Inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de ciências/biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Katiane Celmer
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2427
Resumo: O presente trabalho diz respeito a uma análise dos trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia (REnBio) com foco no desenvolvimento de alunos com deficiência visual na perspectiva da educação inclusiva no ensino de ciências e biologia. Um tema que requer atenção no meio educacional, em que cada ser humano tendo ou não alguma deficiência tem direito a educação de qualidade, direito este defendido por Lei, alcançando assim uma educação inclusiva de qualidade para os alunos com deficiência visual. Segundo Alves (2006, p.11), as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, artigo 2º, destaca o seguinte: “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade a todos”. No Brasil, existem muitas pessoas com algum tipo de deficiência, podendo ser elas, visual, auditiva, física, mental, intelectual dentre outras, pessoas que na maioria das vezes são discriminadas no ambiente em que vivem, ou ainda são excluídas do mercado de trabalho, um processo de exclusão social que precisa ser superado. A educação inclusiva ainda é um processo que precisa ser melhorado sabendo da sua importância, tendo os professores o cuidado para não excluírem alunos com deficiência no processo de ensino e de avaliação. Precisamos entender que os alunos com deficiência, aqui em especial aqueles com deficiência visual, os quais possuem diferentes potenciais para aprender, ou seja, é necessário usarmos diferentes metodologias e/ou instrumentos adaptativos no desenvolvimento do processo de ensinar. Com tal preocupação, o objetivo deste estudo constituiu em investigar nos artigos da Revista REnBio e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT) quais as modalidades didáticas e pedagógicas, ou seja, as estratégias de ensino usadas no processo de ensino dos alunos com deficiência visual em tais pesquisas. O que implica no envolvimento de ações apropriadas planejadas pelos responsáveis que tem a incumbência de mediar o processo de ensino. A educação das pessoas com deficiência visual exige conhecimento e compreensão aprofundada a respeito das especificidades e implicações determinadas que necessitem de atenção e reflexão sobre a ação docente em discussão na sequência.
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Segundo Alves (2006, p.11), as diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica, artigo 2º, destaca o seguinte: “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade a todos”. No Brasil, existem muitas pessoas com algum tipo de deficiência, podendo ser elas, visual, auditiva, física, mental, intelectual dentre outras, pessoas que na maioria das vezes são discriminadas no ambiente em que vivem, ou ainda são excluídas do mercado de trabalho, um processo de exclusão social que precisa ser superado. A educação inclusiva ainda é um processo que precisa ser melhorado sabendo da sua importância, tendo os professores o cuidado para não excluírem alunos com deficiência no processo de ensino e de avaliação. Precisamos entender que os alunos com deficiência, aqui em especial aqueles com deficiência visual, os quais possuem diferentes potenciais para aprender, ou seja, é necessário usarmos diferentes metodologias e/ou instrumentos adaptativos no desenvolvimento do processo de ensinar. Com tal preocupação, o objetivo deste estudo constituiu em investigar nos artigos da Revista REnBio e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (IBICT) quais as modalidades didáticas e pedagógicas, ou seja, as estratégias de ensino usadas no processo de ensino dos alunos com deficiência visual em tais pesquisas. O que implica no envolvimento de ações apropriadas planejadas pelos responsáveis que tem a incumbência de mediar o processo de ensino. A educação das pessoas com deficiência visual exige conhecimento e compreensão aprofundada a respeito das especificidades e implicações determinadas que necessitem de atenção e reflexão sobre a ação docente em discussão na sequência.The present work concerns an analysis of the works published in the Journal of Biology Teaching (REnBio) focusing on the development of students with visual impairment in the perspective of inclusive education in science and biology education. A theme that requires attention in the educational environment, where each human being with or without a disability has the right to quality education, a right that is defended by Law, thus achieving a quality inclusive education for students with visual impairment. According to Alves (2006, p. 11), the national guidelines for special education in basic education, article 2, emphasize the following: "The education systems must register all the students and it is up to the schools to organize themselves for the care of the students with special educational needs, ensuring the necessary conditions for quality education for all. " In Brazil, there are many people with some kind of disability, such as visual, hearing, physical, mental, intellectual, among others, people who are often discriminated against in the environment in which they live or are excluded from the labor market , a process of social exclusion that needs to be overcome. Inclusive education is still a process that needs to be improved knowing its importance, with teachers being careful not to exclude students with disabilities in the teaching and assessment process. We need to understand that students with disabilities, especially those with visual impairment, who have different potential to learn, ie it is necessary to use different methodologies and / or adaptive tools in the development of the teaching process. With this concern, the objective of this study was to investigate in the articles of the REnBio and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (IBICT) the didactic and pedagogical modalities, that is, the teaching strategies used in the teaching process of students with disabilities in such research. This implies the involvement of appropriate actions planned by those responsible who are responsible for mediating the teaching process. The education of visually impaired people requires in-depth knowledge and understanding of the specific specificities and implications that need attention and reflection on the teaching action under discussion.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2019-02-11T15:19:59Z No. of bitstreams: 1 PINHEIRO.pdf: 1046421 bytes, checksum: ff4493d62ff7ee62ed6215c44d8f60a9 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-12T19:06:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PINHEIRO.pdf: 1046421 bytes, checksum: ff4493d62ff7ee62ed6215c44d8f60a9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-12T19:06:13Z (GMT). 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