Formação (des)continuada de professores de Filosofia na região de Chapecó: dar voz às vozes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Luiz Carlos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3321
Resumo: Esta pesquisa temcomo objetivo evidenciar o processo e a concepçãodos docentes sobre a formação continuadados professores de Filosofia das escolas da rede pública estadual,alocadas no município de Chapecó. Desta forma, procura-se com este estudo responder àseguinte questão: “Como os programas de formação continuada atendem as emergências/necessidades na formação de professores de filosofia na Gerência Regional de Educação de Chapecó?”Diante desta problematização, elencou-se como objetivos específicos: (i) levantar dados históricos sobre formação continuada de professores, utilizando como base os programas oferecidos pelo Ministério da Educação e as contribuições de autores da área; (ii) discorrer sobre a presença da filosofia no currículo da educação básica nacional e no estado de Santa Catarina; e (iii) analisar dados coletados com os professores de filosofia sobre seus processos formativos e de atualizações.Para responder a questão norteadora e aos objetivos, buscou-se amparo metodológico na Hermenêutica da Profundidade (HP) de Thompson (1995) e na Análise de Discurso (AD) de Orlandi (2015). Trata-se assim, de uma pesquisa com investigações teóricas e de campo. Neste último, entrevistaram-se seis professores de Filosofia, alocados em escolas de Educação Básica de Chapecó pertencentes à Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.O presente estudo está dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo traz em seu bojo reflexões sobre o processo histórico de formação continuada de professores no Brasil. Já o segundo capítulo, trata dos caminhos metodológicos da pesquisa. O terceiro capítulo por sua vez, apresenta o contexto de entrada da Filosofia no currículo brasileiro e catarinense. E por fim, o último capítulo aponta os principais resultados obtidos com as entrevistas de professores de Filosofia e suas percepções acerca dos processos de formação continuada.Como base teórica buscou-se contribuições em autores/as que abordam a formação continuada tais como:Barretto (2015), Brzezinski (2008), Gatti (1997; 2008), Giroux (1997), Imbernón (2011), Libâneo (1982), Nóvoa (1992), Pimenta (2000), Saviani (2009; 2010), os quais contribuíram para compreender a importância da formação continuada para professores na área da filosofia. Como resultado da pesquisa, podese apontar que há uma inquietude frente à ausência de formações específicas no campo da filosofia, e da realidade de formações estanques, fragmentadas que não atendem as necessidades práticas dos professores e muito menos garantem uma base para reflexões teóricas que embasem suas compreensões frente aos temas da atualidade e dos conteúdos a serem trabalhados em sala. Os professores entrevistados, de modo geral, afirmam que não foram/são ouvidos sobre as temáticas que consideram importantes a serem estudadas, e conforme Gatti e Barreto (2009) há uma singularidade de queixas em relação às práticas de formação continuada, na qual possui influência de forma direta nas (des)motivações dos professores para as ações de Formações Continuadas, ao anunciar assim, as fragilidades das quais precisam de um olhar mais atento para se buscar melhorias nesse âmbito. Portanto, é necessário avançar-se em relação aos conhecimentos sobre as formações continuadas, no sentido de propor tanto para as redes de ensino como para as instituições de ensino superior, a seriedade com o compromisso de formação político e social da sociedade brasileira.
