Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1836 |
Resumo: | O marketing além de orientar as organizações, tem se tornado forte aliado aos diversos profissionais e mercados emergentes. Sob esse enfoque, surge o marketing esportivo para atender as demandas do esporte no sentido de profissionalização na sua gestão. Ainda, o atleta profissional de futebol é entendido como um produto do mercado esportivo, portanto, pode-se aliar estratégias do marketing ao seu planejamento de carreira, com o intuito promover melhores oportunidades. Sendo assim, este trabalho visa desenvolver uma proposta de planejamento de carreira para atletas profissionais de futebol, sob uma perspectiva multifocal, por meio da identificação das ferramentas disponíveis na literatura de gestão de pessoas e do marketing. Deste modo, fez-se um levantamento bibliográfico baseado em três principais vertentes, a saber: pressupostos teóricos referentes ao marketing, marketing esportivo e planejamento de carreira. A metodologia empregada neste estudo classifica-se como exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa simultaneamente. Para tanto, a coleta de dados, realizou-se em duas etapas, sendo a primeira composta por questionário aplicado junto aos atletas profissionais de futebol que atuam no time Sub-20 da Associação Chapecoense de Futebol e aos atletas profissionais de futebol que atuam no time do Avaí Futebol Clube (Avaí), e a segunda, uma entrevista aplicada junto ao gerente de futebol da Associação Chapecoense de Futebol (Chapecoense). A partir do questionário, verificou-se que os atletas dos clubes analisados consideram importante a existência de uma ferramenta para desenvolver seu planejamento de carreira, 83,3% dos atletas Sub-20 da Chapecoense e 100% dos atletas do Avaí. Por fim, apresenta-se a proposta de um plano multifocal de carreira, correlacionando o referencial teórico acerca do planejamento de carreira ao planejamento de marketing, e aos resultados obtidos na pesquisa através da análise dos dados. |
id |
UFFS_65c3623c8aa1d2d351a3a01c2a59f440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1836 |
network_acronym_str |
UFFS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
repository_id_str |
3924 |
spelling |
Cardoso, Janaína GulartePercio, Carla2017-10-252018-03-23T19:44:45Z2018-03-232018-03-23T19:44:45Z2017https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1836Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:31:13Z No. of bitstreams: 1 PERCIO.pdf: 2235561 bytes, checksum: a7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:44:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PERCIO.pdf: 2235561 bytes, checksum: a7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-23T19:44:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERCIO.pdf: 2235561 bytes, checksum: a7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725 (MD5) Previous issue date: 2017O marketing além de orientar as organizações, tem se tornado forte aliado aos diversos profissionais e mercados emergentes. Sob esse enfoque, surge o marketing esportivo para atender as demandas do esporte no sentido de profissionalização na sua gestão. Ainda, o atleta profissional de futebol é entendido como um produto do mercado esportivo, portanto, pode-se aliar estratégias do marketing ao seu planejamento de carreira, com o intuito promover melhores oportunidades. Sendo assim, este trabalho visa desenvolver uma proposta de planejamento de carreira para atletas profissionais de futebol, sob uma perspectiva multifocal, por meio da identificação das ferramentas disponíveis na literatura de gestão de pessoas e do marketing. Deste modo, fez-se um levantamento bibliográfico baseado em três principais vertentes, a saber: pressupostos teóricos referentes ao marketing, marketing esportivo e planejamento de carreira. A metodologia empregada neste estudo classifica-se como exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa simultaneamente. Para tanto, a coleta de dados, realizou-se em duas etapas, sendo a primeira composta por questionário aplicado junto aos atletas profissionais de futebol que atuam no time Sub-20 da Associação Chapecoense de Futebol e aos atletas profissionais de futebol que atuam no time do Avaí Futebol Clube (Avaí), e a segunda, uma entrevista aplicada junto ao gerente de futebol da Associação Chapecoense de Futebol (Chapecoense). A partir do questionário, verificou-se que os atletas dos clubes analisados consideram importante a existência de uma ferramenta para desenvolver seu planejamento de carreira, 83,3% dos atletas Sub-20 da Chapecoense e 100% dos atletas do Avaí. Por fim, apresenta-se a proposta de um plano multifocal de carreira, correlacionando o referencial teórico acerca do planejamento de carreira ao planejamento de marketing, e aos resultados obtidos na pesquisa através da análise dos dados.porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóEsportes por equipeMarketing esportivoCarreira profissionalPlanejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1836/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALPERCIO.pdfPERCIO.pdfapplication/pdf2235561https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1836/1/PERCIO.pdfa7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725MD51prefix/18362018-11-14 14:44:10.749oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242018-11-14T16:44:10Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal |
title |
Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal |
spellingShingle |
Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal Percio, Carla Esportes por equipe Marketing esportivo Carreira profissional |
title_short |
Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal |
title_full |
Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal |
title_fullStr |
Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal |
title_full_unstemmed |
Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal |
title_sort |
Planejamento de carreira de atletas profissionais de futebol: uma perspectiva multifocal |
author |
Percio, Carla |
author_facet |
Percio, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Janaína Gularte |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Percio, Carla |
contributor_str_mv |
Cardoso, Janaína Gularte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esportes por equipe Marketing esportivo Carreira profissional |
topic |
Esportes por equipe Marketing esportivo Carreira profissional |
description |
O marketing além de orientar as organizações, tem se tornado forte aliado aos diversos profissionais e mercados emergentes. Sob esse enfoque, surge o marketing esportivo para atender as demandas do esporte no sentido de profissionalização na sua gestão. Ainda, o atleta profissional de futebol é entendido como um produto do mercado esportivo, portanto, pode-se aliar estratégias do marketing ao seu planejamento de carreira, com o intuito promover melhores oportunidades. Sendo assim, este trabalho visa desenvolver uma proposta de planejamento de carreira para atletas profissionais de futebol, sob uma perspectiva multifocal, por meio da identificação das ferramentas disponíveis na literatura de gestão de pessoas e do marketing. Deste modo, fez-se um levantamento bibliográfico baseado em três principais vertentes, a saber: pressupostos teóricos referentes ao marketing, marketing esportivo e planejamento de carreira. A metodologia empregada neste estudo classifica-se como exploratória, descritiva, qualitativa e quantitativa simultaneamente. Para tanto, a coleta de dados, realizou-se em duas etapas, sendo a primeira composta por questionário aplicado junto aos atletas profissionais de futebol que atuam no time Sub-20 da Associação Chapecoense de Futebol e aos atletas profissionais de futebol que atuam no time do Avaí Futebol Clube (Avaí), e a segunda, uma entrevista aplicada junto ao gerente de futebol da Associação Chapecoense de Futebol (Chapecoense). A partir do questionário, verificou-se que os atletas dos clubes analisados consideram importante a existência de uma ferramenta para desenvolver seu planejamento de carreira, 83,3% dos atletas Sub-20 da Chapecoense e 100% dos atletas do Avaí. Por fim, apresenta-se a proposta de um plano multifocal de carreira, correlacionando o referencial teórico acerca do planejamento de carreira ao planejamento de marketing, e aos resultados obtidos na pesquisa através da análise dos dados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-23T19:44:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-23 2018-03-23T19:44:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1836 |
url |
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Chapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
collection |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1836/2/license.txt https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1836/1/PERCIO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b a7c8949ad060fb2f0f523e80c25ca725 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809094602978754560 |