Da escravidão ao ensino superior: reparação ou migalhas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqual, Gilda Maria Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3870
Resumo: Neste trabalho mediante os temas da escravidão e o Ensino superior, o racismo e a discriminação, construo o objetivo de avaliar a respeito da presença de estudantes negros no Ensino Superior, bem como sobre a existência do racismo e a discriminação. São trabalhados os conceitos de preconceito, discriminação, racismo estrutural e institucional, igualdade de condições e de oportunidades, democracia racial e cidadania insurgente. Cabe pesquisar o número de estudantes negros no Ensino Superior, na UFFS, em Laranjeiras do Sul, PR e a presença ou não de racismo e discriminação, nessa instituição. A metodologia é qualitativa e quantitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com 5 estudantes negros da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, PR. O resultado aponta a presença de menos de um terço de estudantes negros com matrículas ativa em 2017, nessa instituição, com a presença de atitudes racistas e discriminatórias por parte de alguns estudantes e um professor.
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O resultado aponta a presença de menos de um terço de estudantes negros com matrículas ativa em 2017, nessa instituição, com a presença de atitudes racistas e discriminatórias por parte de alguns estudantes e um professor.In order to discuss the theme of “slavery and racial quotas at Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): are they a redress or only crumbs?”, in this paper I construct the objective to evaluate racial quotas in higher education and their redress for the black people slavery in Brazil. Prejudice, discrimination, structural and institutional racism, equality in conditions and opportunities, racial democracy and insurgent citizenship are some concepts discussed in this paper. It is important to investigate if quotas for the black people in higher education, especially at UFFS, in the city of Laranjeiras do Sul, Brazil, consist as a compensation for slavery. The methodology applied in this work is qualitative and qualitative, based on bibliographic and documental research, as well as semi structured interviews with five UFFS black students. The result presents racial quotes in the universities as only crumbs, not restoring the damages caused by slavery.Submitted by DANIELE ROHR (danielerohr0212@gmail.com) on 2020-11-20T17:45:07Z No. of bitstreams: 1 PASQUAL.pdf: 323552 bytes, checksum: 539c110dc864c1b7efe6ec83314209ab (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-12-02T14:54:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PASQUAL.pdf: 323552 bytes, checksum: 539c110dc864c1b7efe6ec83314209ab (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-02T14:54:34Z (GMT). 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