Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João Paulo Ames
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1626
Resumo: Este trabalho teve como foco a identificação do perfil de compras on-line dos acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Levantou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual o perfil do consumidor virtual encontrado entre os acadêmicos da UFFS Campus Cerro Largo? Para chegar à resposta dessa questão, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas às condições econômicas, geográficas e de comportamento de compra on-line dos entrevistados. A amostra pesquisada foi composta por 467 alunos de graduação da UFFS Campus Cerro Largo. A aplicação do questionário foi feita durante o mês de setembro de 2015. Os resultados apontam que o perfil da amostra dos consumidores on-line é composto pela maioria de jovens com menos de 21 anos de idade, do gênero feminino, residentes na área urbana de Cerro Largo, vindo de cidades de pequeno porte, ainda dependentes da ajuda financeira dos pais, com renda entre R$ 251 e R$ 500 reais mensais, para os quais a principal função do acesso à internet está nos estudos, usam como principal forma de pagamento das compras o boleto bancário, as quais são principalmente de utensílios de uso, com gastos médios por compra entre R$ 101 e R$ 250, não tiveram problemas ao realizar compras pelo comércio eletrônico e pretendem o utilizar novamente.
id UFFS_dfe2fe4acf86a5fd8f59103e8ab94ea8
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/1626
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Visentini, Monize SâmaraDalcin, DionéiaBattisti, IaraPereira, João Paulo Ames2015-12-082017-12-02T12:16:29Z2017-11-202017-12-02T12:16:29Z2015-12-08https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1626Este trabalho teve como foco a identificação do perfil de compras on-line dos acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Levantou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual o perfil do consumidor virtual encontrado entre os acadêmicos da UFFS Campus Cerro Largo? Para chegar à resposta dessa questão, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas às condições econômicas, geográficas e de comportamento de compra on-line dos entrevistados. A amostra pesquisada foi composta por 467 alunos de graduação da UFFS Campus Cerro Largo. A aplicação do questionário foi feita durante o mês de setembro de 2015. Os resultados apontam que o perfil da amostra dos consumidores on-line é composto pela maioria de jovens com menos de 21 anos de idade, do gênero feminino, residentes na área urbana de Cerro Largo, vindo de cidades de pequeno porte, ainda dependentes da ajuda financeira dos pais, com renda entre R$ 251 e R$ 500 reais mensais, para os quais a principal função do acesso à internet está nos estudos, usam como principal forma de pagamento das compras o boleto bancário, as quais são principalmente de utensílios de uso, com gastos médios por compra entre R$ 101 e R$ 250, não tiveram problemas ao realizar compras pelo comércio eletrônico e pretendem o utilizar novamente.This paper focuses on the identification of the profile online purchases of the scholars in the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo Campus. Bring up the following problem: Which is the virtual consumer profile found among the scholars of UFFS Campus Cerro Largo? To get the answer, a quantitative-oriented research through the application of a questionnaire containing questions related to economic, geographical conditions and online purchasing behavior of the interviewees. The sample was composed of 467 surveyed undergraduates of UFFS Cerro Largo Campus. The application of the questionnaire was made during the month of September 2015. The results indicate that the profile of the sample of consumers online is made up of the majority of young people under 21 years of age, female gender, residents of urban area of Cerro Largo, coming from small towns, still dependent on financial aid from their parents, with incomes between 251 R$ and 500 R$ monthly, for which the primary function of internet access are in studies, use as the main form of payment the payment slip, which most purchases are use utensils, with average spending by buying between 101 R$ and 250 R$, have had no problems when making purchases for electronic commerce and intend to use it again.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-20T18:39:03Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 761275 bytes, checksum: 51e99c2363fa820b67cb2b5e57803c1e (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:16:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 761275 bytes, checksum: 51e99c2363fa820b67cb2b5e57803c1e (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-02T12:16:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEREIRA.pdf: 761275 bytes, checksum: 51e99c2363fa820b67cb2b5e57803c1e (MD5) Previous issue date: 2015-12-08porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilCampus Cerro LargoComércio eletrônicoPerfil do consumidorVendas virtuaisCerro Largo (RS)Comunidade AcadêmicaAnálise de consumidoresComércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1626/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALPEREIRA.pdfPEREIRA.pdfapplication/pdf761275https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1626/1/PEREIRA.pdf51e99c2363fa820b67cb2b5e57803c1eMD51prefix/16262021-11-19 15:49:00.081oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242021-11-19T17:49Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
title Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
spellingShingle Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Pereira, João Paulo Ames
Comércio eletrônico
Perfil do consumidor
Vendas virtuais
Cerro Largo (RS)
Comunidade Acadêmica
Análise de consumidores
title_short Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
title_full Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
title_fullStr Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
title_full_unstemmed Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
title_sort Comércio eletrônico: uma análise do perfil do consumidor virtual na Universidade Federal Da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
author Pereira, João Paulo Ames
author_facet Pereira, João Paulo Ames
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Visentini, Monize Sâmara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalcin, Dionéia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Battisti, Iara
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João Paulo Ames
contributor_str_mv Visentini, Monize Sâmara
Dalcin, Dionéia
Battisti, Iara
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Perfil do consumidor
Vendas virtuais
Cerro Largo (RS)
Comunidade Acadêmica
Análise de consumidores
topic Comércio eletrônico
Perfil do consumidor
Vendas virtuais
Cerro Largo (RS)
Comunidade Acadêmica
Análise de consumidores
description Este trabalho teve como foco a identificação do perfil de compras on-line dos acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Levantou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual o perfil do consumidor virtual encontrado entre os acadêmicos da UFFS Campus Cerro Largo? Para chegar à resposta dessa questão, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas às condições econômicas, geográficas e de comportamento de compra on-line dos entrevistados. A amostra pesquisada foi composta por 467 alunos de graduação da UFFS Campus Cerro Largo. A aplicação do questionário foi feita durante o mês de setembro de 2015. Os resultados apontam que o perfil da amostra dos consumidores on-line é composto pela maioria de jovens com menos de 21 anos de idade, do gênero feminino, residentes na área urbana de Cerro Largo, vindo de cidades de pequeno porte, ainda dependentes da ajuda financeira dos pais, com renda entre R$ 251 e R$ 500 reais mensais, para os quais a principal função do acesso à internet está nos estudos, usam como principal forma de pagamento das compras o boleto bancário, as quais são principalmente de utensílios de uso, com gastos médios por compra entre R$ 101 e R$ 250, não tiveram problemas ao realizar compras pelo comércio eletrônico e pretendem o utilizar novamente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-02T12:16:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-20
2017-12-02T12:16:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1626
url https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Cerro Largo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1626/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/1626/1/PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
51e99c2363fa820b67cb2b5e57803c1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765384398635008