Aquaponia: ciência, tecnologia e sociedade através da perspectiva da educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4750 |
Resumo: | O presente trabalho faz parte do requisito parcial do componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso, do curso de Química Licenciatura, na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza - PR. A partir da pesquisa sobre os danos ambientais gerou-se reflexões a respeito das relações entre sociedade e a natureza, dentro da perspectiva histórica do desenvolvimento tecnológico de substâncias químicas, com foco nos agrotóxicos. Este trabalho foi desenvolvido a partir da abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade dentro da perspectiva da Educação Ambiental. Pensando que a contaminação da água, do solo e dos alimentos, causada pelo uso de agrotóxicos é uma realidade em nosso país, surge uma necessidade de encontrar formas alternativas e sustentáveis de produção de alimentos. Uma dessas alternativas é a aquaponia, que é um sistema de reutilização de água e uma modalidade de cultivo e produção de alimentos que integra a produção de peixes e o cultivo de plantas (hortaliças) sem o uso de solo, a partir da recirculação de água e nutrientes. O objetivo foi a construção de um protótipo de um sistema de aquaponia com materiais alternativos e de baixo custo, para que, em um contexto de ensino aprendizagem, seja utilizada como uma ferramenta didática na integração de conteúdos das diferentes áreas da ciência. Além de uma proposta de Situação de Estudo com o tema Aquaponia, com enfoque voltado para Educação do Campo, e a sinalização de alguns conceitos das Ciências Naturais e de Sustentabilidade. Além da questão educacional, foram realizadas análises de água de um sistema de aquaponia residencial, e a partir dos resultados, foi proposta otimização meio filtrante. Esta otimização foi necessária em virtude da baixa densidade de peixes (10 a 15 kg), da elevada quantidade de sólidos totais (344 e 1222 mg/L), e da baixa concentração de nitratos (0,74 e 1,10 mg/L) insuficiente para o crescimento adequado das plantas. Os resultados obtidos em comparação com a literatura confirmam a necessidade de expansão e adição de filtros (sólido e biológico) no sistema estudado. Além da baixa concentração de nitratos, outros parâmetros essenciais como pH e OD, se encontravam fora das faixas ideais descritas na literatura estudada. O pH manteve-se acima de 7 e alguns resultados de OD, com maioria nos horários noturnos, encontravam-se abaixo de 5 mg/L, prejudicando o equilíbrio entre peixes, plantas e bactérias nitrificantes. Para, além disso, foi construído o protótipo como ferramenta didática, organizou-se uma proposta de situação de estudo, sinalizando conteúdos e temas que possam ser trabalhados, com enfoque no Ensino e Educação no Campo, bem como, foi realizada a divulgação da Aquaponia em diferentes eventos, e também foram desenvolvidos folders, um deles é explicativo sobre Aquaponia, outro é relacionado com a Educação Ambiental. |
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A partir da pesquisa sobre os danos ambientais gerou-se reflexões a respeito das relações entre sociedade e a natureza, dentro da perspectiva histórica do desenvolvimento tecnológico de substâncias químicas, com foco nos agrotóxicos. Este trabalho foi desenvolvido a partir da abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade dentro da perspectiva da Educação Ambiental. Pensando que a contaminação da água, do solo e dos alimentos, causada pelo uso de agrotóxicos é uma realidade em nosso país, surge uma necessidade de encontrar formas alternativas e sustentáveis de produção de alimentos. Uma dessas alternativas é a aquaponia, que é um sistema de reutilização de água e uma modalidade de cultivo e produção de alimentos que integra a produção de peixes e o cultivo de plantas (hortaliças) sem o uso de solo, a partir da recirculação de água e nutrientes. 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