Gerenciamento de resíduos sólidos rurais no município de Cerro Largo/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britzke, Anadesia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4172
Resumo: A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, no Brasil, traz diretrizes que norteiam o gerenciamento de resíduos sólidos e, entre seus princípios, apresenta a visão sistêmica e o desenvolvimento sustentável. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar o gerenciamento dos resíduos sólidos do meio rural do Município de Cerro Largo, Rio Grande do Sul. Para a realização da pesquisa utilizou-se de uma abordagem quantitativa e de enfoque empírico analítico. Quanto à sua natureza, classifica-se como aplicada e, aos objetivos, como exploratória e descritiva. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas estruturadas aplicadas em noventa e quatro estabelecimentos agropecuários, além de levantamento documental junto à Prefeitura Municipal de Cerro Largo, desde 2010, que atestassem a presença de políticas públicas relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos rurais. A análise estatística foi realizada com teste exato de Fisher e análise de variância para verificar a associação entre a existência de políticas públicas e a destinação de resíduos sólidos rurais, bem como se os diferentes extratos influenciaram na destinação destes resíduos. Os resultados apontaram que o gerenciamento ocorre de distintas maneiras, conforme o tipo de resíduo sólido e, independente da área da propriedade rural, ocorrem práticas inadequadas no manejo dos resíduos sólidos, as quais desconsideram os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Os dados socioeconômicos das propriedades rurais demonstraram prevalência de indivíduos na faixa etária acima de quarenta anos e com baixa escolaridade. A atividade agrícola é a principal responsável pela renda familiar. Na percepção dos entrevistados, os resíduos sólidos domésticos mais gerados no meio rural são o plástico e o orgânico. Entre os resíduos de logística reversa, a percepção dos mais gerados foi de embalagens de agrotóxicos e de lâmpadas fluorescentes, que possuem o maior e o menor índice de realização de logística reversa, respectivamente. Quanto ao gerenciamento de resíduos sólidos nas propriedades rurais, constatou-se que as etapas de tratamento, destinação final de resíduos sólidos e disposição final de rejeitos se mostrou em sua maioria adequada para os resíduos inorgânicos papéis, plástico e metal, rejeitos, embalagens de agrotóxicos, pneus e produtos eletroeletrônicos. Para destinação destes resíduos não é possível afirmar que as formas de destinação são diferentes estatisticamente (p>0,05) nos diferentes estratos. Verificou-se a presença de doze políticas públicas, bem como alterações por meio de ações estruturais e contratuais nas etapas do gerenciamento de resíduos sólidos domésticos, exceto na etapa de tratamento, que não é realizada no município. Entretanto, não há políticas públicas com diagnóstico sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos rurais. Identificou-se nas correlações entre o número de políticas e a destinação final dos resíduos sólidos rurais associação significativa (p<0,05) para os resíduos inorgânicos papel, plástico e metal, embalagens de agrotóxicos, óleo lubrificante, pneus e produtos eletroeletrônicos. Inferiu-se falta de efetividade nas políticas públicas quanto à logística reversa de lâmpadas fluorescentes, óleo lubrificante, pilhas e baterias e insumos veterinários. Logo, a efetividade do sistema reverso e das políticas públicas podem contribuir para o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos e à promoção do desenvolvimento sustentável.
