"Um mundo em agonia": a representação da África e do negro brasileiro em escolas da região do Alto Uruguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Luciana da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2408
Resumo: O presente trabalho intenciona verificar a representação da África e do negro brasileiro no ensino de história em dez escolas da região do Alto Uruguai gaúcho, a partir das recomendações da lei 10.639/03. Para que a pesquisa fosse realizada buscamos apresentar no primeiro capítulo os conceitos de representação, identidade e as informações sobre a região do Alto Uruguai. Na segunda fase procuramos elencar a África na ordem das representações do mundo ocidental, estabelecendo um panorama de como o continente e suas populações eram vistos desde os pensadores da Antiguidade Clássica até a primeira classe dos homens de ciência do Brasil. No terceiro capítulo procuramos descobrir a representação da História da África na história oficial e as mudanças nos registros da historiografia do continente. Neste ponto abordamos a representação do negro na historiografia brasileira, as ações do Movimento Negro no âmbito da educação e, através da análise de duas produções didáticas examinamos como o conteúdo deste material representa a África e de suas populações. Na quarta e última etapa da pesquisa, abordamos o lugar historicamente delegado ao negro brasileiro tanto na sociedade como nos bancos escolares, intencionando descobrir através das representações apresentadas pelos discentes, quais foram as mudanças ocorridas nas representações da África e do negro brasileiro a partir da obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas do Brasil estabelecido pela lei 10.639/03.
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No terceiro capítulo procuramos descobrir a representação da História da África na história oficial e as mudanças nos registros da historiografia do continente. Neste ponto abordamos a representação do negro na historiografia brasileira, as ações do Movimento Negro no âmbito da educação e, através da análise de duas produções didáticas examinamos como o conteúdo deste material representa a África e de suas populações. Na quarta e última etapa da pesquisa, abordamos o lugar historicamente delegado ao negro brasileiro tanto na sociedade como nos bancos escolares, intencionando descobrir através das representações apresentadas pelos discentes, quais foram as mudanças ocorridas nas representações da África e do negro brasileiro a partir da obrigatoriedade do ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas do Brasil estabelecido pela lei 10.639/03.El presente trabajo intenta verificar la representación de África y del negro brasileño en la enseñanza de historia en diez escuelas de la región del Alto Uruguay gaucho, a partir de las recomendaciones de la ley 10.639/03. Para que la investigación fuera realizada buscamos presentar en el primer capítulo los conceptos de representación, identidad y las informaciones sobre la región del Alto Uruguay. En la segunda fase tratamos de enumerar a África en el orden de las representaciones del mundo occidental, estableciendo un panorama de cómo el continente y sus poblaciones eran vistos desde los pensadores de la Antigüedad clásica hasta la primera clase de los hombres de ciencia de Brasil. En el tercer capítulo tratamos de descubrir la representación de la Historia de África en la historia oficial y los cambios en los registros de la historiografía del continente, en este punto abordamos la representación del negro en la historiografía brasileña, las acciones del Movimiento Negro en el ámbito de la educación y, a través del análisis de dos producciones didácticas examinamos cómo el contenido de este material representa a África y sus poblaciones. En la cuarta y última etapa de la investigación, abordamos el lugar históricamente delegado al negro brasileño tanto en la sociedad como en los bancos escolares, intencionando descubrir a través de las representaciones presentadas por los discentes, cuáles fueron los cambios ocurridos en las representaciones de África y del negro brasileño a partir de la obligatoriedad de la enseñanza de Historia de África y de la Cultura Afro-brasileña en las escuelas de Brasil establecido por la ley 10.639 / 03.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2019-02-06T10:36:44Z No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 2832436 bytes, checksum: 1e73fd23c50fca9016502b7926617984 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-07T12:16:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VEIGA.pdf: 2832436 bytes, checksum: 1e73fd23c50fca9016502b7926617984 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-07T12:16:24Z (GMT). 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