A inserção do ensino em eventos de paleontologia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonini, Liandra dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3561
Resumo: A pesquisa em questão baseia-se em uma análise exploratória e descritiva de trabalhos dos eventos (Simpósios, Congressos e Reuniões regionais – PALEO) publicados no Boletim “Paleontologia em Destaque” da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). A pesquisa foi documental de caráter qualitativo, buscando trabalhos voltados para a área de ensino com uma abordagem educacional na Paleontologia. Foram analisados trabalhos dos eventos de 2012 até o ano 2018. Foram encontrados 171 resumos de um total de 2095. Após, os trabalhos foram classificados por regiões brasileiras e, para um melhor entendimento quanto aos métodos de ensino e abordagens destes, utilizamos as seguintes concepções, segundo Rosa & Schnetzler (2003): Técnico, Prático e Emancipatório/Crítico. Estas concepções estão relacionadas ao ensino de investigação educativa. Também foi explorado o conhecimento paleontológico (stricto sensu) por meio das seguintes concepções: Educação “em”, “sobre” e “pela” Paleontologia, proposto por Henriques (2010). Nossos resultados demonstraram que a região Sudeste foi a que apresentou o maior número de trabalhos com 69 resumos, seguida do Nordeste com 56, Sul com 28, Norte com 11 e por fim Centro-Oeste com apenas 5 trabalhos. Estes resultados podem estar associados a um maior número de instituições e acervos paleontológicos nesta região, o que incentiva as pesquisas nessa área. Após análise, 127 resumos foram categorizados como Técnicos, 32 como Práticos e 12 resumos como Emancipatórios/Críticos. Percebemos em nossos resultados que os trabalhos analisados apresentam concepção prática/técnica, refletindo um ensino tradicional. Nas metodologias de ensino pelo viés paleontológico, foram encontrados 145 resumos com a concepção de “Ensino em Paleontologia”, e 14 resumos do “Ensino sobre a Paleontologia”. O “Ensino pela Paleontologia” teve apenas 12 resumos, com destaque para o reconhecimento público do papel da Paleontologia na sociedade. Acreditamos que estes resultados possam ser usados como subsídios para estudos e processos de formação inicial e continuada de professores de Ciências, Biologia, bem como da graduação, no intuito de contribuir no (re) pensar as concepções voltadas ao Ensino de Paleontologia e áreas fins.
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Estas concepções estão relacionadas ao ensino de investigação educativa. Também foi explorado o conhecimento paleontológico (stricto sensu) por meio das seguintes concepções: Educação “em”, “sobre” e “pela” Paleontologia, proposto por Henriques (2010). Nossos resultados demonstraram que a região Sudeste foi a que apresentou o maior número de trabalhos com 69 resumos, seguida do Nordeste com 56, Sul com 28, Norte com 11 e por fim Centro-Oeste com apenas 5 trabalhos. Estes resultados podem estar associados a um maior número de instituições e acervos paleontológicos nesta região, o que incentiva as pesquisas nessa área. Após análise, 127 resumos foram categorizados como Técnicos, 32 como Práticos e 12 resumos como Emancipatórios/Críticos. Percebemos em nossos resultados que os trabalhos analisados apresentam concepção prática/técnica, refletindo um ensino tradicional. Nas metodologias de ensino pelo viés paleontológico, foram encontrados 145 resumos com a concepção de “Ensino em Paleontologia”, e 14 resumos do “Ensino sobre a Paleontologia”. O “Ensino pela Paleontologia” teve apenas 12 resumos, com destaque para o reconhecimento público do papel da Paleontologia na sociedade. Acreditamos que estes resultados possam ser usados como subsídios para estudos e processos de formação inicial e continuada de professores de Ciências, Biologia, bem como da graduação, no intuito de contribuir no (re) pensar as concepções voltadas ao Ensino de Paleontologia e áreas fins.The research in question is based on an exploratory and descriptive analysis of works of events (Symposiums, Congresses and Regional Meetings - PALEO) published in the Bulletin “Paleontologia em Destaque”, of the Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). The research was documentary of qualitative character, seeking works focused on the teaching area with an educational approach in paleontology. We analyzed works from the events of 2012 until the year 2018. We found 171 abstracts from a total of 2095. After, the works were classified by Brazilian regions and, for a better understanding about the teaching methods and approaches of these, we used the following conceptions, according Rosa and Schnetzler (2003): Technical, Practical and Emancipatory / Critical. These conceptions are related to the teaching of educational research. Paleontological knowledge (stricto sensu) was also explored through the following conceptions: Education "in", "about" and "by" Paleontology, proposed by Henriques (2010). Our results showed that the Sudeste region presented the largest number of papers with 69 abstracts, followed by the Nordeste with 56, Sul with 28, Norte with 11 and finally the Centro-Oeste with only 5 papers. These results may be associated with a larger number of paleontological institutions and collections in this region, which encourages research in this area. After analysis, 127 abstracts were categorized as Technical, 32 as Practical and 12 as Emancipatory / Critical. We realize in our results that the analyzed works present practical / technical conception, reflecting a traditional teaching. In the methodologies of teaching by paleontological bias, 145 abstracts were found with the conception of "Teaching in Paleontology", and 14 abstracts of "Teaching about Paleontology". The "Teaching by Paleontology" had only 12 abstracts, highlighting the public recognition of the role of Paleontology in society. We believe that these results can be used as subsidies for studies and processes of initial and continuing education of teachers of science, biology, as well as undergraduate, in order to contribute to (re) think the concepts aimed at teaching paleontology and final areas.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-14T12:42:10Z No. of bitstreams: 1 ANTONINI.pdf: 1152584 bytes, checksum: de397615e0b9602764c51e39835b5ea4 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T12:53:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANTONINI.pdf: 1152584 bytes, checksum: de397615e0b9602764c51e39835b5ea4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-20T12:53:03Z (GMT). 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