O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfrin, Elisa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3498
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar retratos da personagem bíblica Maria Madalena, produzidas pelo artista Giampietrino, aprendiz de Leonardo Da Vinci, no século XVI, sendo elas: Maria Madalena Penitente, Santa Maria Maddalena e Maria Madalena. A relevância do trabalho coloca-se na discussão historiográfica acerca da Renascença Italiana e a produção artística do período, tendo em vista que os trabalhos realizados por aprendizes de grandes artistas da época não obtinham tanta notoriedade e as análises dos quadros de Maria Madalena, produzidos por Giampietrino, serão analisados através da metodologia de Iconologia e Iconografia de Panofsky. Por meio desta metodologia, foi possível aplicar os três níveis de análise propostos por Panofsky: descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e análise iconológica. Também foi possível analisar de forma comparativa as três imagens entre si, com imagens de outros artistas da época e entre mestre, Leonardo, e aprendiz, Giampietrino. Por meio das análises, pode-se perceber a atuação do mercado da arte e a influência na vida dos artistas. Por fim, conclui-se que o estudo de aprendizes de grandes artistas contribui para o entendimento da sociedade renascentista, e sobre a personagem retratada, Maria Madalena obedecia ao padrão de representação imposto pela Igreja na época. Os ideais de beleza seguiam aos padrões greco-romanos afim de retratar uma história mais bonita. Giampietrino deixou uma vasta produção com possibilidades extensas de análise e produção na área da História da Arte.
id UFFS_4d62b6a13b453c88ea65b5e9eb549661
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/3498
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Marquetti, DélcioManfrin, Elisa20192020-02-14T14:16:52Z20202020-02-14T14:16:52Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3498O presente trabalho tem como objetivo analisar retratos da personagem bíblica Maria Madalena, produzidas pelo artista Giampietrino, aprendiz de Leonardo Da Vinci, no século XVI, sendo elas: Maria Madalena Penitente, Santa Maria Maddalena e Maria Madalena. A relevância do trabalho coloca-se na discussão historiográfica acerca da Renascença Italiana e a produção artística do período, tendo em vista que os trabalhos realizados por aprendizes de grandes artistas da época não obtinham tanta notoriedade e as análises dos quadros de Maria Madalena, produzidos por Giampietrino, serão analisados através da metodologia de Iconologia e Iconografia de Panofsky. Por meio desta metodologia, foi possível aplicar os três níveis de análise propostos por Panofsky: descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e análise iconológica. Também foi possível analisar de forma comparativa as três imagens entre si, com imagens de outros artistas da época e entre mestre, Leonardo, e aprendiz, Giampietrino. Por meio das análises, pode-se perceber a atuação do mercado da arte e a influência na vida dos artistas. Por fim, conclui-se que o estudo de aprendizes de grandes artistas contribui para o entendimento da sociedade renascentista, e sobre a personagem retratada, Maria Madalena obedecia ao padrão de representação imposto pela Igreja na época. Os ideais de beleza seguiam aos padrões greco-romanos afim de retratar uma história mais bonita. Giampietrino deixou uma vasta produção com possibilidades extensas de análise e produção na área da História da Arte.The present work aims to analyze portraits of the biblical character Maria Magdalene, produced by artist Giampietrino, apprentice of Leonardo Da Vinci, in the 16th century, namely: Maria Magdalena Penitente, Santa Maria Maddalena and Maria Magdalena. The relevance of the work lies in the historiographical discussion about the Italian Renaissance and the artistic production of the period, considering that the works done by apprentices of great artists of the time did not obtain such notoriety and the analysis of Maria Madalena's paintings, produced by Giampietrino will be analyzed using Panofsky's Iconology and Iconography methodology. Through this methodology, it was possible to apply the three levels of analysis proposed by Panofsky: pre-iconographic description, iconographic analysis and iconological analysis. It was also possible to analyze comparatively the three images with each other, with images of other artists of the time and between master, Leonardo, and apprentice, Giampietrino. Through analysis, one can see the performance of the art market and the influence on the lives of artists. Finally, it is concluded that the study of apprentices of great artists contributes to the understanding of Renaissance society, and about the portrayed character, Mary Magdalene obeyed the pattern of representation imposed by the Church at the time. The ideals of beauty followed Greco-Roman standards to portray a more beautiful story. Giampietrino has left a vast production with extensive possibilities for analysis and production in the area of Art History.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-02-05T15:00:51Z No. of bitstreams: 1 MANFRIN.pdf: 3158752 bytes, checksum: bd87904cb78065f4d647e0d4531cd9fc (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-14T14:16:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MANFRIN.pdf: 3158752 bytes, checksum: bd87904cb78065f4d647e0d4531cd9fc (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-14T14:16:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MANFRIN.pdf: 3158752 bytes, checksum: bd87904cb78065f4d647e0d4531cd9fc (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóRenascimentoItalianosArteReligiãoHistória da arteO séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3498/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMANFRIN.pdfMANFRIN.pdfapplication/pdf3158752https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3498/1/MANFRIN.pdfbd87904cb78065f4d647e0d4531cd9fcMD51prefix/34982020-02-14 12:16:53.004oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242020-02-14T14:16:53Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino
title O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino
spellingShingle O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino
Manfrin, Elisa
Renascimento
Italianos
Arte
Religião
História da arte
title_short O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino
title_full O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino
title_fullStr O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino
title_full_unstemmed O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino
title_sort O séquito de Da Vinci na renascença italiana: retratos de Maria Madalena pelo artista Giampietrino
author Manfrin, Elisa
author_facet Manfrin, Elisa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marquetti, Délcio
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfrin, Elisa
contributor_str_mv Marquetti, Délcio
dc.subject.por.fl_str_mv Renascimento
Italianos
Arte
Religião
História da arte
topic Renascimento
Italianos
Arte
Religião
História da arte
description O presente trabalho tem como objetivo analisar retratos da personagem bíblica Maria Madalena, produzidas pelo artista Giampietrino, aprendiz de Leonardo Da Vinci, no século XVI, sendo elas: Maria Madalena Penitente, Santa Maria Maddalena e Maria Madalena. A relevância do trabalho coloca-se na discussão historiográfica acerca da Renascença Italiana e a produção artística do período, tendo em vista que os trabalhos realizados por aprendizes de grandes artistas da época não obtinham tanta notoriedade e as análises dos quadros de Maria Madalena, produzidos por Giampietrino, serão analisados através da metodologia de Iconologia e Iconografia de Panofsky. Por meio desta metodologia, foi possível aplicar os três níveis de análise propostos por Panofsky: descrição pré-iconográfica, análise iconográfica e análise iconológica. Também foi possível analisar de forma comparativa as três imagens entre si, com imagens de outros artistas da época e entre mestre, Leonardo, e aprendiz, Giampietrino. Por meio das análises, pode-se perceber a atuação do mercado da arte e a influência na vida dos artistas. Por fim, conclui-se que o estudo de aprendizes de grandes artistas contribui para o entendimento da sociedade renascentista, e sobre a personagem retratada, Maria Madalena obedecia ao padrão de representação imposto pela Igreja na época. Os ideais de beleza seguiam aos padrões greco-romanos afim de retratar uma história mais bonita. Giampietrino deixou uma vasta produção com possibilidades extensas de análise e produção na área da História da Arte.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-14T14:16:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020
2020-02-14T14:16:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3498
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3498/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3498/1/MANFRIN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bd87904cb78065f4d647e0d4531cd9fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094616485462016