Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Percio, Carla
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1836
Resumo: O marketing além de orientar as organizações, tem se tornado forte aliado aos diversos profissionais e mercados emergentes. Sob esse enfoque, surge o marketing esportivo para atender as demandas do esporte no sentido de profissionalização na sua gestão. Ainda, o atleta profissional de futebol é entendido como um produto do mercado esportivo, portanto, pode-se aliar estratégias do marketing ao seu planejamento de carreira, com o intuito promover melhores oportunidades. Sendo assim, este trabalho visa desenvolver uma proposta de planejamento de carreira para atletas profissionais de futebol, sob uma perspectiva multifocal, por meio da identificação das ferramentas disponíveis na literatura de gestão de pessoas e do marketing. Deste modo, fez-se um levantamento bibliográfico baseado em três principais vertentes, a saber: pressupostos teóricos referentes ao marketing, marketing esportivo e planejamento de carreira. A metodologia empregada neste estudo classifica-se como exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa simultaneamente. Para tanto, a coleta de dados, realizou-se em duas etapas, sendo a primeira composta por questionário aplicado junto aos atletas profissionais de futebol que atuam no time Sub-20 da Associação Chapecoense de Futebol e aos atletas profissionais de futebol que atuam no time do Avaí Futebol Clube (Avaí), e a segunda, uma entrevista aplicada junto ao gerente de futebol da Associação Chapecoense de Futebol (Chapecoense). A partir do questionário, verificou-se que os atletas dos clubes analisados consideram importante a existência de uma ferramenta para desenvolver seu planejamento de carreira, 83,3% dos atletas Sub-20 da Chapecoense e 100% dos atletas do Avaí. Por fim, apresenta-se a proposta de um plano multifocal de carreira, correlacionando o referencial teórico acerca do planejamento de carreira ao planejamento de marketing, e aos resultados obtidos na pesquisa através da análise dos dados.
id UFFS_65c3623c8aa1d2d351a3a01c2a59f440
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1836
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Cardoso, Janaína GulartePercio, Carla2017-10-252018-03-23T19:44:45Z2018-03-232018-03-23T19:44:45Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1836Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:31:13Z No. of bitstreams: 1 PERCIO.pdf: 2235561 bytes, checksum: a7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:44:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PERCIO.pdf: 2235561 bytes, checksum: a7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-23T19:44:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERCIO.pdf: 2235561 bytes, checksum: a7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725 (MD5) Previous issue date: 2017O marketing além de orientar as organizações, tem se tornado forte aliado aos diversos profissionais e mercados emergentes. Sob esse enfoque, surge o marketing esportivo para atender as demandas do esporte no sentido de profissionalização na sua gestão. Ainda, o atleta profissional de futebol é entendido como um produto do mercado esportivo, portanto, pode-se aliar estratégias do marketing ao seu planejamento de carreira, com o intuito promover melhores oportunidades. Sendo assim, este trabalho visa desenvolver uma proposta de planejamento de carreira para atletas profissionais de futebol, sob uma perspectiva multifocal, por meio da identificação das ferramentas disponíveis na literatura de gestão de pessoas e do marketing. Deste modo, fez-se um levantamento bibliográfico baseado em três principais vertentes, a saber: pressupostos teóricos referentes ao marketing, marketing esportivo e planejamento de carreira. A metodologia empregada neste estudo classifica-se como exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa simultaneamente. Para tanto, a coleta de dados, realizou-se em duas etapas, sendo a primeira composta por questionário aplicado junto aos atletas profissionais de futebol que atuam no time Sub-20 da Associação Chapecoense de Futebol e aos atletas profissionais de futebol que atuam no time do Avaí Futebol Clube (Avaí), e a segunda, uma entrevista aplicada junto ao gerente de futebol da Associação Chapecoense de Futebol (Chapecoense). A partir do questionário, verificou-se que os atletas dos clubes analisados consideram importante a existência de uma ferramenta para desenvolver seu planejamento de carreira, 83,3% dos atletas Sub-20 da Chapecoense e 100% dos atletas do Avaí. Por fim, apresenta-se a proposta de um plano multifocal de carreira, correlacionando o referencial teórico acerca do planejamento de carreira ao planejamento de marketing, e aos resultados obtidos na pesquisa através da análise dos dados.porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóEsportes por equipeMarketing esportivoCarreira profissionalPlanejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1836/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALPERCIO.pdfPERCIO.pdfapplication/pdf2235561https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1836/1/PERCIO.pdfa7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725MD51prefix/18362018-11-14 14:44:10.749oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242018-11-14T16:44:10Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
title Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
spellingShingle Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
Percio, Carla
Esportes por equipe
Marketing esportivo
Carreira profissional
title_short Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
title_full Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
title_fullStr Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
title_full_unstemmed Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
title_sort Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
author Percio, Carla
author_facet Percio, Carla
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Janaína Gularte
dc.contributor.author.fl_str_mv Percio, Carla
contributor_str_mv Cardoso, Janaína Gularte
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes por equipe
Marketing esportivo
Carreira profissional
topic Esportes por equipe
Marketing esportivo
Carreira profissional
description O marketing além de orientar as organizações, tem se tornado forte aliado aos diversos profissionais e mercados emergentes. Sob esse enfoque, surge o marketing esportivo para atender as demandas do esporte no sentido de profissionalização na sua gestão. Ainda, o atleta profissional de futebol é entendido como um produto do mercado esportivo, portanto, pode-se aliar estratégias do marketing ao seu planejamento de carreira, com o intuito promover melhores oportunidades. Sendo assim, este trabalho visa desenvolver uma proposta de planejamento de carreira para atletas profissionais de futebol, sob uma perspectiva multifocal, por meio da identificação das ferramentas disponíveis na literatura de gestão de pessoas e do marketing. Deste modo, fez-se um levantamento bibliográfico baseado em três principais vertentes, a saber: pressupostos teóricos referentes ao marketing, marketing esportivo e planejamento de carreira. A metodologia empregada neste estudo classifica-se como exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa simultaneamente. Para tanto, a coleta de dados, realizou-se em duas etapas, sendo a primeira composta por questionário aplicado junto aos atletas profissionais de futebol que atuam no time Sub-20 da Associação Chapecoense de Futebol e aos atletas profissionais de futebol que atuam no time do Avaí Futebol Clube (Avaí), e a segunda, uma entrevista aplicada junto ao gerente de futebol da Associação Chapecoense de Futebol (Chapecoense). A partir do questionário, verificou-se que os atletas dos clubes analisados consideram importante a existência de uma ferramenta para desenvolver seu planejamento de carreira, 83,3% dos atletas Sub-20 da Chapecoense e 100% dos atletas do Avaí. Por fim, apresenta-se a proposta de um plano multifocal de carreira, correlacionando o referencial teórico acerca do planejamento de carreira ao planejamento de marketing, e aos resultados obtidos na pesquisa através da análise dos dados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-23T19:44:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-23
2018-03-23T19:44:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1836
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Chapecó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1836/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1836/1/PERCIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
a7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809094602978754560