A convivência escolar na perspectiva emancipatória e democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Elígia Diel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/262
Resumo: Este estudo apresenta o tema da convivência na escola, sob o título “A convivência escolar na perspectiva emancipatória e democrática”. E o faz considerando o seu objetivo primeiro de demonstrar os resultados da investigação acerca das concepções de disciplina/indisciplina presentes na realidade escolar, bem como as dificuldades que a escola tem vivenciado em relação à disciplina/indisciplina. E aporta, finalmente, em possibilidades de construção da convivência de forma emancipatória e democrática, na escola investigada. A questão-problema, norteadora da investigação é “Como a escola poderia contribuir para a superação da indisciplina, promovendo a convivência entre os sujeitos?”. Uma pesquisa qualitativa, através de questionários, com questões abertas e fechadas, destinados a professores e alunos de uma escola de ensino fundamental, do município de Cerro Largo – RS, permitiu que chegássemos à conclusão de que a efetivação da convivência não se dá pela disciplina e pela produção de sujeitos dóceis, disciplinados através de regras, vigilância e punições, e sim pelo estabelecimento de acordos conscientes entre sujeitos, para que convivam democraticamente numa perspectiva de emancipação.
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Uma pesquisa qualitativa, através de questionários, com questões abertas e fechadas, destinados a professores e alunos de uma escola de ensino fundamental, do município de Cerro Largo – RS, permitiu que chegássemos à conclusão de que a efetivação da convivência não se dá pela disciplina e pela produção de sujeitos dóceis, disciplinados através de regras, vigilância e punições, e sim pelo estabelecimento de acordos conscientes entre sujeitos, para que convivam democraticamente numa perspectiva de emancipação.This study presents the theme of coexistence at School, under the title “A scholar living in emancipatory and democratic”. And it does considering his first goal of demonstrating the results of research on the concepts of discipline/indiscipline present in the school, as well as the difficulties that the school has experienced in relation to the discipline/indiscipline. And brings family in construction possibilities of living in a democratic and emancipatory, the school investigated. The question-problem, guiding the research is “How the school could help overcome indiscipline, promoting coexistence between the subjects?”. A qualitative research using questionnaires with open and closed questions, for teachers and students of a primary school in the municipality of Cerro Largo - RS. Allowed us to research the conclusion that the effectiveness of conscious discipline and not interactive is by producing docile subjects trough rules, surveillance, and punishment, but the establishment of agreements between conscious subjects to coexist with democracy perspective of emancipation.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-06T18:53:39Z No. of bitstreams: 1 SCHNEIDER.pdf: 409485 bytes, checksum: 7da31086323437b2128ae4281b75d975 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-06T19:08:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHNEIDER.pdf: 409485 bytes, checksum: 7da31086323437b2128ae4281b75d975 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-06T19:08:22Z (GMT). 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