Ensino da história em momento de transição : interpretação da narrativa sobre Ditadura Civil Militar de Gilberto Cotrim nos livros didáticos entre os anos de 1985 a 1995

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tortelli, Valéria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/447
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a narrativa do autor Gilberto Cotrim sobre a Ditadura Civil Militar presente nos livros didáticos de História produzidos e publicados entre os anos de 1985 e 1995. Para compreender esse momento de transição do ensino, buscamos contextualizar o período apontando as principais transformações ocorridas no sistema de ensino a partir de 1964, e por seguinte, abordar o Ensino de História dentro do contexto da Ditadura Civil Militar; dentro desta temática debater sobre a produção e usos desse complexo material pedagógico que é o livro didático. A análise ocorreu em dois momentos nos seguintes livros: 1) para análise da fundamentação teórica do autor: “História Geral: para uma Geração Consciente” de 1985, e “Educação para uma Escola Democrática” de 1987; 2) para analisar a interpretação narrativa do tema Ditadura Civil Militar: “História do Brasil para uma Geração Consciente” de 1991 e “História e Reflexão” de 1995. Tendo como problemática, as implicações da transformação da estrutura do governo do Estado Brasileiro entre 1985 e 1995, da Ditadura Civil Militar para a Democracia, na narrativa histórica do autor Gilberto Cotrim. A estratégia metodológica aplicada consistiu na revisão bibliográfica e análise da narrativa dos livros didáticos. Inferimos, a partir do estudo realizado, que Gilberto Cotrim mobiliza conceitos marxistas para a construção de sua narrativa. Ainda, a narrativa de 1991, apresenta uma sutileza sobre o assunto Ditadura Militar e silenciamentos sobre temas polêmicos como as torturas, os assassinatos, a repressão, no entanto, em 1995, essa atitude se transforma, pois em sua narrativa apresenta uma crítica mais contundente sobre o período e todos os silêncios quebrados.
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