nível de conhecimento já existente e pós experimental no intuito de averiguar o ganho de conhecimento adquirido pelos educandos. E com essas práticas além de estimular a cooperação do trabalho em grupo, foi possível verificar que há uma melhor aprendizagem quando se relaciona teoria e prática, pois sempre obteve-se resultados mais satisfatórios nas respostas dos questionários pós experimentais bem como um maior interesse transmitido pelos educandos com a disciplina contemplando assim os objetivos deste trabalho. Desse modo pode se concluir que aulas práticas de química focados nos princípios da gastronomia é uma excelente alternativa para descontruir os preconceitos com a disciplina, e uma notável aprendizagem significativa.Este trabalho apresenta modelos de construção de aulas práticas de química, utilizando princípios de gastronomia, visando diminuir a dificuldade enfrentada pelos educandos ao assimilarem os complexos e na maioria das vezes abstratos, conteúdos de química sem entender em qual contexto essa ciência está inserida. O presente trabalho possibilitou deduzir que a dificuldade de aprendizagem está relacionada com a metodologia abordada pelos educadores em sala de aula, que em sua grande maioria trabalham somente com aulas teóricas sem se quer fazer um elo com o cotidiano dos educandos. Portanto, o objetivo principal deste trabalho é construir aulas experimentais que possam fazer uma relação entre a teoria e a prática, sempre focando no cotidiano em que os educandos estão inseridos, além de verificar o ganho de aprendizagem significativa dos mesmos quando inseridos a tal metodologia. Os procedimentos de pesquisas adotadas para a realização deste trabalho foram, pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, e o tipo de pesquisa escolhida foi a exploratória, no intuito de aprimorar o conhecimento sobre o ensino de química. Para o desenvolvimento da parte prática realizou-se o desenvolvimento de quatro experimentos práticos com ênfase à gastronomia, que foram aplicados para os educandos que participam do projeto de ensino PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura. Onde oram aplicados questionários, sendo eles pré experimental para analisar qual o nível de conhecimento já existente e pós experimental no intuito de averiguar o ganho de conhecimento adquirido pelos educandos. E com essas práticas além de estimular a cooperação do trabalho em grupo, foi possível verificar que há uma melhor aprendizagem quando se relaciona teoria e prática, pois sempre obteve-se resultados mais satisfatórios nas respostas dos questionários pós experimentais bem como um maior interesse transmitido pelos educandos com a disciplina contemplando assim os objetivos deste trabalho. Desse modo pode se concluir que aulas práticas de química focados nos princípios da gastronomia é uma excelente alternativa para descontruir os preconceitos com a disciplina, e uma notável aprendizagem significativa.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-07-27T12:55:03Z No. of bitstreams: 1 SCHILES.pdf: 1779488 bytes, checksum: 70ca9e608bdccf163af6d76bf25853e9 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-09-08T18:07:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHILES.pdf: 1779488 bytes, checksum: 70ca9e608bdccf163af6d76bf25853e9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-08T18:07:48Z (GMT). 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