Espaços rituais de ingestão da Ayahuasca no oeste catarinense: estudo de caso do Espaço Céu Caminhos do Amor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3074 |
Resumo: | O presente trabalho têm por objetivo, fazer apontamentos acerca da expansão das linhas Ayahusqueiras para o interior do Brasil, mais especificamente o oeste catarinense, utilizando como objeto de estudo o espaço xamanico Céu Caminhos do Amor, para compreender a permanência de institutos Neoxânicos em meios urbanos. Ele traça algumas das veias vegetalistas que culminam em diferentes redes ayahuasqueiras, a partir da expansão e da popularização da bebida nos seringais amazônicos, e aponta eixos que conectam uma a outra. Aborda as especificidades históricas que determinam no surgimento de espaços neoxâmanicos nos centros urbanos, e para além, apresenta uma série de ritualísticas que representam um leque de experiencias onde abrange diferentes processos de formação cultural. Utilizando como fontes primárias entrevistas e documentos oficiais do instituto, foi possível projetar o perfil dos participantes, e entender os laços entre os mesmos e a utilização da Ayahuasca. Esta monografia se propõe a discorrer acerca morfologia destas cerimonias e principalmente sua cosmologia que envolve não somente a utilização da bebida, como as abordagens culturais que se mesclam a partir das ideologias dos participantes. |
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Lino, Jaisson TeixeiraConcolatto, Natalia Aimée Barilli20192019-08-05T16:58:32Z20192019-08-05T16:58:32Z2019https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3074O presente trabalho têm por objetivo, fazer apontamentos acerca da expansão das linhas Ayahusqueiras para o interior do Brasil, mais especificamente o oeste catarinense, utilizando como objeto de estudo o espaço xamanico Céu Caminhos do Amor, para compreender a permanência de institutos Neoxânicos em meios urbanos. Ele traça algumas das veias vegetalistas que culminam em diferentes redes ayahuasqueiras, a partir da expansão e da popularização da bebida nos seringais amazônicos, e aponta eixos que conectam uma a outra. Aborda as especificidades históricas que determinam no surgimento de espaços neoxâmanicos nos centros urbanos, e para além, apresenta uma série de ritualísticas que representam um leque de experiencias onde abrange diferentes processos de formação cultural. Utilizando como fontes primárias entrevistas e documentos oficiais do instituto, foi possível projetar o perfil dos participantes, e entender os laços entre os mesmos e a utilização da Ayahuasca. Esta monografia se propõe a discorrer acerca morfologia destas cerimonias e principalmente sua cosmologia que envolve não somente a utilização da bebida, como as abordagens culturais que se mesclam a partir das ideologias dos participantes.The present work aims to make notations about the expansion of the Ayahuasqueiras lines to the interior of Brazil, specifically to the west of Santa Catarina, using as object of study the Institute Espritual Shamanic Caminhos do Amor, to understand the permanence of Neoxamanic institutes in urban environments. He traces some of the vegetal veins that culminate in different ayahuasqueiras networks, from the expansion and the popularization of the drink in the Amazon seringais, and points axes that connect one to the other. It addresses the historical specificities that determine the emergence of neoxamical spaces in urban centers, and beyond, presents a series of rituals that represent a range of experiences where it encompasses different processes of cultural formation. Using as primary sources interviews and official documents of the institute, it was possible to project the profile of the participants, and to understand the links between them and the use of Ayahuasca. This monograph aims to discuss the morphology of these ceremonies, and especially their cosmology that involves not only the use of the drink, but also the cultural approaches that merge with the ideologies of the participants.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-08-01T19:12:51Z No. of bitstreams: 1 CONCOLATTO.pdf: 1612167 bytes, checksum: 57bdfdaef740777b6817ddae1cb29023 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-08-05T16:58:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CONCOLATTO.pdf: 1612167 bytes, checksum: 57bdfdaef740777b6817ddae1cb29023 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-05T16:58:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CONCOLATTO.pdf: 1612167 bytes, checksum: 57bdfdaef740777b6817ddae1cb29023 (MD5) Previous issue date: 2019porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus ChapecóXamanismoBebidasPlantas alucinógenasEspaços rituais de ingestão da Ayahuasca no oeste catarinense: estudo de caso do Espaço Céu Caminhos do Amorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3074/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALCONCOLATTO.pdfCONCOLATTO.pdfapplication/pdf1612167https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/3074/1/CONCOLATTO.pdf57bdfdaef740777b6817ddae1cb29023MD51prefix/30742019-08-05 13:58:32.61oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242019-08-05T16:58:32Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
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