O lugar do conhecimento escolar nas novas políticas educacionais para o ensino médio no Brasil: um diagnóstico crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sfredo, Marta Luiza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/720
Resumo: A dissertação de mestrado apresenta os deslocamentos provocados pelas reestruturações desencadeadas no Ensino Médio por meio das políticas educacionais, em relação ao conhecimento escolar, produzidas na última década, objetivando examinar as concepções de conhecimento que emergem de tais políticas. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a análise documental, que envolveu o tratamento analítico de um conjunto de documentos produzidos em nível nacional e internacional a respeito das proposições referentes à reestruturação desta etapa da Educação Básica. Para a análise dos dados, considerou-se a abordagem proposta por Laurence Bardin. A organização dos trabalhos investigativos foi delineada considerando a trajetória histórica do Ensino Médio, desde a República até a atualidade, destacando os principais fatos e momentos que contribuíram para que se traduzisse na última etapa da educação básica, com matrícula obrigatória. O referencial teórico adotado considerou autores que produziram críticas ao economicismo presente no direcionamento das políticas educacionais gestadas para o Ensino Médio, através da análise do papel da educação e de sua relação com o cenário da globalização econômica, que marca a contemporaneidade. A educação, nessas condições, assume um papel central para garantir o desempenho e a competitividade, ampliando os ganhos econômicos, ao possibilitar que, tanto os sujeitos quanto as instituições, adquiram habilidades que os tornem cada vez mais performativos. Os direcionamentos contemporâneos das políticas educacionais, contendo os preceitos que determinaram o princípio da relação entre a educação e o desenvolvimento econômico, fizeram emergir três categorias de análise: flexibilidade, competitividade e aprender a aprender, que nortearam as discussões que figuram nesta dissertação. O princípio da flexibilidade fez com que o conhecimento desse lugar a aprendizagens mínimas, caracterizadas por capacitações capazes de formar personalidades produtivas para fomentar a competitividade econômica, através do estabelecimento de percursos formativos individualizados, onde o papel do conhecimento está contido no ideário de produção de um perfil formativo fundamentado no princípio da aprendizagem permanente, objetivando a empregabilidade. Tal perspectiva, assumida pelo conhecimento, traduz a necessidade de romper com a lógica economicista presente na organização da escola e do currículo, revitalizando uma sólida formação fundamentada no conhecimento.
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A organização dos trabalhos investigativos foi delineada considerando a trajetória histórica do Ensino Médio, desde a República até a atualidade, destacando os principais fatos e momentos que contribuíram para que se traduzisse na última etapa da educação básica, com matrícula obrigatória. O referencial teórico adotado considerou autores que produziram críticas ao economicismo presente no direcionamento das políticas educacionais gestadas para o Ensino Médio, através da análise do papel da educação e de sua relação com o cenário da globalização econômica, que marca a contemporaneidade. A educação, nessas condições, assume um papel central para garantir o desempenho e a competitividade, ampliando os ganhos econômicos, ao possibilitar que, tanto os sujeitos quanto as instituições, adquiram habilidades que os tornem cada vez mais performativos. Os direcionamentos contemporâneos das políticas educacionais, contendo os preceitos que determinaram o princípio da relação entre a educação e o desenvolvimento econômico, fizeram emergir três categorias de análise: flexibilidade, competitividade e aprender a aprender, que nortearam as discussões que figuram nesta dissertação. O princípio da flexibilidade fez com que o conhecimento desse lugar a aprendizagens mínimas, caracterizadas por capacitações capazes de formar personalidades produtivas para fomentar a competitividade econômica, através do estabelecimento de percursos formativos individualizados, onde o papel do conhecimento está contido no ideário de produção de um perfil formativo fundamentado no princípio da aprendizagem permanente, objetivando a empregabilidade. Tal perspectiva, assumida pelo conhecimento, traduz a necessidade de romper com a lógica economicista presente na organização da escola e do currículo, revitalizando uma sólida formação fundamentada no conhecimento.The dissertation presents the displacements produced by triggered restructuring in high school through educational policies in relation to school knowledge, produced in the last decade, aimed at examining the concepts of knowledge that emerge from such policies. The methodology used for data collection was the documentary analysis, which involved the analytical treatment of a number of documents produced in national and international level about the propositions concerning the restructuring of the Basic Education stage. For data analysis, we considered the approach proposed by Laurence Bardin. The organization of investigative work was designed considering the historical trajectory of high school, from the Republic to the present, highlighting key facts and moments that contributed to that was translated in the last stage of basic education, with mandatory registration. The theoreti cal framework adopted considered authors who produced critical to this economism in directing educational policies gestated for Secondary Education, through the analysis of the role of education and its relation to the scenario of economic globalization, which marks the contemporary. Education in these conditions is central to ensure the performance and competitiveness, increasing economic gains, by allowing both the subjects and institutions acquire skills that become increasingly performative. Contemporary directions of educational policies, containing the precepts that determined the beginning of the relationship between education and economic development, did emerge three categories of analysis: flexibility, competitiveness and learning to learn, that guided the discussions contained in this dissertation. The principle of flexibility has made the knowledge that place the minimum learning, characterized by skills capable of forming productive personalities to promote economic competitiveness, through the establishment of individualized training pathways, where the role of knowledge is contained in the production of ideas based training profile on the principle of lifelong learning, aimed at employability. This perspective assumed by knowledge, reflects the need to break with the economic perspective present in the school organization and curriculum, revitalizing a solid formation, based on powerful knowledge.Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-10T19:49:32Z No. of bitstreams: 1 SFREDO, Marta.pdf: 1890596 bytes, checksum: c8c2e252bb3c597a5d91bf067e0a008f (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-12T12:01:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SFREDO, Marta.pdf: 1890596 bytes, checksum: c8c2e252bb3c597a5d91bf067e0a008f (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-12T12:01:40Z (GMT). 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