A docência na região do Alto Uruguai/RS de 1930 a 1980: histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poletto, Mírian Eugênia Meneguello
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3650
Resumo: A presente pesquisa, intitulada “A Docência na Região do Alto Uruguai/RS de 1930 a 1980: histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas”, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Scritu Sensu, Mestrado Profissional em Educação da UFFS – Campus de Erechim. Seu objetivo principal é identificar os aspectos presentes na construção da concepção docente nas décadas de 1930 a 1980, nas Escolas Públicas Estaduais, localizadas no perímetro urbano dos Municípios pertencentes à região da AMAU/RS (Associação dos Municípios da Região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul). Além disso, analisar as histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas desses professores, que atuaram e constituíram-se como profissionais docentes, compreendendo as experiências de docência que foram fundamentais para a constituição da profissão. A investigação tem sua origem na problemática: como se caracteriza a concepção de docência, a partir das histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas dos professores que atuaram nas décadas de 1930 a 1980, nas Escolas Públicas Estaduais, localizadas no perímetro urbano dos Municípios pertencentes à Região da AMAU/RS emancipados até 1980? Com o interesse em propor discussões e reflexões acerca do problema e buscar respostas, o estudo tem uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa do levantamento documental. Buscamos, para isso, informações referentes à organização curricular, diários de classe, decretos de fundação, atas e registros escolares, regimento das escolas e fotografias, que permitiram um levantamento de dados históricos e documentais, além da contextualização dos espaços em que os docentes atuaram no período pesquisado. Além disso, a pesquisa conta com abordagem descritivo-interpretativa, de oito entrevistas com os primeiros professores que atuaram nas décadas de 1930 a 1980 nas Escolas Públicas Estaduais, pertencentes à Região da AMAU/RS. Através das entrevistas, contemplamos a conjuntura que se tinha quando esses docentes assumiram a profissão, as experiências vividas no período que fazem parte das suas histórias de vida profissional, a constituição deste profissional e sua concepção de docência, as relações estabelecidas com os demais protagonistas do ambiente educacional, as experiências e práticas pedagógicas vivenciadas. Por meio da pesquisa, constatamos que a concepção docente foi constituída com base na inter-relação de diversos aspectos, como contextualização política, econômica e social do período, que foram responsáveis pela forma como se organizavam os espaços de atuação docente e as tendências que embasaram suas práticas pedagógicas. Além disso, a concepção docente no período estudado era voltada para o conteudismo, cuja a formação inicial se deu de forma elitista e doutrinária, pois as primeiras vivências e experiências escolares se deram em escolas particulares, em regime de internato e com vínculos ligados à igreja católica – tal prática pedagógica objetivava moldar comportamentos, de forma disciplinadora, opressora e excludente. Uma concepção baseada na tendência liberal até os anos 60 e que, a partir dos anos 70, assume a tendência liberal tecnicista como base da prática pedagógica. Do resultado desta pesquisa emergiu um produto, que se enlaçou com a pesquisa da mestranda Susiane Maria Bampi, intitulada: “Experiências Formativas dos(as) professores(as) em exercício na região da AMAU/RS entre 1980 a 2018”.
