Interface entre educação do campo e educação inclusiva: possibilidades de diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olinto, Ana Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2928
Resumo: Nosso problema de pesquisa se ocupa de investigar a Educação Inclusiva no Campo – através de pesquisa bibliográfica, a fim de compreender as questões presentes nessa relação. O objetivo deste estudo é refletir, através do estudo bibliográfico das bases da Educação de Campo e Educação Inclusiva, as possibilidades de diálogo entre as duas modalidades. Nesse sentido, destacaremos, primeiramente, as características da educação Inclusiva (anteriormente designada Educação Especial), seu contexto histórico, bem como seus marcos legais e modelo de atendimento. Apresentamos também o processo histórico da formação da Educação do Campo e o que pretende seu projeto para que, em seguida, possamos relacionar Educação Inclusiva e Educação do Campo, discutindo possibilidades e limites de interface entre as duas. Essas questões envolvem, principalmente, o reconhecimento de que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais são parte dos povos do campo e, portanto, compõe a demanda da Educação do Campo e precisam estabelecer vínculo com o local onde vivem. Além disso, estes alunos também têm direito a receber Atendimento Educacional Especializado, pois compõem a demanda da Educação Inclusiva. Dessas duas questões advém algumas especificidades, decorrentes da forma como a Educação do Campo está organizada e de como o atendimento inclusivo está sistematizado – e é dessa discussão que nos ocuparemos.
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spelling Sanches, Paola BeatrizOlinto, Ana Paula2018-07-092019-05-30T18:53:45Z2019-05-30T18:53:45Z2018https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2928Nosso problema de pesquisa se ocupa de investigar a Educação Inclusiva no Campo – através de pesquisa bibliográfica, a fim de compreender as questões presentes nessa relação. O objetivo deste estudo é refletir, através do estudo bibliográfico das bases da Educação de Campo e Educação Inclusiva, as possibilidades de diálogo entre as duas modalidades. Nesse sentido, destacaremos, primeiramente, as características da educação Inclusiva (anteriormente designada Educação Especial), seu contexto histórico, bem como seus marcos legais e modelo de atendimento. Apresentamos também o processo histórico da formação da Educação do Campo e o que pretende seu projeto para que, em seguida, possamos relacionar Educação Inclusiva e Educação do Campo, discutindo possibilidades e limites de interface entre as duas. Essas questões envolvem, principalmente, o reconhecimento de que os alunos com Necessidades Educacionais Especiais são parte dos povos do campo e, portanto, compõe a demanda da Educação do Campo e precisam estabelecer vínculo com o local onde vivem. Além disso, estes alunos também têm direito a receber Atendimento Educacional Especializado, pois compõem a demanda da Educação Inclusiva. Dessas duas questões advém algumas especificidades, decorrentes da forma como a Educação do Campo está organizada e de como o atendimento inclusivo está sistematizado – e é dessa discussão que nos ocuparemos.We will emphasize with this study the characteristics of Inclusive (Special) education, its historical context, as well as its legal frameworks. We also seek to present the historical process of the formation of the Field Education and what its project intends so that we can then relate Inclusive Education and Field Education, discussing possibilities and limits of interface between the two. In short, our research problem is concerned with investigating Inclusive Education in the Field - through bibliographic research, in order to understand the issues present in this relationship. These issues mainly involve the recognition that students with Special Educational Needs are part of the rural people and therefore compose the demand for Field Education and need to establish a link with the place where they live. In addition, these students also have the right to receive specialized care, as they make up the demand for Inclusive Education. Of these two questions comes some specifics, arising from the way in which Field Education is organized and how inclusive care is systematized - and it is from this discussion that we will be concerned.Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2019-05-28T22:30:54Z No. of bitstreams: 1 OLINTO.pdf: 1306411 bytes, checksum: 5a1be5035ccc90ccb7357f3a3012aa41 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-05-30T18:53:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLINTO.pdf: 1306411 bytes, checksum: 5a1be5035ccc90ccb7357f3a3012aa41 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-30T18:53:45Z (GMT). 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