A noção de trabalho no ensino médio noturno: um estudo dos discursos dos jovens e dos documentos das políticas educacionais
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4599 |
Resumo: | O trabalho é constitutivo do ser humano. Paralelamente, na área da educação, é forte tensionador para a compreensão da produção de mundo. Nesse complexo, a escola também tem a função de preparar o sujeito para conviver e interagir com esse mundo, o que se encontra com a demanda (social) das juventudes que estudam no Ensino Médio Noturno (EMN). Ao encontro desse contexto, a pergunta à qual perseguimos resposta nesta pesquisa é: por que a noção de trabalho apreende especificidades no EMN? Esta problemática objetiva compreender especificidades da noção de trabalho no EMN, para refletir acerca de seus princípios no âmbito da educação. A metodologia utilizada para esta investigação, envolve: pesquisa empírica por meio do estudo dos discursos dos jovens que estudam no EMN em Chapecó-SC, pesquisa documental com o estudo dos discursos nos documentos das políticas educacionais nacionais e estaduais, e pesquisa bibliográfica, baseada em pesquisadores, especialmente, da área da Educação. Apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva (ATD) propostas por Moraes e Galliazi (2006), para o estudo dos dados empíricos e documentais, para esculpir confluências preparatórias e compreensivas. Organizamos a dissertação, analisando os discursos sobre a noção de trabalho a partir das palavras dos jovens do ensino médio noturno do município de Chapecó-SC e dos documentos das políticas educacionais, e canalizamos às confluências discursivas, que expressam multiplicidades coexistentes. Inferimos, que nos discursos empíricos e documentais a relação entre trabalho e educação no EMN são predominantemente relacionados com a noção de emprego. Em geral, desconsideram relações de ensino e de aprendizagem, que coadunem com conhecimentos emancipatórios, e que poderiam ser assumidas compreenderndo o trabalho enquanto princípio educativo, visto que, essa articulação é uma das especificidades contundentes dos cursos de EMN. |
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A metodologia utilizada para esta investigação, envolve: pesquisa empírica por meio do estudo dos discursos dos jovens que estudam no EMN em Chapecó-SC, pesquisa documental com o estudo dos discursos nos documentos das políticas educacionais nacionais e estaduais, e pesquisa bibliográfica, baseada em pesquisadores, especialmente, da área da Educação. Apoiamo-nos na Análise Textual Discursiva (ATD) propostas por Moraes e Galliazi (2006), para o estudo dos dados empíricos e documentais, para esculpir confluências preparatórias e compreensivas. Organizamos a dissertação, analisando os discursos sobre a noção de trabalho a partir das palavras dos jovens do ensino médio noturno do município de Chapecó-SC e dos documentos das políticas educacionais, e canalizamos às confluências discursivas, que expressam multiplicidades coexistentes. Inferimos, que nos discursos empíricos e documentais a relação entre trabalho e educação no EMN são predominantemente relacionados com a noção de emprego. Em geral, desconsideram relações de ensino e de aprendizagem, que coadunem com conhecimentos emancipatórios, e que poderiam ser assumidas compreenderndo o trabalho enquanto princípio educativo, visto que, essa articulação é uma das especificidades contundentes dos cursos de EMN.Work is constitutive of the human being. At the same time, in the area of education, it is a strong tensioner for understanding world production. In this complex, the school also has the function of preparing the subject to live and interact with this world, which meets the (social) demand of youths studying at Night High School (EMN). Against this background, the question to which we pursue an answer in this research is: why does the notion of work apprehend specificities in EMN? This problem aims to understand specificities of the notion of work in the EMN, to reflect on its principles in the field of education. The methodology used for this investigation involves: empirical research through the study of the discourses of young people studying at the EMN in Chapecó-SC, documentary research with the study of the discourses in the national and state educational policy documents, and bibliographic research, based on especially researchers in the field of education. We rely on the Discursive Textual Analysis (ATD) proposed by Moraes and Galliazi (2006), for the study of empirical and documentary data, to sculpt preparatory and comprehensive confluences. We organized the dissertation, analyzing the discourses about the notion of work from the words of the youths of the night high school in the city of Chapecó-SC and from the educational policy documents, and we channeled to the discursive confluences, which express coexistent multiplicities. We infer that in the empirical and documentary discourses the relationship between work and education in the EMN is predominantly related to the notion of employment. In general, they disregard teaching and learning relationships, which are in line with emancipatory knowledge, and which could be assumed by understanding work as an educational principle, since this articulation is one of the striking specificities of EMN courses.Submitted by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-30T17:03:10Z No. of bitstreams: 1 PERIN.pdf: 2463965 bytes, checksum: 031d6631c2f8d43b81407344e8289e47 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-09-30T17:04:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PERIN.pdf: 2463965 bytes, checksum: 031d6631c2f8d43b81407344e8289e47 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-30T17:04:18Z (GMT). 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