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Desta forma, procura-se com este estudo responder àseguinte questão: “Como os programas de formação continuada atendem as emergências/necessidades na formação de professores de filosofia na Gerência Regional de Educação de Chapecó?”Diante desta problematização, elencou-se como objetivos específicos: (i) levantar dados históricos sobre formação continuada de professores, utilizando como base os programas oferecidos pelo Ministério da Educação e as contribuições de autores da área; (ii) discorrer sobre a presença da filosofia no currículo da educação básica nacional e no estado de Santa Catarina; e (iii) analisar dados coletados com os professores de filosofia sobre seus processos formativos e de atualizações.Para responder a questão norteadora e aos objetivos, buscou-se amparo metodológico na Hermenêutica da Profundidade (HP) de Thompson (1995) e na Análise de Discurso (AD) de Orlandi (2015). Trata-se assim, de uma pesquisa com investigações teóricas e de campo. Neste último, entrevistaram-se seis professores de Filosofia, alocados em escolas de Educação Básica de Chapecó pertencentes à Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.O presente estudo está dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo traz em seu bojo reflexões sobre o processo histórico de formação continuada de professores no Brasil. Já o segundo capítulo, trata dos caminhos metodológicos da pesquisa. O terceiro capítulo por sua vez, apresenta o contexto de entrada da Filosofia no currículo brasileiro e catarinense. E por fim, o último capítulo aponta os principais resultados obtidos com as entrevistas de professores de Filosofia e suas percepções acerca dos processos de formação continuada.Como base teórica buscou-se contribuições em autores/as que abordam a formação continuada tais como:Barretto (2015), Brzezinski (2008), Gatti (1997; 2008), Giroux (1997), Imbernón (2011), Libâneo (1982), Nóvoa (1992), Pimenta (2000), Saviani (2009; 2010), os quais contribuíram para compreender a importância da formação continuada para professores na área da filosofia. Como resultado da pesquisa, podese apontar que há uma inquietude frente à ausência de formações específicas no campo da filosofia, e da realidade de formações estanques, fragmentadas que não atendem as necessidades práticas dos professores e muito menos garantem uma base para reflexões teóricas que embasem suas compreensões frente aos temas da atualidade e dos conteúdos a serem trabalhados em sala. Os professores entrevistados, de modo geral, afirmam que não foram/são ouvidos sobre as temáticas que consideram importantes a serem estudadas, e conforme Gatti e Barreto (2009) há uma singularidade de queixas em relação às práticas de formação continuada, na qual possui influência de forma direta nas (des)motivações dos professores para as ações de Formações Continuadas, ao anunciar assim, as fragilidades das quais precisam de um olhar mais atento para se buscar melhorias nesse âmbito. Portanto, é necessário avançar-se em relação aos conhecimentos sobre as formações continuadas, no sentido de propor tanto para as redes de ensino como para as instituições de ensino superior, a seriedade com o compromisso de formação político e social da sociedade brasileira.This study aims to highlight the process and the conception of the Teachers about the continuing education of Philosophy Teachers of the State public school system, located in the municipality of Chapecó. Therefore, this study seeks to answer the following question: “How do continuing education programs meet emergencies / needs in the training of philosophy Teachers in the Regional Management of Education Chapecó?” In front of this problematization, they were listed as specific objectives: (i) collect historical data about continuing Teacher education, based on the programs offered by the Ministry of Education and the contributions of authors in the area; (ii) speak about of the presence of Philosophy in the curriculum of national basic education and in the State of Santa Catarina; and (iii) analyze data collected from Philosophy Teachers about their training and updating processes. To answer the orientated question and objectives, it was sought methodological support in Thompson's Depth Hermeneutics (DH) (1995) and Orlandi's Discourse Analysis (DA) (2015). And therefore, is a study with theoretical and field investigations. In this last, six Teachers of Philosophy were interviewed in schools of Basic Education of Chapecó belonging to the State public school system of Santa Catarina. This study is divided into four chapters. The first chapter brings reflections on the historical process of continuing Teacher education in Brazil. The second chapter deals with the methodological ways of research. The third chapter, on the other hand, presents the context of Philosophy's entry into the Brazilian and Santa Catarina curriculum. And lastly, the last chapter points out the main results obtained from the interviews of Philosophy Teachers and their perceptions about the continuing education processes. As a theoretical basis, it was sought contributions from authors who approach continuing education such as: Barretto (2015), Brzezinski (2008), Gatti (1997; 2008), Giroux (1997), Imbernón (2011), Libiliar (1982) , Nóvoa (1992), Pimenta (2000), Saviani (2009; 2010), which contributed to understand the importance of continuing education for Teachers in the area of Philosophy. As a result of the research, it can be pointed out that there is concern about the absence of specific formations in the field of philosophy, and the reality of closed and fragmented formations that do not meet the practical needs of Teachers, much less guarantee a basis for theoretical reflections that base their understandings on the current issues and the contents to be worked in class. The teachers interviewed generally state that they have not been / are heard about the topics they consider important to study, and according to Gatti and Barreto (2009) there is a singularity of complaints regarding continuing educationpractices, in which they have influence. directly from teachers' (motivated) motivations for Continuing Training actions, thus announcing the weaknesses of which they need a closer look to seek improvements in this area. Therefore, it is necessary to advance in relation to the knowledge about the continuing formation, in order to propose to both the education networks and the higher education institutions, the seriousness with the commitment of political and social formation of the Brazilian society.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-11-19T13:06:55Z No. of bitstreams: 1 ABREU.pdf: 1427848 bytes, checksum: 7e29ec1edfa352081e0a12518df052c1 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-12-16T16:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ABREU.pdf: 1427848 bytes, checksum: 7e29ec1edfa352081e0a12518df052c1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-16T16:00:14Z (GMT). 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