Tempos de festejar: Kerbfest como patrimônio teuto-brasileiro de Seara/SC (1993-2005)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4282 |
Resumo: | Esta pesquisa analisou o Kerbfest de Seara/SC, ocorrido entre os anos de 1993 a 2005. Objetivou-se examinar como o Kerbfest construiu laços de pertencimento entre os descendentes de alemães no município de Seara. A metodologia utilizada compreendeu um estudo bibliográfico que, primeiramente, contextualizou a festa através dos processos de colonização germânica em esfera nacional e municipal. Posteriormente, foram problematizadas as relações étnicas, bem como as noções de representatividade e de bens patrimoniais. Para a festividade, foram utilizadas fontes orais, audiovisuais, jornais, atas de reuniões de presbitérios, fotografias e fôlderes. Dessa forma, o estudo voltou-se às análises das representações e relações étnicas e de seus bens patrimoniais. Os principais resultados desta pesquisa podem ser apontados como uma festa idealizada por um pastor e que, inicialmente, tinha o intuito de angariar lucros para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Seara/SC. Contudo, o sentido da festa foi compreendido de maneiras distintas entre seus coordenadores; mas, para todos da equipe, foi uma maneira de representar a germanidade, uma das características étnicas teuto-brasileiras. Também trouxe um passado imaginado criado com base nos costumes do final do século XIX na Alemanha com ideais nacionalistas e disseminados no Brasil em grande medida na década de 1980 por folcloristas, além de integrar elementos de outros Kerbfesten da região. A festividade foi considerada uma tradição devido à sua constante repetição nos calendários municipais e religiosos de confissão luterana. Para a realização do Kerbfest, houve trocas étnicas que partiam desde o patrocínio, participações na festa e na composição de pratos, selecionados pelos organizadores, considerados típicos da culinária alemã. Esta festividade representou não somente um passado imaginário alemão, como também um passado colonial da região, fazendo parte do patrimônio cultural. |
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Os principais resultados desta pesquisa podem ser apontados como uma festa idealizada por um pastor e que, inicialmente, tinha o intuito de angariar lucros para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Seara/SC. Contudo, o sentido da festa foi compreendido de maneiras distintas entre seus coordenadores; mas, para todos da equipe, foi uma maneira de representar a germanidade, uma das características étnicas teuto-brasileiras. Também trouxe um passado imaginado criado com base nos costumes do final do século XIX na Alemanha com ideais nacionalistas e disseminados no Brasil em grande medida na década de 1980 por folcloristas, além de integrar elementos de outros Kerbfesten da região. A festividade foi considerada uma tradição devido à sua constante repetição nos calendários municipais e religiosos de confissão luterana. Para a realização do Kerbfest, houve trocas étnicas que partiam desde o patrocínio, participações na festa e na composição de pratos, selecionados pelos organizadores, considerados típicos da culinária alemã. Esta festividade representou não somente um passado imaginário alemão, como também um passado colonial da região, fazendo parte do patrimônio cultural.This research analyzed the Kerbfest of Seara/SC, between the years 1993 to 2005. The objective was to examine how the Kerbfest built bonds of belonging between the descendants of Germans in the municipality of Seara. The methodology used comprised a bibliographic study that, firstly, contextualized the party through the processes of German colonization at national and municipal levels. Subsequently, ethnic relations were problematized, as well as the notions of representativeness and heritage assets. For the festivity, oral, audiovisual sources, newspapers, minutes from presbytery meetings, photographs and brochures were used. In this way, the study turned to the analysis of representations and ethnic relations and their heritage assets. The main results of this research can be pointed out as a party idealized by a pastor and that, initially, was intended to raise profits for the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil of Seara/SC. However, the meaning of the party was understood in different ways among its coordinators; but, for everyone on the team, it was a way of representing Germanity, one of the German-Brazilian ethnic characteristics. It also brought an imagined past created based on the customs of the late 19th century in Germany with nationalist ideals and disseminated in Brazil to a large extent in the 1980s by folklorists, in addition to integrating elements from other Kerbfesten in the region. The festival was considered a tradition due to its constant repetition in the municipal and religious calendars of Lutheran confession. For the holding of the Kerbfest, there were ethnic exchanges that started from the sponsorship, participation in the party and in the composition of dishes, selected by the organizers, considered typical of German cuisine. This festivity represented not only an imaginary German past, but also a colonial past in the region, being part of the cultural heritage.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-07-19T22:25:31Z No. of bitstreams: 1 KUESTER.pdf: 1653619 bytes, checksum: 307c16494f8cee7292187ee2b745c321 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-07-20T11:17:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KUESTER.pdf: 1653619 bytes, checksum: 307c16494f8cee7292187ee2b745c321 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-20T11:17:50Z (GMT). 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