Produção científica brasileira sobre o vocabulário acadêmico e a compreensão em leitura: periódicos de acesso livre e teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentini, Naiara Letícia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3920
Resumo: Os registros dos conhecimentos e seus avanços em sociedades letradas se dá, essencialmente, por meio de textos escritos. Além deles, por meio da escrita são difundidas também as mais variadas informações, notícias e opiniões. Assim sendo, fica evidente a demanda por habilidades em leitura. Ler, no entanto, não se restringe a atividades de decodificação da escrita, tampouco se restringe a atividades de localização de informações contidas nos textos (GOMES et al., 2017). Ler é uma tarefa complexa que demanda desde habilidades linguísticas, como o conhecimento do código, o reconhecimento de palavras e seus significados, a compreensão dos tipos e gêneros textuais, entre outros, até habilidades cognitivas, como a ativação de conhecimento prévio, a realização de inferências, o levantamento e a refutação de hipóteses etc. (SILVA; MOTA, 2009). Observando a complexidade da leitura e sua importância para uma atuação cidadã autônoma dentro das sociedades (ROSSI et al., 2016), acreditamos que pesquisas voltadas para ela são fundamentais. Nesse sentido, considerando as diversas possibilidades de estudos sobre leitura, selecionamos o vocabulário acadêmico e sua influência na compreensão em leitura como objeto de pesquisa. Por vocabulário acadêmico, temos tanto as palavras específicas de cada área do conhecimento, como também as palavras que permeiam os mais diversos contextos e disciplinas (NAGY; TOWNSEND, 2012; TOWNSEND, 2015; ROESSINGH, 2016; CAIN; OAKHILL, 2011). A partir disso, o objetivo geral da presente pesquisa foi a realização do levantamento e da sistematização de dados obtidos na Plataforma Sucupira, a respeito de publicações em revistas e no Catálogo de Teses e Dissertações, ambos da Capes. Para serem realizadas as buscas nos periódicos, estes deveriam estar classificados na categoria Linguística e Literatura, e estar entre as estratificações de Qualis A1 e B5. No Catálogo de Teses e Dissertações, para ser selecionada, a produção deveria ser tese ou dissertação, incluindo as de programas profissionais, isto é, não foram considerados nesta pesquisa os trabalhos de especialização. O recorte temporal selecionado foi o de janeiro de 2006 a agosto de 2018 e os descritores utilizados para realizar as buscas dentro dos periódicos e do banco de teses e dissertações foram: leitura (reading), compreensão em leitura (reading comprehension), vocabulário (vocabulary), léxico (lexicon), vocabulário acadêmico (academic vocabulary) e ensino de vocabulário acadêmico (academic vocabulary teaching). Os resultados obtidos são apresentados por meio de tabelas de gráficos, com o intuito de oferecer maior clareza para as análises. A partir do levantamento e da análise dos dados, verificamos que as pesquisas acerca da compreensão em leitura são notórias no meio acadêmico. Contudo, observamos que o vocabulário acadêmico é uma esfera que tangencia essas pesquisas, demandando ainda o aprofundamento na realização e a ampliação na divulgação das pesquisas especificamente voltadas ao tema.
