A multisseriação em escolas do campo na visão de professoras de ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1992 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo principal investigar o contexto do trabalho de três professoras em classes multisseriadas. Buscou-se, na visão das participantes da pesquisa entender quais pontos positivos e negativos de exercer a docência em uma classe multisseriada. A metodologia foi qualitativa de natureza exploratória caracterizando-se como estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário composto de dez questões abertas. As respostas foram analisadas de forma descritiva buscando semelhanças e divergências nas visões das três participantes a respeito do ensino multisseriado. Os resultados foram discutidos com as pesquisas dos autores de base utilizados no referencial teórico. Os resultados apontaram que as participantes sentem dificuldades em seu trabalho nas classes multisseriadas em relação à diferença de idade dos alunos e o nível de aprendizagem. Também não se sentem preparadas para atuar nas escolas que possuem classes multisseriadas em função de não terem uma formação voltada para trabalhar com salas que possuem alunos de idades e series diferentes. O trabalho também apontou os pontos positivos, negativos e metodologias de ensino alternativas para facilitar o trabalho dos professores, buscando relacionar com o contexto dos alunos. Após o estudo a conclusão chegada foi que a escola no campo, principal escola com classes multisseriadas, necessita de um currículo voltado para os valores do campo e seus professores de formações continuadas que discutam o ensino multisseriado e auxiliem dando subsídios para estes professores. |
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Oliveira, Renata PortugalOliveira, Renata PortugalMunchen, SinaraOdy, LeandroMello, Josiane Loureiro de2018-07-262018-08-01T19:35:19Z2018-08-01T19:35:19Z2018-07-30https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1992O presente trabalho teve por objetivo principal investigar o contexto do trabalho de três professoras em classes multisseriadas. Buscou-se, na visão das participantes da pesquisa entender quais pontos positivos e negativos de exercer a docência em uma classe multisseriada. A metodologia foi qualitativa de natureza exploratória caracterizando-se como estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário composto de dez questões abertas. As respostas foram analisadas de forma descritiva buscando semelhanças e divergências nas visões das três participantes a respeito do ensino multisseriado. Os resultados foram discutidos com as pesquisas dos autores de base utilizados no referencial teórico. Os resultados apontaram que as participantes sentem dificuldades em seu trabalho nas classes multisseriadas em relação à diferença de idade dos alunos e o nível de aprendizagem. Também não se sentem preparadas para atuar nas escolas que possuem classes multisseriadas em função de não terem uma formação voltada para trabalhar com salas que possuem alunos de idades e series diferentes. O trabalho também apontou os pontos positivos, negativos e metodologias de ensino alternativas para facilitar o trabalho dos professores, buscando relacionar com o contexto dos alunos. Após o estudo a conclusão chegada foi que a escola no campo, principal escola com classes multisseriadas, necessita de um currículo voltado para os valores do campo e seus professores de formações continuadas que discutam o ensino multisseriado e auxiliem dando subsídios para estes professores.The present work had the main objective to investigate the context of the work of three teachers in multi - series classes. It was sought, in the view of the participants of the research, to understand the positives and negatives of teaching in a multi-serialized class. The qualitative methodology was exploratory characterizing itself as a case study. Data collection was performed through a questonary composed of ten open questions. The answers were analyzed in a descriptive way, seeking similarities and divergences in the views of the three participants regarding multisserie teaching. The results were discussed with the researches of the basic authors used in the theoretical reference. The results pointed out that the participants feel difficulties in their work in the multisseries classes in relation to the difference of the students' age and the level of learning. They also do not feel prepared to work in schools that have multisite classes because they do not have a training aimed at working with rooms that have students of different ages and series. The work also pointed out the positive points, negative and alternative teaching methodologies to facilitate the work of teachers, seeking to relate to the context of the students. After the study the conclusion was that the school in the field, the main school with multisite classes, needs a curriculum focused on the values of the field and its teachers of continuous training that discuss the multi-seriado teaching and help giving subsidies for these teachers.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-01T12:32:39Z No. of bitstreams: 1 MELLO.pdf: 397510 bytes, checksum: 658d6196133f3357f02e47f81e66264a (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-01T19:35:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MELLO.pdf: 397510 bytes, checksum: 658d6196133f3357f02e47f81e66264a (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-01T19:35:19Z (GMT). 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