Caminho das Missões: uma experiência de desenvolvimento nas Missões, Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder, Ronnie Reus
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3981
Resumo: Este trabalho traz uma reflexão sobre turismo e desenvolvimento e a importância de fenômenos como turismo histórico e cultural nos processos de desenvolvimento de uma região. O território de estudo situa-se na Região das Missões, no Rio Grande do Sul. A análise está focada no Caminho das Missões, uma rota de turismo que tem como característica a integração de toda uma cadeia produtiva do turismo ao longo de uma região caracterizada pela atividade agropecuária, mas que possui o único Patrimônio Mundial da Humanidade da Região Sul do Brasil – as Ruínas de São Miguel. A importância do Caminho das Missões, produto turístico formatado em 2000 está no fato de que ao longo de suas opções de roteiros com até 800 km, trabalha com os diversos prestadores de serviços, criando uma ampla rede de empreendimentos na Região. Desde o início da operação do Caminho, os empreendedores estimam que já atenderam mais de 5000 turistas, gerando a diversificação de serviços e empregos na Região. Esta dissertação está pautada em esforços práticos, aplicados, exploratórios e qualitativos, com técnicas de revisão bibliográfica e revisão integrativa, questionários estruturados com turistas e entrevistas narrativas com atores regionais que atuam no turismo para a caracterização do objeto e das práticas que o circundam. Traz, como resultado, o entendimento sobre as necessidades, de um lado, do aumento da demanda para o consumo do produto e, de outro, a percepção sobre o papel desse objeto em análise na geração de novos negócios e na geração de renda na Região. Apresentam-se elementos sobre o conjunto formado pela cultura e a religião, organizadas por meio do turismo, o que requer de gestores públicos e privados, planejamento e acompanhamento a fim de se maximizar os benefícios culturais, sociais e econômicos, de forma integrada e sustentável para o desenvolvimento da Região.
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A importância do Caminho das Missões, produto turístico formatado em 2000 está no fato de que ao longo de suas opções de roteiros com até 800 km, trabalha com os diversos prestadores de serviços, criando uma ampla rede de empreendimentos na Região. Desde o início da operação do Caminho, os empreendedores estimam que já atenderam mais de 5000 turistas, gerando a diversificação de serviços e empregos na Região. Esta dissertação está pautada em esforços práticos, aplicados, exploratórios e qualitativos, com técnicas de revisão bibliográfica e revisão integrativa, questionários estruturados com turistas e entrevistas narrativas com atores regionais que atuam no turismo para a caracterização do objeto e das práticas que o circundam. Traz, como resultado, o entendimento sobre as necessidades, de um lado, do aumento da demanda para o consumo do produto e, de outro, a percepção sobre o papel desse objeto em análise na geração de novos negócios e na geração de renda na Região. Apresentam-se elementos sobre o conjunto formado pela cultura e a religião, organizadas por meio do turismo, o que requer de gestores públicos e privados, planejamento e acompanhamento a fim de se maximizar os benefícios culturais, sociais e econômicos, de forma integrada e sustentável para o desenvolvimento da Região.This work brings a thought about tourism and development, and the importance of phenomena as historic and cultural tourism in the development process of a region. The territory studied is located in the Mission Region, in Rio Grande do Sul. The analysis is focused on the Mission Path, a tourism route which has as characteristic to integrate a tourism productive chain along a region characterized by agricultural activity, but that also possess the only World Heritage Site in Southern Brazil – The Ruins of São Miguel das Missões. The importance of Mission Path, touristic product formatted in 2000 is because throughout its options of itineraries with up to 800 km, works along with many service providers, making a wide net of enterprises in the region. Since the beginning of the Path, the entrepreneurs estimate that they have already met more than 5000 tourists, generating service and employments diversification in the region. This dissertation is based on practical, applied, exploratory and qualitative efforts, with techniques of bibliographic and integrative review, structured questionnaires with tourists and narrated interviews with regional actors who act in tourism to the characterization of the object and the practices surrounding them. It brings, as a result, the understanding about needs, on one hand, the increase of demand to consume the product, and on the other hand, the perception about the role this object in analysis in the generation of new business and income in the region. It is presented elements about the set made up by culture and religion, organized through tourism, what requires from public and private managers, planning and attendance in order to maximize cultural, social and economic benefits, in an integrated and sustainable way to the region development.Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2021-04-07T20:18:34Z No. of bitstreams: 1 SCHROEDER.pdf: 2601408 bytes, checksum: fc3713078d2d0eb8b1a3b905ebde95c4 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-09T18:10:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHROEDER.pdf: 2601408 bytes, checksum: fc3713078d2d0eb8b1a3b905ebde95c4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-09T18:10:01Z (GMT). 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