Avaliação das auditorias internas no âmbito da gestão de instituições públicas federais de ensino superior (IFES): um exame crítico de seu funcionamento e efeitos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/710 |
Resumo: | Este estudo tem como objeto efetuar uma avaliação da efetividade das auditorias internas nas Instituições Públicas Federais de Ensino Superior, tendo como principal objetivo contextualizar, verificar e discutir a concepção do modelo de auditoria interna inserida nas IFES, abordando o contexto histórico, político e social, avaliando sua efetividade quanto à contribuição de sua prática para a gestão educacional. Adotou-se o Método de Avaliação CIPP ( Context, Input, Process, Product) de Stufflebeam (2003), envolvendo diversas técnicas de pesquisa: análise bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários aos auditores e gestores. O estudo indica que o tema se insere no advento da Nova Gestão Pública, ou New Public Management. Esta nova concepção foi recepcionada por diversos países e instituições, defendida por diferentes Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial, FMI), influenciando a construção de estratégias e políticas, incluindo a área educacional, voltadas principalmente para a implementação da eficiência da gestão em países em desenvolvimento. Constata-se que, no Brasil, a NGP foi adotada com maior intensidade a partir dos anos 80, onde alguns princípios aparecem na Constituição de 1988. Aponta-se que a partir da NGP alguns mecanismos foram adotados a fim de tornar a administração pública mais eficiente, tais como o accountability (responsabilização/prestação de contas), descentralização de poderes, privatizações e auditorias internas. A prática da auditoria interna, a qual a administração pública vem perfilhando, traduz-se como uma ferramenta de verificação das práticas adotadas pela gestão, salvaguardadas através dos Princípios Constitucionais, principalmente o Princípio da Legalidade. Posteriormente, insere-se no texto conceitos, etapas, classificação e forma de trabalho das auditorias internas inseridas nas IFES. Como conclusão, destaca-se que há divergências regulamentais para as AI’s, ausência de uma maior e mais eficaz capacitação dos auditores internos e uma subutilização da gestão sobre esta ferramenta. |
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Esta nova concepção foi recepcionada por diversos países e instituições, defendida por diferentes Organismos Internacionais (UNESCO, Banco Mundial, FMI), influenciando a construção de estratégias e políticas, incluindo a área educacional, voltadas principalmente para a implementação da eficiência da gestão em países em desenvolvimento. Constata-se que, no Brasil, a NGP foi adotada com maior intensidade a partir dos anos 80, onde alguns princípios aparecem na Constituição de 1988. Aponta-se que a partir da NGP alguns mecanismos foram adotados a fim de tornar a administração pública mais eficiente, tais como o accountability (responsabilização/prestação de contas), descentralização de poderes, privatizações e auditorias internas. A prática da auditoria interna, a qual a administração pública vem perfilhando, traduz-se como uma ferramenta de verificação das práticas adotadas pela gestão, salvaguardadas através dos Princípios Constitucionais, principalmente o Princípio da Legalidade. Posteriormente, insere-se no texto conceitos, etapas, classificação e forma de trabalho das auditorias internas inseridas nas IFES. Como conclusão, destaca-se que há divergências regulamentais para as AI’s, ausência de uma maior e mais eficaz capacitação dos auditores internos e uma subutilização da gestão sobre esta ferramenta.The meaning of this work is evaluate the effectiveness of internal audit in federal public institutions of higher education, and his main goal is contextualize, evaluate and discuss the design of internal audit model implanted in the IFES, addressing the historical, political and social context, evaluating its effectiveness and regarding the contribution of educational management practice. It uses the CIPP evaluation method (Context, Input, Process, Product) of Stufflebeam (2003), with several research techniques: bibliographical analysis, document analysis and application of questionnaires to the Auditors and managers. The study indicate that the subject is part of the advent of New Public Management. This new approach was approved on several countries and institutions, defended by different initiatives (UNESCO, World Bank, IMF), influencing the construction of strategies and policies, including the educational area, and mainly to the implementation of management efficiency in developing countries. In Brazil, the NGP was adopted with high intensity about 80's, when some principles appear in the Constitution of 1988. At this time, some NGP mechanisms have been adopted in order to make the public administration more efficient, such as accountability (reports), decentralization of powers, privatization and internal audits. The practice of internal audit at public administration became a verification tool of practices adopted by management, ensuring by Constitutional principles, especially the principle of Legality. Ahead, in the text, concepts, classifications and variations of work of internal audits has entered in the IFES. As conclusion, there are regulatory differences about the AI's, careless with a largest and most effective training of Internal Auditors and a lack of management effort about this important tool.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-10T18:08:23Z No. of bitstreams: 1 BORDIN, Tamara.pdf: 3294403 bytes, checksum: 3181f3f1e4938fd848a53fee59875079 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-10T18:14:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORDIN, Tamara.pdf: 3294403 bytes, checksum: 3181f3f1e4938fd848a53fee59875079 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-10T18:14:31Z (GMT). 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