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Ler é uma tarefa complexa que demanda desde habilidades linguísticas, como o conhecimento do código, o reconhecimento de palavras e seus significados, a compreensão dos tipos e gêneros textuais, entre outros, até habilidades cognitivas, como a ativação de conhecimento prévio, a realização de inferências, o levantamento e a refutação de hipóteses etc. (SILVA; MOTA, 2009). Observando a complexidade da leitura e sua importância para uma atuação cidadã autônoma dentro das sociedades (ROSSI et al., 2016), acreditamos que pesquisas voltadas para ela são fundamentais. Nesse sentido, considerando as diversas possibilidades de estudos sobre leitura, selecionamos o vocabulário acadêmico e sua influência na compreensão em leitura como objeto de pesquisa. Por vocabulário acadêmico, temos tanto as palavras específicas de cada área do conhecimento, como também as palavras que permeiam os mais diversos contextos e disciplinas (NAGY; TOWNSEND, 2012; TOWNSEND, 2015; ROESSINGH, 2016; CAIN; OAKHILL, 2011). A partir disso, o objetivo geral da presente pesquisa foi a realização do levantamento e da sistematização de dados obtidos na Plataforma Sucupira, a respeito de publicações em revistas e no Catálogo de Teses e Dissertações, ambos da Capes. Para serem realizadas as buscas nos periódicos, estes deveriam estar classificados na categoria Linguística e Literatura, e estar entre as estratificações de Qualis A1 e B5. No Catálogo de Teses e Dissertações, para ser selecionada, a produção deveria ser tese ou dissertação, incluindo as de programas profissionais, isto é, não foram considerados nesta pesquisa os trabalhos de especialização. O recorte temporal selecionado foi o de janeiro de 2006 a agosto de 2018 e os descritores utilizados para realizar as buscas dentro dos periódicos e do banco de teses e dissertações foram: leitura (reading), compreensão em leitura (reading comprehension), vocabulário (vocabulary), léxico (lexicon), vocabulário acadêmico (academic vocabulary) e ensino de vocabulário acadêmico (academic vocabulary teaching). Os resultados obtidos são apresentados por meio de tabelas de gráficos, com o intuito de oferecer maior clareza para as análises. A partir do levantamento e da análise dos dados, verificamos que as pesquisas acerca da compreensão em leitura são notórias no meio acadêmico. Contudo, observamos que o vocabulário acadêmico é uma esfera que tangencia essas pesquisas, demandando ainda o aprofundamento na realização e a ampliação na divulgação das pesquisas especificamente voltadas ao tema.The records of knowledge and their advances in literate societies essentially happen through written texts. Besides them, the most varied information, news and opinions are disseminated through writing as well. Thus, the demand for reading skills is evident. Reading, however, is not restricted to decoding activities of writing, nor is it restricted to activities of localization of information contained in texts (GOMES et al., 2017). Reading is a complex task that demands language skills, such as knowledge of the code, the recognition of words and their meanings, the comprehension of textual types and genres, among others, and cognitive skills, such as the activation of previous knowledge, the accomplishment of inferences, the raising and refuting of hypotheses, etc. (SILVA; MOTA, 2009). Noting the complexity of reading and its importance for an autonomous citizen action within these societies (suggestion: societies); we believe that researches about reading are fundamental. In this sense, considering the various possibilities of studies regarding reading, we selected the academic vocabulary and its influence on reading comprehension as the object of our research. Academic vocabulary embodies both the words specific to each area of knowledge, as well as the words that permeate the most diverse contexts and disciplines (NAGY; TOWNSEND, 2012; TOWNSEND, 2015; ROESSINGH, 2016; CAIN; OAKHILL, 2011). Taking this into account, the general objective of this research was to collect and to systematize the data obtained in the Sucupira Platform, regarding publications in magazines and in the Catalog of Theses and Dissertations, both from Capes. To perform the searches in the journals, they had to be classified in the Linguistics and Literature category and be among the stratifications of Qualis A1 and B5. In the Catalog of Theses and Dissertations, to be selected, the study had to be thesis or dissertation, including those of professional programs, that is, this research did not consider the specialization works. The selected timeframe was from January 2006 to August 2018, and the descriptors used to perform searches within journals and the database of theses and dissertations were: reading, reading comprehension, vocabulary, lexicon, academic vocabulary, and academic vocabulary teaching. The results obtained are presented through graphical tables, in order to provide more clarity for the analysis. From the survey and analysis of the data, we found that the research on reading comprehension is notorious in the academic world. However, it was possible to see that the academic vocabulary is a sphere that tangents these researches, also demanding the deepening in the accomplishment and the expansion in the dissemination of the research specifically focused on the theme.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-03-04T19:33:12Z No. of bitstreams: 1 VALENTINI.pdf: 8820663 bytes, checksum: 31c266b156b92711b82ba1525be58ead (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-03-08T23:00:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VALENTINI.pdf: 8820663 bytes, checksum: 31c266b156b92711b82ba1525be58ead (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-08T23:00:30Z (GMT). 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