Princípios éticos, políticos e estéticos: o que as fotografias da rede social de uma escola de Educação Infantil revelam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmith, Roberta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4200
Resumo: A presente pesquisa buscou responder a seguinte problematização: de que maneira os princípios éticos, políticos e estéticos são garantidos nas propostas pedagógicas de uma escola de Educação Infantil? Para que essa problemática pudesse ser devidamente respondida, o trabalho teve por objetivo investigar a maneira pela qual os princípios éticos, políticos e estéticos são garantidos nas propostas pedagógicas de uma escola de Educação Infantil, princípios estes previstos na Resolução CNE/CEB n. 05/2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Nesse sentido, o trabalho está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo evidencia o percurso metodológico da pesquisa, a qual adota uma abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental (CELLARD, 2008; LÜDKE; ANDRÉ, 2018), de estado de conhecimento (MOROSINI E FERNANDES, 2014) e de campo com uso fotografias encontradas na rede social da Escola Municipal de Educação Infantil Dom João Aloísio Hoffmann, pertencente ao sistema municipal de educação da cidade de Erechim/RS, as quais foram analisadas e relacionadas com as premissas de cada princípio, pois as imagens trazem uma perspectiva de ir além do que se encontra por escrito (DIAS; CASTILHO; SILVEIRA, 2018). O segundo capítulo apresenta o percurso histórico e legal da Educação Infantil, refletindo sobre concepções e funções que essa etapa assume no contexto do ordenamento político do país. Na sequência, o capítulo três está dividido em três seções na qual cada uma discute um dos princípios da Educação Infantil: éticos, políticos e estéticos, por meio das fotografias que ilustram algumas propostas pedagógicas desenvolvidas pela escola. Para analisar as premissas que compõem os princípios, inicialmente foi necessário “escovar” cada palavra como já dizia Manuel de Barros (2018), e na sequência relacioná-las com as imagens encontradas na rede social. Para enriquecer a discussão foi utilizado documentos e normativas legais que amparam essa etapa da educação básica, principalmente o Parecer CNE/CEB n. 20/2009 que faz a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), normativa fixada também pela Resolução CNE/CEB n. 5/2009 (BRASIL, 2009a; 2009b) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), bem como autores que contribuem com a temática refletida em cada um dos princípios, como: Piaget (1932), Lins (2007), DeVries e Zan (2007), Hoyuelo (2020). Durante a pesquisa foi possível concluir que é de grande valia que os profissionais envolvidos com a educação das crianças de 0 a 5 anos de idade, possam estudar com maior profundidade os princípios da Educação Infantil, bem como as políticas que orientam as propostas da etapa, a fim de garantir propostas em que a autonomia, a solidariedade, a liberdade de expressão, a criatividade, ludicidade, criticidade, sensibilidade, entre outros aspectos sejam respeitados (BRASIL, 2009b).
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O primeiro capítulo evidencia o percurso metodológico da pesquisa, a qual adota uma abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental (CELLARD, 2008; LÜDKE; ANDRÉ, 2018), de estado de conhecimento (MOROSINI E FERNANDES, 2014) e de campo com uso fotografias encontradas na rede social da Escola Municipal de Educação Infantil Dom João Aloísio Hoffmann, pertencente ao sistema municipal de educação da cidade de Erechim/RS, as quais foram analisadas e relacionadas com as premissas de cada princípio, pois as imagens trazem uma perspectiva de ir além do que se encontra por escrito (DIAS; CASTILHO; SILVEIRA, 2018). O segundo capítulo apresenta o percurso histórico e legal da Educação Infantil, refletindo sobre concepções e funções que essa etapa assume no contexto do ordenamento político do país. Na sequência, o capítulo três está dividido em três seções na qual cada uma discute um dos princípios da Educação Infantil: éticos, políticos e estéticos, por meio das fotografias que ilustram algumas propostas pedagógicas desenvolvidas pela escola. Para analisar as premissas que compõem os princípios, inicialmente foi necessário “escovar” cada palavra como já dizia Manuel de Barros (2018), e na sequência relacioná-las com as imagens encontradas na rede social. Para enriquecer a discussão foi utilizado documentos e normativas legais que amparam essa etapa da educação básica, principalmente o Parecer CNE/CEB n. 20/2009 que faz a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), normativa fixada também pela Resolução CNE/CEB n. 5/2009 (BRASIL, 2009a; 2009b) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), bem como autores que contribuem com a temática refletida em cada um dos princípios, como: Piaget (1932), Lins (2007), DeVries e Zan (2007), Hoyuelo (2020). Durante a pesquisa foi possível concluir que é de grande valia que os profissionais envolvidos com a educação das crianças de 0 a 5 anos de idade, possam estudar com maior profundidade os princípios da Educação Infantil, bem como as políticas que orientam as propostas da etapa, a fim de garantir propostas em que a autonomia, a solidariedade, a liberdade de expressão, a criatividade, ludicidade, criticidade, sensibilidade, entre outros aspectos sejam respeitados (BRASIL, 2009b).The present research sought to answer the following question: how are ethical, political and aesthetic principles guaranteed in the pedagogical proposals of an early childhood school? To answer this problem, the work aimed to investigate how ethical, political and aesthetic principles are guaranteed in the pedagogical proposals of an early childhood school. These principles were provided for in Resolution CNE/CEB n. 05/2009 fixing the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. In this sense, the work is organized into three chapters. The first chapter highlights the methodological path of the research, which adopts a qualitative approach, using the State of Knowledge, bibliographic, documentary and field research with the use of photographs found on the social network of the Municipal School of Early Childhood Dom João Aloísio Hoffmann, belonging to the municipal education system of the city of Erechim/RS, which were analyzed and related to the premises of each principle, as the images bring a perspective to go beyond what is written (DIAS; CASTILHO; SILVEIRA, 2018). The second chapter presents the historical and legal trajectory of Early Childhood Education, reflecting on conceptions and functions that this stage assumes in the context of the country's political order. Following, chapter three is divided into three sections in which each discusses one of the principles of Early Childhood Education: ethical, political and aesthetic, through photographs that illustrate some pedagogical proposals developed by the school. To analyze the premises that make up the principles, it was initially necessary to “brush” each word as Manuel de Barros (2018) said, and then to relate them to the images found on the social network. To enrich the discussion, documents and legal regulations that support this stage of basic education were used, mainly Opinion CNE/CEB n. 20/2009 which revises the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI), a norm also established by Resolution CNE/ CEB n. 5/2009 (BRASIL, 2009a; 2009b) and the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), as well as authors who contribute to the theme reflected in each of the principles, such as Piaget (1932), Lins (2007), DeVries and Zan (2007), Hoyuelo (2020). During the research, it was possible to conclude that it is of great value that the professionals involved in the education of children from 0 to 5 years old, can study in greater depth the principles of Early Childhood Education, as well as the policies that guide the proposals of the stage, to guarantee proposals in which autonomy, solidarity, freedom of expression, creativity, playfulness, criticality, sensitivity, among other aspects are respected (BRASIL, 2009b).Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2021-05-31T16:57:57Z No. of bitstreams: 1 SCHMITH.pdf: 4979676 bytes, checksum: c5c6089f11519a2fe339d07d8ffb709f (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-05-31T18:20:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHMITH.pdf: 4979676 bytes, checksum: c5c6089f11519a2fe339d07d8ffb709f (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-31T18:20:33Z (GMT). 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