A combinação da modelagem matemática e da metodologia ativa da sala de aula invertida como estratégia de ensino e aprendizagem em um curso técnico em agropecuária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daltoé, Camila
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5223
Resumo: A ausência de contextualização de conteúdos matemáticos na Educação Básica e de formação técnica, constitui um dos fatores que favorece a falta de motivação e consequente aumento das dificuldades na sua compreensão. Na tentativa de promover a integração dos conceitos matemáticos com situações reais por meio de uma metodologia ativa, o objetivo do presente trabalho é analisar as contribuições da utilização da Modelagem Matemática combinada com a metodologia ativa de sala de aula invertida no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública com habilitação em Técnico em Agropecuária, localizada no município de Riqueza- SC. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, visando a aplicação de atividades de Modelagem Matemática associada ao conhecimento técnico e ao cotidiano dos alunos. A coleta de dados foi realizada através de um diário de bordo, pela aplicação de um questionário e pelas atividades desenvolvidas pelos alunos. A análise dos dados coletados é textual discursiva, feita a partir das categorias estabelecidas. A aplicação prática desta proposta foi organizada em períodos de estudo presencial e a distância, sendo estes, constituídos de momentos síncronos e assíncronos. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que essa combinação metodológica trouxe contribuições positivas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, contribuindo principalmente para despertar o interesse e a motivação. Também foram observados indícios de que auxiliou na compreensão de conteúdos de Matemática e na ampliação da habilidade de identificar e de resolver situações-problema a partir da proposta de estudo de projeções de instalações agrícolas escolhidas pelos alunos.
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A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, visando a aplicação de atividades de Modelagem Matemática associada ao conhecimento técnico e ao cotidiano dos alunos. A coleta de dados foi realizada através de um diário de bordo, pela aplicação de um questionário e pelas atividades desenvolvidas pelos alunos. A análise dos dados coletados é textual discursiva, feita a partir das categorias estabelecidas. A aplicação prática desta proposta foi organizada em períodos de estudo presencial e a distância, sendo estes, constituídos de momentos síncronos e assíncronos. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que essa combinação metodológica trouxe contribuições positivas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, contribuindo principalmente para despertar o interesse e a motivação. Também foram observados indícios de que auxiliou na compreensão de conteúdos de Matemática e na ampliação da habilidade de identificar e de resolver situações-problema a partir da proposta de estudo de projeções de instalações agrícolas escolhidas pelos alunos.The default of contextualization of mathematical content in Basic Education and technical training is one of the factors that favors of motivation absence and the consequent difficulties increase in understanding it. In an attempt to promote the integration of mathematical concepts with real situations through an active methodology, the objective of this work is to analyze the contributions of Mathematical Modeling combined with the active methodology of flipped classroom in the Math teaching and learning process. The research subjects are third-year high school students at a public school with a degree in Agricultural Technician, located in the Riqueza-SC city. The research has a qualitative approach, aiming at the application of Mathematical Modeling activities associated with technical knowledge and the daily lives of students. Data collection was carried out through a logbook, the application of a questionnaire and the activities carried out by the students. The analysis of collected data is textual discursive, based on established categories. The practical application of this proposal was organized into periods of in-person and distance study, which were constituted by synchronous and asynchronous moments. From the analysis of the collected data, it was found that this methodological combination brought positive contributions to the teaching and learning process of Mathematics, contributing mainly to arouse interest and motivation. Evidence was also observed that it helped in the understanding of the Mathematics content and in the expansion of the ability to identify and solve problem-situations based on the proposed study of projections of agricultural facilities chosen by the students.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-03-23T11:10:32Z No. of bitstreams: 1 DALTOÉ.pdf: 1473333 bytes, checksum: d4c43273737b52546e3cd1b45fc16156 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-31T14:30:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DALTOÉ.pdf: 1473333 bytes, checksum: d4c43273737b52546e3cd1b45fc16156 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-31T14:30:24Z (GMT). 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