O ritual do kiki de 2011: uma interpretação etnoarqueológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2053 |
Resumo: | O Ritual do Kiki que aconteceu em 2011 na Aldeia Condá (Chapecó, Santa Catarina) é um ritual de culto aos mortos tradicional da cultura Kaingang. No passado era realizado anualmente, para que os falecidos recentes da aldeia fizessem uma boa passagem ao numbê – o mundo dos mortos. Entretanto, sua realização na atualidade significa muito mais que isso, já que atua também no sentido de resistência cultural e afirmação étnica. O objetivo da pesquisa será analisar o evento através da cultura material presente nele, buscando compreender como os artefatos podem ser agentes de informação da cultura Kaingang. Foi utilizado no trabalho o método etnoarqueológico, que interpreta a cultura material juntamente com fontes orais, etnográficas, fotográficas, escritas e audiovisuais. |
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Lino, Jaisson TeixeiraQueiroz, Isabella Brandão de2018-06-292018-08-03T19:16:51Z2018-08-03T19:16:51Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2053O Ritual do Kiki que aconteceu em 2011 na Aldeia Condá (Chapecó, Santa Catarina) é um ritual de culto aos mortos tradicional da cultura Kaingang. No passado era realizado anualmente, para que os falecidos recentes da aldeia fizessem uma boa passagem ao numbê – o mundo dos mortos. Entretanto, sua realização na atualidade significa muito mais que isso, já que atua também no sentido de resistência cultural e afirmação étnica. O objetivo da pesquisa será analisar o evento através da cultura material presente nele, buscando compreender como os artefatos podem ser agentes de informação da cultura Kaingang. Foi utilizado no trabalho o método etnoarqueológico, que interpreta a cultura material juntamente com fontes orais, etnográficas, fotográficas, escritas e audiovisuais.The Kiki Ritual that took place in 2011 in Aldeia Condá (Chapecó, Santa Catarina, Brazil) is a traditional cult of the dead ritual of Kaingang culture. In the past the event was organized annually for the people recently deceased to make a safe journey to numbê – the world of the dead. However, its realization today means much more than that, since it also acts in the sense of cultural resistance and ethnic affirmation. The objective of this work will be to analyze the event through this material culture, in order to understand how the artifacts can be agents of information of the Kaingang culture. This research used the ethnoarchaeological method to interpret the material culture together with oral, ethnographic, photographic, written and audiovisual sources.Submitted by ADAIR PERDOMO FALCÃO (adair.falcao@uffs.edu.br) on 2018-08-03T18:55:59Z No. of bitstreams: 1 QUEIROZ.pdf: 2407066 bytes, checksum: 563c7bbaae5ea14b3f5ebc232c619b3e (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T19:16:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 QUEIROZ.pdf: 2407066 bytes, checksum: 563c7bbaae5ea14b3f5ebc232c619b3e (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-03T19:16:51Z (GMT). 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