O ensino de ciências nos anos iniciais: 20 anos de debates no encontro nacional de pesquisa em educação em ciências (ENPEC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garvão, Marzane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2421
Resumo: Esta dissertação apresenta e analisa características da produção acadêmica sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, socializada no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de (1997-2017). Configurou-se como pesquisa bibliográfica do tipo “estado do conhecimento” (MACIEL, 2000; FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006). Utilizou como aporte teórico contribuições da Filosofia da Ciência, especialmente as de Popper (1980;1987a), Kuhn, (1998;2006) e Bachelard (1971;1996) para compreender os caminhos da ciência. Utilizou ainda, as contribuições de intérpretes da Filosofia da Ciência para o campo da Educação em Ciências. O corpus da pesquisa constituiu-se de 328 trabalhos completos, inscritos na modalidade de comunicações orais e publicados nas Atas das 11 edições do evento. Para coleta e análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977;2008). Os descritores propostos pelo CEDOC/UNICAMP (MEGID, 1998), foram utilizados como pré-categorias, às quais foram agregadas outras, de natureza epistemológica e educacional, para uma análise em profundidade de uma amostra composta por 19 textos. O estudo colocou em evidência uma produção nacional crescente ao longo de todo o período, com destaque para a oitava edição do ENPEC, em 2011. Mostrou que predominam também, estudos realizados coletivamente, por dois e três autores. As regiões Sudeste e Sul mostraram-se as mais produtivas, lideradas pela USP, UNESP, UNICAMP, UFSC, UTFPR e FURG, respectivamente. Os pesquisadores com maior volume de trabalhos pertencem à área de Ensino de Física, Psicologia, Pedagogia, Ciências Biológicas e Química. O conteúdo do currículo escolar com maior representatividade é Ciências, Educação Ambiental e Física, cujas problemáticas predominantes ligam-se aos focos temáticos Conteúdo e método, Formação de conceitos e Recursos didáticos. Observou-se uma preferência destes estudos pelo segundo cíclico dos anos iniciais. Quanto aos pressupostos epistemológicos e educacionais orientadores destes estudos, identificou-se que a totalidade da amostra preconiza uma visão de ciência pós-empirista e um Ensino de Ciências de abordagem crítica.
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Para coleta e análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977;2008). Os descritores propostos pelo CEDOC/UNICAMP (MEGID, 1998), foram utilizados como pré-categorias, às quais foram agregadas outras, de natureza epistemológica e educacional, para uma análise em profundidade de uma amostra composta por 19 textos. O estudo colocou em evidência uma produção nacional crescente ao longo de todo o período, com destaque para a oitava edição do ENPEC, em 2011. Mostrou que predominam também, estudos realizados coletivamente, por dois e três autores. As regiões Sudeste e Sul mostraram-se as mais produtivas, lideradas pela USP, UNESP, UNICAMP, UFSC, UTFPR e FURG, respectivamente. Os pesquisadores com maior volume de trabalhos pertencem à área de Ensino de Física, Psicologia, Pedagogia, Ciências Biológicas e Química. O conteúdo do currículo escolar com maior representatividade é Ciências, Educação Ambiental e Física, cujas problemáticas predominantes ligam-se aos focos temáticos Conteúdo e método, Formação de conceitos e Recursos didáticos. Observou-se uma preferência destes estudos pelo segundo cíclico dos anos iniciais. Quanto aos pressupostos epistemológicos e educacionais orientadores destes estudos, identificou-se que a totalidade da amostra preconiza uma visão de ciência pós-empirista e um Ensino de Ciências de abordagem crítica.This dissertation presents and analyzes characteristics of the academic production on Science Teaching in the initial grades of the elementary education, socialized at the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), from 1997 to 2017. It was set up as a bibliographical research of the type "state of knowledge" (MACIEL, 2000; FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006). It used as a theoretical subsidy contributions from the Philosophy of Science, especially those of Popper (1980;1987a), Kuhn, (1998;2006) and Bachelard (1971;1996) to understand the paths of science. It used still the contributions of interpreters from the Philosophy of Science to the field of Science Education. The corpus of the research consisted of 328 complete papers, subscribed in the modality of oral communications and published in the Annals of the 11 editions of the event. For data collection and analysis, it was used the content analysis methodology of Bardin (1977; 2008). The descriptors proposed by CEDOC/UNICAMP (MEGID, 1998) were used as pre-categories, to which were added others, of epistemological and educational nature, for an in-depth analysis of a sample composed of 19 texts. The study put in evidence a national growing production throughout all of the period, with emphasis on the eighth edition of the ENPEC, in 2011. It showed that studies carried out collectively by two and three authors also predominate. The Southeast and South regions showed themself to be the most productive, led by USP, UNESP, UNICAMP, UFSC, UTFPR and FURG, respectively. The researchers with the highest volume of work belong to the area of Physics Teaching, Psychology, Pedagogy, Biological Sciences and Chemistry. The content of the most representative school curriculum is Science, Environmental Education and Physics, whose predominant problems are related to the thematic focus Subject and method, Concept formation and Didactic resources. It was observed a preference of these studies by the second cyclic of the initial grades. As for the epistemological and educational assumptions guiding these studies, it was identified that the totality of the sample prioritizes a view of postempiric science and a critical approach of Science Teaching.Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-08T13:05:10Z No. of bitstreams: 1 GARVÃO.pdf: 2411054 bytes, checksum: a26247e4fc4806876ca4c57f9422d51e (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-08T13:14:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GARVÃO.pdf: 2411054 bytes, checksum: a26247e4fc4806876ca4c57f9422d51e (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-08T13:14:16Z (GMT). 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