Representações em Gen Pés Descalços: a relação entre os Estados Unidos e Japão nos primeiros anos da Guerra Fria
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/866 |
Resumo: | O presente trabalho intenta analisar como é representada, no mangá Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa, a relação entre Estados Unidos e Japão durante a Guerra Fria. Visto que as representações são a maneira com que os homens elaboram ideias e percepções sobre o mundo ao seu redor, pensamos que perceber como ocorrem estas representações na obra nos mostra a visão do autor, um sobrevivente da bomba atômica lançada em Hiroshima na Segunda Guerra Mundial, e consequentemente o modo como o mesmo compreende o passado do Japão. Considerando que colocamos em nossas palavras a visão política e social que possuímos, podemos afirmar que nenhuma narrativa é neutra, portanto, ao analisar a obra de Nakazawa, percebemos seu ponto de vista político e seu engajamento social com relação aos acontecimentos dos primeiros anos do pós-guerra em Hiroshima. |
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Fraga, Gerson WasenSevero, Gerson EgasFraga, Gerson WasenValério, Mairon EscorsiWessoloski, Jéssica Jenifer2017-01-072017-08-11T14:20:31Z2017-08-11T14:20:31Z2017-03-15https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/866O presente trabalho intenta analisar como é representada, no mangá Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa, a relação entre Estados Unidos e Japão durante a Guerra Fria. Visto que as representações são a maneira com que os homens elaboram ideias e percepções sobre o mundo ao seu redor, pensamos que perceber como ocorrem estas representações na obra nos mostra a visão do autor, um sobrevivente da bomba atômica lançada em Hiroshima na Segunda Guerra Mundial, e consequentemente o modo como o mesmo compreende o passado do Japão. Considerando que colocamos em nossas palavras a visão política e social que possuímos, podemos afirmar que nenhuma narrativa é neutra, portanto, ao analisar a obra de Nakazawa, percebemos seu ponto de vista político e seu engajamento social com relação aos acontecimentos dos primeiros anos do pós-guerra em Hiroshima.This work intents to annalyse the relation between USA and Japan during the Cold War as represented in the manga Barefoot Gen. Seeing that representations are the manner in which mankind elaborate its ideas and perceptions about the world, we think that aprehending how these representations are shown in the book tell us the vision of the author, a survival from the athomic bomb launched over Hiroshima during the World War II, and consequently the way he comprehend the past of Japan. Considering that we put our political and social visions in our words, we can affirm that there is no neutral narrative, therefore, is through the annalysis of Nakazawa's work that we can see his political point of view and his social commitment with the events that have occurred during the early post-War years in Hiroshima.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2017-07-31T15:12:21Z No. of bitstreams: 1 WESSOLOSKI.pdf: 4548069 bytes, checksum: 100de1a3fcca260370020503dcd7983b (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-11T14:20:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WESSOLOSKI.pdf: 4548069 bytes, checksum: 100de1a3fcca260370020503dcd7983b (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-11T14:20:31Z (GMT). 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