Educação em saúde no ensino de ciências: abordagens de saúde em livros didáticos de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rudek, Karine
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4138
Resumo: A saúde configura-se extremamente importante para a nossa vida, permeando nosso cotidiano, nossas ações individuais e coletivas, assim como os discursos midiáticos e fazendo parte do nosso processo de escolarização; para tal, considera-se a relevância do Livro Didático (LD) no cotidiano escolar, ainda, para muitos, o único material de apoio para alunos e professores, possibilitando o contato com a Saúde. Frente a isso, torna-se necessário sabermos quais as abordagens de Educação em Saúde que prevalecem nas coleções didáticas. Pesquisas apontam para a predominância de abordagens simplistas de Saúde no currículo escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as abordagens de Saúde em LDs de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), edição de 2017, buscando evidenciar a presença de três abordagens de saúde: Biomédica, Comportamental e Socioecológica. Com isso, o presente estudo, que está vinculado à linha 1 do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), trata de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em quatro etapas, a primeira sendo um panorama da produção acadêmica brasileiras (teses e dissertações) desenvolvidas no período entre 1994 e 2018, buscando investigar como a Educação em Saúde tem sido abordada nos LDs do Ensino Fundamental. Na segunda etapa, uma pesquisa documental com base na análise de conteúdo, em busca de unidades de registros que nos remetessem a tema/conteúdos de Saúde, em especial as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), buscamos em textos e imagens identificar a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard. A terceira etapa, configura se em análise das imagens de saúde em uma coleção didática de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em que buscamos discussões sobre a promoção da Saúde a partir das imagens encontradas, evidenciando as três abordagens de Saúde. Frente a essas considerações, partimos para a quarta etapa deste estudo em que buscamos compreender como os LDs apresentam os conceitos relacionados às IST. Realizou-se a leitura dos quatro volumes, 6º ao 9º ano, de oito coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2017, buscando evidenciar possíveis abordagens de saúde: biomédica, comportamental e socioecológica, através da investigação das IST. Podemos considerar como resultados da pesquisa a carência de publicações dos Programas de Pós-graduação sobre a temática Educação em Saúde em LDs da Educação Básica brasileira, principalmente na Educação Infantil. Também apontamos para alguns obstáculos epistemológicos encontrados, a simplificação do conteúdo, como rupturas para construção do conhecimento científico e compreensão conceitual. Ainda, as imagens de Saúde analisadas evidenciam que abordagens mais críticas, comportamental e socioecológica estão sendo apresentadas, mas percebe-se uma descontextualização entre elas com o contexto em que estão inseridas, ou seja, a carência de ações coletivas, sendo um fator característico da abordagem socioecológica, por exemplo. Por fim, observamos algumas lacunas no tratamento dado às questões de Educação em Saúde, em especial às IST. A maioria dos LDs investigados apresentam as IST através de uma visão simplificada de Saúde, como critério de informar aos leitores, ou ainda de prevenir futuras IST. Dessa forma, a promoção da saúde através de abordagens mais reflexivas estão timidamente sendo ressaltadas e inseridas no currículo escolar brasileiro.
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spelling Hermel, Erica do Espírito SantoUhmann, Rosangela Inês MatosSilva, Ronaldo Adriano Ribeiro daRudek, Karine2020-09-172021-04-26T11:41:09Z2021-042021-04-26T11:41:09Z2020https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4138A saúde configura-se extremamente importante para a nossa vida, permeando nosso cotidiano, nossas ações individuais e coletivas, assim como os discursos midiáticos e fazendo parte do nosso processo de escolarização; para tal, considera-se a relevância do Livro Didático (LD) no cotidiano escolar, ainda, para muitos, o único material de apoio para alunos e professores, possibilitando o contato com a Saúde. Frente a isso, torna-se necessário sabermos quais as abordagens de Educação em Saúde que prevalecem nas coleções didáticas. Pesquisas apontam para a predominância de abordagens simplistas de Saúde no currículo escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as abordagens de Saúde em LDs de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), edição de 2017, buscando evidenciar a presença de três abordagens de saúde: Biomédica, Comportamental e Socioecológica. Com isso, o presente estudo, que está vinculado à linha 1 do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), trata de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em quatro etapas, a primeira sendo um panorama da produção acadêmica brasileiras (teses e dissertações) desenvolvidas no período entre 1994 e 2018, buscando investigar como a Educação em Saúde tem sido abordada nos LDs do Ensino Fundamental. Na segunda etapa, uma pesquisa documental com base na análise de conteúdo, em busca de unidades de registros que nos remetessem a tema/conteúdos de Saúde, em especial as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), buscamos em textos e imagens identificar a presença de obstáculos epistemológicos propostos por Bachelard. A terceira etapa, configura se em análise das imagens de saúde em uma coleção didática de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental, em