Constituição da identidade camponesa Sem Terrinha na Ciranda Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3789 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo investigar como ocorre o processo do ser criança, também ressaltando como é o cuidar e o educar na ciranda infantil Semente da Criança, localizada na Escola Milton Santos, no município de Maringá, no Estado do Paraná. Isso significa trazer para o enfoque o funcionamento dos espaços das cirandas e o mais importante, conhecer e aprofundar o conceito de infância e identidade camponesa sem terrinha na ciranda infantil, tendo como ponto de partida a vida cotidiana, trazendo o histórico do movimento sem-terra. A pesquisa será realizada em um espaço do movimento social com educadores e educadoras infantis. É de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas. No primeiro capítulo farar-se-á um processo reflexivo acerca do conceito de ciranda infantil e a sua relação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra assim como contextualizar-se-á historicamente o espaço empírico dessa pesquisa que é o Centro de Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Escola Milton Santos de Agroecologia, localizada no município de Maringá/PR. O segundo capítulo traz elementos teóricos da pesquisa, tentando conceituar: infância, sujeitos, identidades, cultura e cotidiano. Desse modo trazemos alguns interlocutores que nos auxiliarão no aprofundamento da temática. O terceiro e último capítulo possui como foco central o aprofundamento acerca da constituição da identidade Sem Terrinha da Ciranda Infantil Semente da Esperança, localizada em Maringá-PR, trazendo a pesquisa empírica por meio das entrevistas semiestruturadas. Retoma-se aqui as principais questões propostas para o estudo, constituindo-se num ensaio que pretende fazer a relação da teoria com a prática. |
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Andrioli, Liria ÂngelaAnjos, Lucia Souza dos20192020-09-08T18:21:34Z20202020-09-08T18:21:34Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3789Esse trabalho tem como objetivo investigar como ocorre o processo do ser criança, também ressaltando como é o cuidar e o educar na ciranda infantil Semente da Criança, localizada na Escola Milton Santos, no município de Maringá, no Estado do Paraná. Isso significa trazer para o enfoque o funcionamento dos espaços das cirandas e o mais importante, conhecer e aprofundar o conceito de infância e identidade camponesa sem terrinha na ciranda infantil, tendo como ponto de partida a vida cotidiana, trazendo o histórico do movimento sem-terra. A pesquisa será realizada em um espaço do movimento social com educadores e educadoras infantis. É de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas. No primeiro capítulo farar-se-á um processo reflexivo acerca do conceito de ciranda infantil e a sua relação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra assim como contextualizar-se-á historicamente o espaço empírico dessa pesquisa que é o Centro de Formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Escola Milton Santos de Agroecologia, localizada no município de Maringá/PR. O segundo capítulo traz elementos teóricos da pesquisa, tentando conceituar: infância, sujeitos, identidades, cultura e cotidiano. Desse modo trazemos alguns interlocutores que nos auxiliarão no aprofundamento da temática. O terceiro e último capítulo possui como foco central o aprofundamento acerca da constituição da identidade Sem Terrinha da Ciranda Infantil Semente da Esperança, localizada em Maringá-PR, trazendo a pesquisa empírica por meio das entrevistas semiestruturadas. Retoma-se aqui as principais questões propostas para o estudo, constituindo-se num ensaio que pretende fazer a relação da teoria com a prática.This work aims to investigate how the process of being a child occurs, also emphasizing how it is to care for and educate in the children's ciranda Sementes da Criança, located in the Milton Santos School, in the municipality of Maringá, in the State of Paraná. This means focusing on the functioning of the ciranda spaces and, most importantly, getting to know and deepen the concept of childhood and peasant identity without land in the children's ciranda, taking as a starting point the daily life, bringing the history of the landless movement. The research will be carried out in a space of the social movement with educators and children's educators. It is of a qualitative nature, with semi-structured interviews. In the first chapter there will be a reflective process about the concept of children's ciranda and its relationship with the Landless Movement, as well as a historical contextualization of the empirical space of this research, which is the MST Training Center at the Milton Santos School of Agroecology, located in the municipality of Maringá/PR. The second chapter brings theoretical elements of research, trying to conceptualize: childhood, subjects, identities, culture and daily life. In this way we bring some interlocutors who will help us in the deepening of the theme. The third and last chapter has as its central focus the deepening of the constitution of the Landless Identity of Ciranda Infantil Sem Terra da Esperança, located in Maringá-PR, bringing the empirical research through semistructured interviews. The main questions proposed for the study are resumed here, constituting an essay that intends to make the relationship between theory and practice.Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2020-07-27T13:57:34Z No. of bitstreams: 1 ANJOS.pdf: 932911 bytes, checksum: 8504de787d157f81e181f4b0dfa3606e (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-09-08T18:21:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANJOS.pdf: 932911 bytes, checksum: 8504de787d157f81e181f4b0dfa3606e (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-08T18:21:34Z (GMT). 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