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Além disso, analisar as histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas desses professores, que atuaram e constituíram-se como profissionais docentes, compreendendo as experiências de docência que foram fundamentais para a constituição da profissão. A investigação tem sua origem na problemática: como se caracteriza a concepção de docência, a partir das histórias de vida profissional, experiências e práticas pedagógicas dos professores que atuaram nas décadas de 1930 a 1980, nas Escolas Públicas Estaduais, localizadas no perímetro urbano dos Municípios pertencentes à Região da AMAU/RS emancipados até 1980? Com o interesse em propor discussões e reflexões acerca do problema e buscar respostas, o estudo tem uma abordagem qualitativa, exploratória e interpretativa do levantamento documental. Buscamos, para isso, informações referentes à organização curricular, diários de classe, decretos de fundação, atas e registros escolares, regimento das escolas e fotografias, que permitiram um levantamento de dados históricos e documentais, além da contextualização dos espaços em que os docentes atuaram no período pesquisado. Além disso, a pesquisa conta com abordagem descritivo-interpretativa, de oito entrevistas com os primeiros professores que atuaram nas décadas de 1930 a 1980 nas Escolas Públicas Estaduais, pertencentes à Região da AMAU/RS. Através das entrevistas, contemplamos a conjuntura que se tinha quando esses docentes assumiram a profissão, as experiências vividas no período que fazem parte das suas histórias de vida profissional, a constituição deste profissional e sua concepção de docência, as relações estabelecidas com os demais protagonistas do ambiente educacional, as experiências e práticas pedagógicas vivenciadas. Por meio da pesquisa, constatamos que a concepção docente foi constituída com base na inter-relação de diversos aspectos, como contextualização política, econômica e social do período, que foram responsáveis pela forma como se organizavam os espaços de atuação docente e as tendências que embasaram suas práticas pedagógicas. Além disso, a concepção docente no período estudado era voltada para o conteudismo, cuja a formação inicial se deu de forma elitista e doutrinária, pois as primeiras vivências e experiências escolares se deram em escolas particulares, em regime de internato e com vínculos ligados à igreja católica – tal prática pedagógica objetivava moldar comportamentos, de forma disciplinadora, opressora e excludente. Uma concepção baseada na tendência liberal até os anos 60 e que, a partir dos anos 70, assume a tendência liberal tecnicista como base da prática pedagógica. Do resultado desta pesquisa emergiu um produto, que se enlaçou com a pesquisa da mestranda Susiane Maria Bampi, intitulada: “Experiências Formativas dos(as) professores(as) em exercício na região da AMAU/RS entre 1980 a 2018”.The present research, entitled “Teaching in the Alto Uruguai Region (RS) from 1930 to 1980: stories of professional life, experiences and pedagogical practices”, is linked to the Scritu Sensu Graduate Program, Professional Master in Education at UFFS – Erechim Campus. The main objective was to identify the aspects presents in the construction of lecture conception in the decades from 1930 to 1980, in the state public schools, located in the urban perimeter of the counties belonging at the region of AMAU/RS (Association of Counties on the Region of Alto Uruguai from Rio Grande do Sul). Besides, objectives to analyze the stories of professional life, experiences and pedagogic practices of these teachers, that acted and constituted themselves as professionals teachers, understanding the teaching experiences that were fundamentals to the formation of the profession. The investigation has its origin in the question: how it characterizes the conception of teaching, from the stories of professional life, experiences and pedagogical practices of the teachers that acted in the decades from 1930 to 1980, on state public schools, located in the urban perimeter of the counties belonging at the region of AMAU/RS emancipated in the 1980s? With the interest in proposing discussions and reflections on the problem and seeking answers, the study presents itself in a qualitative, exploratory and interpretative approach to documentary survey. Information was sought regarding the curricular organization, class diaries, founding decrees, school minutes and registers, school regiment and photographs, which allowed a survey of historical and documentary data, as well as the contextualization of the spaces in which teachers worked during the period searched. In addition, the research had a descriptive-interpretative approach, from eight interviews with the first teachers who worked from 1930 to 1980 in the State Public Schools, belonging to the AMAU / RS Region. Through the interviews, we contemplate the conjuncture that had when these professors took over the profession, the experiences lived during the period that are part of their professional life stories, the constitution of this professional and his conception of teaching, the relationships established with the other protagonists of the educational environment, the experiences and pedagogical practices lived. Through the research we found that the teaching conception was constituted based on the interrelationship of various aspects, such as the political, economic and social context of the period, and were responsible for the way the teaching practice spaces were organized and the trends that underpinned their pedagogical practices. In addition, the teaching conception in the studied period was focused on content, whose initial formation was elitist and doctrinal, since the first school experiences were in private boarding schools and linked to the Catholic Church. - This pedagogical practice aimed to shape behaviors in a disciplining, oppressive and excluding way. A conception based on the liberal tendency until the 60's and that, from the 70's, assumes the liberal technicist tendency as the basis of pedagogical practice. As a result of this research, a product emerged, which was linked to the research of master student Susiane Maria Bampi, entitled: “Formative Experiences of the teachers in the AMAU / RS region from 1980 to 2018”.Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-16T12:04:26Z No. of bitstreams: 1 POLETTO.pdf: 1853569 bytes, checksum: 51089ea10d5ffc9e0fa2fe92496667bb (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:08:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 POLETTO.pdf: 1853569 bytes, checksum: 51089ea10d5ffc9e0fa2fe92496667bb (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-20T18:08:18Z (GMT). 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