Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Leticia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6637
Resumo: A inveja é um sentimento na qual tem o desejo de possuir o que o outro tem, é um sentimento infeliz diante da felicidade do outro. Nas organizações este sentimento não é diferente. Este trabalho tem como objetivo identificar o desenvolvimento dos estudos sobre o tema inveja organizacional na base de dados Google Acadêmico nos anos de 2011-2021. Para a realização deste estudo foi utilizada metodologia bibliométrico com método quantitativo e análise descritiva. Para selecionar os estudos, no banco de dados foi pesquisado por palavras-chave: "inveja organizacional", 10 estudos foram encontrados e analisados. Os resultados destes estudos mostraram que a inveja organizacional está presente em todos os ambientes onde se convive, nas organizações este sentimento é difícil compreendê-la. Embora a inveja seja um sentimento natural, nas empresas esse sentimento é utilizado como uma ferramenta estratégica. A inveja pode ser um fator desmotivador ou motivador dependendo de como cada um irá tratar este sentimento. A partir desta pesquisa, pode-se concluir que a inveja é um sentimento presente na vida de todas as pessoas e basta saber lidar com ela. Nas organizações, esse sentimento muitas vezes pode ser entendido como um incentivo para o grupo de trabalho tornar a empresa mais lucrativa. Os gestores também devem buscar o entendimento de como lidar com o sentimento para que não surjam conflitos na organização e não interfiram no funcionamento da empresa.
id UFFS_5cf0e56f7c8369047489e74b141f1fbe
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/6637
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Botelho, Louise de Lira RoedelAnes, Carlos Eduardo RuschelNogueira, Sandra VidalFerreira, Leticia2023-02-162023-07-12T17:08:53Z20232023-07-12T17:08:53Z2023https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6637A inveja é um sentimento na qual tem o desejo de possuir o que o outro tem, é um sentimento infeliz diante da felicidade do outro. Nas organizações este sentimento não é diferente. Este trabalho tem como objetivo identificar o desenvolvimento dos estudos sobre o tema inveja organizacional na base de dados Google Acadêmico nos anos de 2011-2021. Para a realização deste estudo foi utilizada metodologia bibliométrico com método quantitativo e análise descritiva. Para selecionar os estudos, no banco de dados foi pesquisado por palavras-chave: "inveja organizacional", 10 estudos foram encontrados e analisados. Os resultados destes estudos mostraram que a inveja organizacional está presente em todos os ambientes onde se convive, nas organizações este sentimento é difícil compreendê-la. Embora a inveja seja um sentimento natural, nas empresas esse sentimento é utilizado como uma ferramenta estratégica. A inveja pode ser um fator desmotivador ou motivador dependendo de como cada um irá tratar este sentimento. A partir desta pesquisa, pode-se concluir que a inveja é um sentimento presente na vida de todas as pessoas e basta saber lidar com ela. Nas organizações, esse sentimento muitas vezes pode ser entendido como um incentivo para o grupo de trabalho tornar a empresa mais lucrativa. Os gestores também devem buscar o entendimento de como lidar com o sentimento para que não surjam conflitos na organização e não interfiram no funcionamento da empresa.Envy is a feeling in which you have the desire to possess what the other has, it is an unhappy feeling in the face of the happiness of the other. In organizations this feeling is no different. This work aims to identify the development of studies on the subject of organizational envy in the Google Scholar database in the years 2011-2021. To carry out this study, a bibliometric methodology with a quantitative method and descriptive analysis was used. To select the studies, the database was searched for keywords: "organizational envy", 10 studies were found and analyzed. The results of these studies showed that organizational envy is present in all environments where people live, in organizations this feeling is difficult to understand. Although envy is a natural feeling, in companies this feeling is used as a strategic tool. Envy can be a demotivating or motivating factor depending on how each one will treat this feeling. From this research, it can be concluded that envy is a feeling present in everyone's life and it is enough to know how to deal with it. In organizations, this feeling can often be understood as an incentive for the work group to make the company more profitable. Managers should also seek to understand how to deal with the feeling so that conflicts do not arise in the organization and do not interfere with the functioning of the company.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-07-12T15:01:09Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA_L.pdf: 1235463 bytes, checksum: aefba20d0c7958a6ec9b24b02358f047 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-07-12T17:08:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA_L.pdf: 1235463 bytes, checksum: aefba20d0c7958a6ec9b24b02358f047 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-12T17:08:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA_L.pdf: 1235463 bytes, checksum: aefba20d0c7958a6ec9b24b02358f047 (MD5) Previous issue date: 2023porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoEstados emocionaisCiúmeSaúde mentalTrabalhoEstudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/6637/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALFERREIRA_L.pdfFERREIRA_L.pdfapplication/pdf1235463https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/6637/1/FERREIRA_L.pdfaefba20d0c7958a6ec9b24b02358f047MD51prefix/66372023-07-12 14:08:53.242oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242023-07-12T17:08:53Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
title Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
spellingShingle Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
Ferreira, Leticia
Estados emocionais
Ciúme
Saúde mental
Trabalho
title_short Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
title_full Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
title_fullStr Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
title_full_unstemmed Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
title_sort Estudo bibliométrico sobre inveja organizacional na base de dados do Google Acadêmico entre os anos de 2011-2021
author Ferreira, Leticia
author_facet Ferreira, Leticia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, Louise de Lira Roedel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anes, Carlos Eduardo Ruschel
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Leticia
contributor_str_mv Botelho, Louise de Lira Roedel
Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Nogueira, Sandra Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Estados emocionais
Ciúme
Saúde mental
Trabalho
topic Estados emocionais
Ciúme
Saúde mental
Trabalho
description A inveja é um sentimento na qual tem o desejo de possuir o que o outro tem, é um sentimento infeliz diante da felicidade do outro. Nas organizações este sentimento não é diferente. Este trabalho tem como objetivo identificar o desenvolvimento dos estudos sobre o tema inveja organizacional na base de dados Google Acadêmico nos anos de 2011-2021. Para a realização deste estudo foi utilizada metodologia bibliométrico com método quantitativo e análise descritiva. Para selecionar os estudos, no banco de dados foi pesquisado por palavras-chave: "inveja organizacional", 10 estudos foram encontrados e analisados. Os resultados destes estudos mostraram que a inveja organizacional está presente em todos os ambientes onde se convive, nas organizações este sentimento é difícil compreendê-la. Embora a inveja seja um sentimento natural, nas empresas esse sentimento é utilizado como uma ferramenta estratégica. A inveja pode ser um fator desmotivador ou motivador dependendo de como cada um irá tratar este sentimento. A partir desta pesquisa, pode-se concluir que a inveja é um sentimento presente na vida de todas as pessoas e basta saber lidar com ela. Nas organizações, esse sentimento muitas vezes pode ser entendido como um incentivo para o grupo de trabalho tornar a empresa mais lucrativa. Os gestores também devem buscar o entendimento de como lidar com o sentimento para que não surjam conflitos na organização e não interfiram no funcionamento da empresa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-12T17:08:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023
2023-07-12T17:08:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6637
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/6637/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/6637/1/FERREIRA_L.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
aefba20d0c7958a6ec9b24b02358f047
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765410580529152