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Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas estruturadas aplicadas em noventa e quatro estabelecimentos agropecuários, além de levantamento documental junto à Prefeitura Municipal de Cerro Largo, desde 2010, que atestassem a presença de políticas públicas relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos rurais. A análise estatística foi realizada com teste exato de Fisher e análise de variância para verificar a associação entre a existência de políticas públicas e a destinação de resíduos sólidos rurais, bem como se os diferentes extratos influenciaram na destinação destes resíduos. Os resultados apontaram que o gerenciamento ocorre de distintas maneiras, conforme o tipo de resíduo sólido e, independente da área da propriedade rural, ocorrem práticas inadequadas no manejo dos resíduos sólidos, as quais desconsideram os impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Os dados socioeconômicos das propriedades rurais demonstraram prevalência de indivíduos na faixa etária acima de quarenta anos e com baixa escolaridade. A atividade agrícola é a principal responsável pela renda familiar. Na percepção dos entrevistados, os resíduos sólidos domésticos mais gerados no meio rural são o plástico e o orgânico. Entre os resíduos de logística reversa, a percepção dos mais gerados foi de embalagens de agrotóxicos e de lâmpadas fluorescentes, que possuem o maior e o menor índice de realização de logística reversa, respectivamente. Quanto ao gerenciamento de resíduos sólidos nas propriedades rurais, constatou-se que as etapas de tratamento, destinação final de resíduos sólidos e disposição final de rejeitos se mostrou em sua maioria adequada para os resíduos inorgânicos papéis, plástico e metal, rejeitos, embalagens de agrotóxicos, pneus e produtos eletroeletrônicos. 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Logo, a efetividade do sistema reverso e das políticas públicas podem contribuir para o atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos e à promoção do desenvolvimento sustentável.The National Policy on Solid Waste, instituted in 2010, in Brazil, provides guidelines that guide the management of solid waste and, among its principles, presents the systemic vision and the sustainable development. In this perspective, aimed to analyze the management of solid waste from rural areas in the municipality of Cerro Largo, Rio Grande do Sul. To carry out the research, a quantitative approach and an empirical analytical approach were used. As to its nature, it is classified as applied and the objectives as exploratory and descriptive. As data collection instruments were used structured interviews applied in ninety-four agricultural establishments, as well as documentary survey next to the town of Cerro Largo City Hall since 2010, attesting to the presence of public policies related to the management of rural solid waste. The statistical analysis was performed with Fisher's exact test and analysis of variance to verify the association between the existence of public policies and the destination of rural solid waste, as well as whether the different extracts influenced the destination of these residues. The results showed that management occurs in different ways, depending on the type of solid waste and, regardless of the area of the rural property, there are inadequate practices in the management of solid waste, which disregard the negative impacts on the environment and public health. The socioeconomic data of farms demonstrated prevalence of individuals aged over forty years and with low education. Agricultural activity is primarily responsible for family income. In the interviewees' perception, the domestic solid waste most generated in rural areas is plastic and organic. Among the waste from reverse logistics, the perception of the most generated was from pesticide packaging and fluorescent lamps, which have the highest and the lowest index of reverse logistics, respectively. Regarding the management of solid residues in rural properties, it was found that the treatment stages, final disposal of solid residues and final disposal of tailings were mostly suitable for inorganic waste paper, plastic and metal, tailings, pesticide packaging, tires and electronics products. For disposal of this waste is not possible to say that the forms of disposal are statistically different (p> 0.05) in the different strata. It was found the presence of twelve public policies, as well as changes through structural and contractual actions in the stages of domestic solid waste management, except in the treatment stage, which is not carried out in the municipality. However, there are no public policies with diagnoses on the management of rural solid waste. It was identified in the correlations between the number of policies and the final destination of rural solid waste significant association (p <0.05) for inorganic waste paper, plastic and metal, pesticide packaging, lubricating oil, tires and electronic products. Inferred to lack of effectiveness in public policy regarding the reverse logistics of fluorescent lamps, lubricating oil, batteries and veterinary inputs. Therefore, the effectiveness of the reverse system and public policies can contribute to meeting the National Solid Waste Policy and promoting sustainable development.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-05-24T21:15:45Z No. of bitstreams: 1 BRITZKE.pdf: 8134059 bytes, checksum: 19d64dba00e277fa9954f401860d3b0b (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-25T13:53:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRITZKE.pdf: 8134059 bytes, checksum: 19d64dba00e277fa9954f401860d3b0b (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-25T13:53:07Z (GMT). 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