Concepções sobre avaliação da aprendizagem dos licenciandos do curso de ciências biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Cristiane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4783
Resumo: Avaliação da aprendizagem é um dos temas que estão presentes nas discussões atuais sobre ensino, isso não é por acaso, ainda há muito para explorar sobre a temática. Acredita-se que a prática avaliativa necessita ser repensada em muitas escolas, por muitos professores e ser apresentada de outra forma aos alunos. Diante disso, primeiramente buscou-se na literatura educacional quais são as principais características e orientações das concepções avaliativas difundidas no ambiente educacional, a fim de conhecer quais as concepções existentes. Referente a parte metodológica, foi desenvolvido e aplicado um questionário para dez licenciandos de cada uma das fases do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, com o intuito de identificar e analisar quais são as concepções sobre avaliação da aprendizagem apresentadas pelos licenciandos deste curso, visto que, esses serão professores em breve e deverão estar preparados. A análise dos dados transcritos foi realizada pela Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi, 2006. Primeiramente os dados coletados com os questionários foram transcritos e unitarizados, cumprindo a primeira etapa da ATD, a partir disso, com a aproximação dessas palavras foi possível identificar unidades de significado, a partir das quais identificou-se duas categorias à priori: I) O que é avaliação? E porque somos avaliados? II) Aspectos positivos e negativos em relação à avaliação; e uma ainda, emergente da pesquisa III) Sentimentos envolvidos nos processos avaliativos. Os resultados da pesquisa indicam que existem diferentes concepções da avaliação da aprendizagem dentro do curso e que os licenciandos não possuem uma concepção fechada sobre o que é avaliação, para muitos essas questões ainda estão em construção. Notou-se que as concepções de avaliação classificatória são bem fortes entre alguns, mas que é possível evoluir nesse sentido, visto que as concepções classificatórias aparecem mais nas fases iniciais e as concepções formativas têm mais ênfase nas fases finais. Pode-se considerar que o ambiente universitário é berço para diversos momentos de discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas, principalmente quando se trata de um curso de formação de docentes e é nesse sentido que surge também a esperança de alcançar novas concepções e novas ações acerca da avaliação da aprendizagem.
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Referente a parte metodológica, foi desenvolvido e aplicado um questionário para dez licenciandos de cada uma das fases do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, com o intuito de identificar e analisar quais são as concepções sobre avaliação da aprendizagem apresentadas pelos licenciandos deste curso, visto que, esses serão professores em breve e deverão estar preparados. A análise dos dados transcritos foi realizada pela Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi, 2006. Primeiramente os dados coletados com os questionários foram transcritos e unitarizados, cumprindo a primeira etapa da ATD, a partir disso, com a aproximação dessas palavras foi possível identificar unidades de significado, a partir das quais identificou-se duas categorias à priori: I) O que é avaliação? E porque somos avaliados? II) Aspectos positivos e negativos em relação à avaliação; e uma ainda, emergente da pesquisa III) Sentimentos envolvidos nos processos avaliativos. Os resultados da pesquisa indicam que existem diferentes concepções da avaliação da aprendizagem dentro do curso e que os licenciandos não possuem uma concepção fechada sobre o que é avaliação, para muitos essas questões ainda estão em construção. Notou-se que as concepções de avaliação classificatória são bem fortes entre alguns, mas que é possível evoluir nesse sentido, visto que as concepções classificatórias aparecem mais nas fases iniciais e as concepções formativas têm mais ênfase nas fases finais. Pode-se considerar que o ambiente universitário é berço para diversos momentos de discussões e reflexões sobre as práticas pedagógicas, principalmente quando se trata de um curso de formação de docentes e é nesse sentido que surge também a esperança de alcançar novas concepções e novas ações acerca da avaliação da aprendizagem.Learning assessment is one of the topics that are present in the current discussions on teaching, this is no accident, there is still much to explore on the subject. It is believed that the evaluative practice needs to be rethought in many schools, by many teachers and presented to students in a different way. In view of this, firstly the educational literature was searched for the main characteristics and orientations of the evaluative conceptions disseminated in the educational environment, in order to know which conceptions exist. Regarding the methodological part, a questionnaire was developed for ten undergraduates from each of the phases of the Biological Sciences Course of the Federal University of the Southern Frontier (UFFS) - Campus Realeza, in order to identify and analyze the conceptions about evaluation the students of this course, since they will be teachers soon and should be prepared. The analysis of the transcribed data was performed by the Discursive Textual Analysis (DTA), proposed by Moraes and Galiazzi, 2006. First, the data collected with the questionnaires were transcribed and unitarized, fulfilling the first stage of DTA, from there, with the approximation of these words it was possible to identify units of meaning, from which two categories were identified a priori: I) What is evaluation? And why are we evaluated? II) Positive and negative aspects regarding the evaluation; and one still emerging from the research III) Feelings involved in the evaluative processes. The results of the research indicate that there are different conceptions of the evaluation of learning within the course and that the graduates do not have a closed conception about what is evaluation, for many these questions are still under construction. It was noted that the conceptions of classificatory evaluation are very strong among some, but that it is possible to evolve in this sense, since the classificatory conceptions appear more in the initial phases and the formative conceptions have more emphasis in the final phases. It can be considered that the university environment is the cradle for several moments of discussions and reflections on pedagogical practices, especially when it comes to a course of teacher training and it is in this sense that there is also the hope of reaching new conceptions and new actions about learning assessment.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2021-10-04T19:29:18Z No. of bitstreams: 1 FURTADO.pdf: 827499 bytes, checksum: c771f4ad031cf9a9617258ee95d3460c (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-12-10T14:40:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FURTADO.pdf: 827499 bytes, checksum: c771f4ad031cf9a9617258ee95d3460c (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-10T14:40:36Z (GMT). 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