"E agora prô?" reflexões sobre a jornada de turno integral na creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Esthefanie Eduarda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2602
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem sua construção desenvolvida a partir do tema “O Turno Integral na escola infantil: um olhar para a criança bem pequena no cotidiano da Creche”, elencado por meio de uma reflexão gerada após o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, do campus de Erechim. O problema que gerou a investigação e construção da pesquisa foi “De que maneira a criança bem pequena é percebida pelo planejamento escolar na organização da rotina de turno integral na Creche?” Com isso, elencou-se como objetivo geral perceber de que maneira o cotidiano escolar de turno integral reconhece a criança bem pequena através da sua inserção no planejamento, nas rotinas impostas e no cotidiano da Creche. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia possui uma abordagem qualitativa em que foi realizado duas formas de pesquisa, uma bibliográfica, com livros, artigos, teses e textos relacionados diretamente aos assuntos da Educação Infantil, envolvendo o cotidiano, tempo integral, propostas pedagógicas e a criança, além de uma pesquisa documental em documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2009a), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (Brasil, 2013.), a qual deu origem aos capítulos dois e três deste trabalho intitulados como “Olhando para a história e entendendo o presente: as crianças no contexto da creche” e “Turno integral: o tempo e o espaço dentro da escola infantil”. A segunda forma de pesquisa foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de campo, que teve o uso de um questionário como instrumento para a produção de dados. Os questionários foram destinados as professoras das escolas de Educação Infantil de Turno Integral públicas e privadas do município de Erechim/RS, com o intuito de refletir sobre o cotidiano de jornada integral dentro das escolas. Com a produção dos dados foi possível constituir o quarto e último capítulo intitulado: “Por uma pedagogia do cotidiano na creche de turno integral: espaços, tempos e relações” fazendo reflexões sobre as respostas das professoras, como o tempo para desenvolver as ações cotidianas dentro da jornada de tempo integral, as rotinas fixas da escola, como os momentos destinados as refeições, higiene pessoal e também o período destinado ao descanso (soneca). A reflexão que se destina a análise dos dados tornou possível criar uma perspectiva de cotidiano que respeite as especificidades e singularidades das crianças, além de elencar pontos para reflexão sobre o tempo restrito da escola, que muitas vezes age como inimigo, inserindo as crianças e professores em uma rotina acelerada, que necessita de alterações. Com isso, apresenta-se novas possibilidades e também questionamentos relacionados as jornadas de turno integral nas Escolas de Educação Infantil e Creches que não só servem para reflexões no campo de pesquisa da cidade de Erechim, mas também para todos aqueles que se envolvem com a educação de crianças.
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