Um olhar sobre a acolhida da criança imigrante na escola: investigando como o menino “J” haitiano foi recebido pelas escolas do Município de Estação/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araldi, Bibiana Salah
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3658
Resumo: A inclusão das crianças imigrantes no contexto escolar é um tema relevante e atual dado ao recente contexto imigratório. Nos últimos anos o Brasil tem sido destino de imigrantes de diversas nacionalidades, entre eles os haitianos. Em busca de refúgio, melhores condições de vida e trabalho, acabaram por chegar ao pequeno município de Estação, situado na região Norte do estado do Rio Grande do Sul. Com esses imigrantes chegaram também suas famílias e viu-se a necessidade de as escolas receberem essas crianças haitianas, gerando muitos desafios e possibilidades para tais. No segundo semestre do ano letivo de 2018 ao realizar o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil em uma dessas escolas, essa realidade foi acompanhada de perto com o menino J. recém chegado do Haiti e que ainda tentava conhecer aquele ambiente, as pessoas que ali estavam e se adaptar em um contexto que lhe era totalmente estranho. Essa experiência impulsionou tal pesquisa que se configura como qualitativa com estudo de caso, cujo objetivo foi investigar de que forma as escolas do município de Estação acolheram o menino J. e quais foram os impactos e desafios gerados nessas instituições. Para a realização de tal, utilizou-se uma abordagem descritivainterpretativa com coleta de dados a partir de seis entrevistas realizadas com diretoras, professoras e monitoras das duas escolas frequentadas pela criança nos anos letivos de 2018 e 2019, pretendendo investigar como as entrevistadas observavam a imigração haitiana para o país e para o município, como aconteceu a comunicação com a família, averiguando se houve uma preparação dessas instituições para receber a criança e de que forma ela ocorreu, quais aspectos importantes referentes a adaptação da criança em sala e como os envolvidos sentiram esse processo de acolhimento das crianças imigrantes na escola. Como resultado foi constatado que as escolas buscaram acolher a criança de forma igualitária, mas sentiram-se perdidas devido à falta de preparação para essa nova realidade. O diálogo com as famílias imigrantes era dificultado pela barreira linguística, assim, as escolas acabaram aprendendo como agir por meio das experiências do dia a dia. Percebemos de tal modo, que ficam abertos desafios para que as instituições possam promover o acolhimento dessas crianças de forma mais adequada, considerando sua situação de refúgio, promovendo um compartilhamento entre culturas e o respeito integrando sua cultura ao ambiente.
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Nos últimos anos o Brasil tem sido destino de imigrantes de diversas nacionalidades, entre eles os haitianos. Em busca de refúgio, melhores condições de vida e trabalho, acabaram por chegar ao pequeno município de Estação, situado na região Norte do estado do Rio Grande do Sul. Com esses imigrantes chegaram também suas famílias e viu-se a necessidade de as escolas receberem essas crianças haitianas, gerando muitos desafios e possibilidades para tais. No segundo semestre do ano letivo de 2018 ao realizar o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil em uma dessas escolas, essa realidade foi acompanhada de perto com o menino J. recém chegado do Haiti e que ainda tentava conhecer aquele ambiente, as pessoas que ali estavam e se adaptar em um contexto que lhe era totalmente estranho. Essa experiência impulsionou tal pesquisa que se configura como qualitativa com estudo de caso, cujo objetivo foi investigar de que forma as escolas do município de Estação acolheram o menino J. e quais foram os impactos e desafios gerados nessas instituições. Para a realização de tal, utilizou-se uma abordagem descritivainterpretativa com coleta de dados a partir de seis entrevistas realizadas com diretoras, professoras e monitoras das duas escolas frequentadas pela criança nos anos letivos de 2018 e 2019, pretendendo investigar como as entrevistadas observavam a imigração haitiana para o país e para o município, como aconteceu a comunicação com a família, averiguando se houve uma preparação dessas instituições para receber a criança e de que forma ela ocorreu, quais aspectos importantes referentes a adaptação da criança em sala e como os envolvidos sentiram esse processo de acolhimento das crianças imigrantes na escola. Como resultado foi constatado que as escolas buscaram acolher a criança de forma igualitária, mas sentiram-se perdidas devido à falta de preparação para essa nova realidade. O diálogo com as famílias imigrantes era dificultado pela barreira linguística, assim, as escolas acabaram aprendendo como agir por meio das experiências do dia a dia. 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