que buscamos discussões sobre a promoção da Saúde a partir das imagens encontradas, evidenciando as três abordagens de Saúde. Frente a essas considerações, partimos para a quarta etapa deste estudo em que buscamos compreender como os LDs apresentam os conceitos relacionados às IST. Realizou-se a leitura dos quatro volumes, 6º ao 9º ano, de oito coleções didáticas aprovadas pelo PNLD 2017, buscando evidenciar possíveis abordagens de saúde: biomédica, comportamental e socioecológica, através da investigação das IST. Podemos considerar como resultados da pesquisa a carência de publicações dos Programas de Pós-graduação sobre a temática Educação em Saúde em LDs da Educação Básica brasileira, principalmente na Educação Infantil. Também apontamos para alguns obstáculos epistemológicos encontrados, a simplificação do conteúdo, como rupturas para construção do conhecimento científico e compreensão conceitual. Ainda, as imagens de Saúde analisadas evidenciam que abordagens mais críticas, comportamental e socioecológica estão sendo apresentadas, mas percebe-se uma descontextualização entre elas com o contexto em que estão inseridas, ou seja, a carência de ações coletivas, sendo um fator característico da abordagem socioecológica, por exemplo. Por fim, observamos algumas lacunas no tratamento dado às questões de Educação em Saúde, em especial às IST. A maioria dos LDs investigados apresentam as IST através de uma visão simplificada de Saúde, como critério de informar aos leitores, ou ainda de prevenir futuras IST. Dessa forma, a promoção da saúde através de abordagens mais reflexivas estão timidamente sendo ressaltadas e inseridas no currículo escolar brasileiro.La salud es sumamente importante para nuestra vida, impregnando nuestra vida diaria, nuestras acciones individuales y colectivas, así como los discursos en los medios y siendo parte de nuestro proceso escolar; para ello, la relevancia del Libro Didáctico (LD) en la vida cotidiana escolar es considerado, todavía, para muchos, el único material de apoyo a estudiantes y docentes, posibilitando el contacto con la Salud. Para ello, es necesario conocer cuáles Los enfoques de Educación para la Salud prevalecen en las colecciones didácticas. La investigación apunta al predominio de enfoques simplistas de la salud en el currículo escolar. En este sentido, esta investigación tiene como objetivo analizar los enfoques de la Salud en LD de Ciencias de los Últimos Años de Educación Primaria aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD), edición 2017, buscando resaltar la presencia de tres enfoques de salud: , Conductual y Socioecológico.Con ello, el presente estudio, vinculado a la línea 1 del Programa de Posgrado en Docencia de las Ciencias (PPGEC), trata de una investigación cualitativa realizada en cuatro etapas, siendo la primera un panorama de la producción académica brasileña (tesis y disertaciones) desarrollados entre 1994 y 2018, buscando indagar cómo se ha abordado la Educación para la Salud en los LD de Educación Primaria. La segunda etapa, una investigación documental basada en el análisis de contenido, en busca de unidades de registros que se refieran a la temática / contenidos de Salud, especialmente Infecciones de Transmisión Sexual (ITS), buscamos en textos e imágenes para identificar la presencia de obstáculos enfoques epistemológicos propuestos por Bachelard. La tercera escenarios en el análisis de imágenes de salud en una colección didáctica de las Ciencias de años Fin de la escuela primaria, que buscan discusión sobre la promoción de la salud de las imágenes encontradas, mostrando los tres enfoques de salud. Adelante Con estas consideraciones, pasamos a la cuarta etapa de este estudio, en la que buscamos comprender cómo los LD presentan los conceptos relacionados con las ITS. Los cuatro volúmenes, del sexto al noveno año, fueron leídos de ocho colecciones didácticas aprobadas por el PNLD 2017, buscando destacar posibles enfoques de salud: biomédicos, conductuales y socioecológicos, a través de la investigación de ITS. Podemos considerar como resultado de la investigación la falta de publicaciones de los Programas de Posgrado sobre el tema Educación para la Salud en los LD de la Educación Básica Brasileña, principalmente en Educación Infantil. También señalamos algunos obstáculos epistemológicos encontrados, la simplificación del contenido, como las disrupciones en la construcción del conocimiento científico y la comprensión conceptual. Aún así, las imágenes de salud analizadas muestran que se están presentando enfoques más críticos, conductuales y socioecológicos , pero existe una falta de contexto entre ellos y el contexto en el que se insertan, es decir, la falta de acciones colectivas , siendo un factor característico el enfoque socioecológico, por ejemplo. Finalmente, observamos algunas lagunas en el tratamiento dado a los temas de Educación para la Salud, especialmente a las ITS. La mayoría de los s LDs han investigado las ITS a través de una visión simplificada d e la Salud como un criterio para informes r a los lectores, o para prevenir futuros IST. Por lo tanto, la promoción de la salud a través de los enfoques más reflectantes tentativamente se destacó y se inserta en el plan de estudios de la escuela brasileña.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-04-22T17:36:19Z No. of bitstreams: 1 RUDEK.pdf: 2163173 bytes, checksum: 1f9981346565200de9e042a8d7754338 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-26T11:41:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RUDEK.pdf: 2163173 bytes, checksum: 1f9981346565200de9e042a8d7754338 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-26T11:41:09Z (GMT). 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